“Se eu tivesse cinco ou seis anos começaria a jogar futsal. É fundamental que as crianças toquem muito na bola para o desenvolvimento da técnica”.



Competições de futsal

As competições da UEFA e o apoio ao futebol de formação estão a ajudar o futsal europeu a crescer cada vez mais.

Para uma indicação do crescimento do futsal, basta olhar para a UEFA Futsal Champions League de 2022. A Letónia não é um centro tradicional de futsal e nunca teve uma das suas equipas a chegar à fase final, mas cerca de 8.442 adeptos assistiram à decisão de 2022 entre Barça e Sporting CP em Riga, um recorde para um pavilhão neutro de futsal de clubes da UEFA.

As taxas de participação e a popularidade do futsal estão a aumentar exponencialmente: o UEFA Futsal Euro 2022 foi assistido por 19,8 milhões de telespectadores,.

Crescimento do jogador
Tal como todas as competições juvenis, a Euro Cup de Futsal Sub-19 oferece aos jovens e talentosos jogadores de futsal um caminho claro para o topo do jogo. 

"Quando se é jovem, é difícil jogar ao mais alto nível, mas isso ajudou-nos a crescer mais rapidamente." - Antonio Pérez, fixo espanhol que brilhou no europeu Sub-19 de Futsal em 2019.

Com o apoio da UEFA, as federações europeias também estão a tornar o futsal uma parte fundamental das suas estratégias nacionais de formação para o desenvolvimento do jogo. Por exemplo, a Federação Francesa de Futebol utilizou o programa de desenvolvimento HatTrick para financiar a conversão nacional de espaços desportivos ao ar livre em campos dedicados ao futsal.

O futsal abre cada vez mais caminhos alternativos, como se pode verificar no reconhecimento dos clubes europeus no desenvolvimento de futebolistas criativos e inteligentes. Por exemplo, a Juventus contratou Alessio Musti, treinador da seleção italiana de futsal, para gerir um programa que integra o futsal nas suas equipas de futebol juvenil.

“Se eu tivesse cinco ou seis anos começaria a jogar futsal. É fundamental que as crianças toquem muito na bola para o desenvolvimento da técnica”. , Lionel Scaloni, técnico da seleção argentina

Novos formatos para elevar os padrões
No geral, as competições de futsal dão aos jogadores masculinos e femininos a oportunidade de mostrar este formato emocionante e dinâmico a um público mais vasto. Em 2022, foram erguidos quatro troféus de futsal da UEFA – mais do que nunca numa única época – para seleções nacionais masculinas e femininas, clubes e seleções juvenis. A primeira Finalíssima de Futsal também foi disputada entre as melhores seleções masculinas europeias e sul-americanas.

A Futsal Champions League continua a expandir-se, refletindo-se num aumento do número de ligas nacionais, muitas vezes em locais onde o futsal nem era reconhecível há algumas épocas. Na edição de 2021/22, 56 clubes representando 52 dos 54 países elegíveis alinharam na grelha de partida, mais do dobro do número de clubes na primeira Taça UEFA de Futsal de 2001/02.

Final da Liga dos Campeões de Futsal da UEFA 2023
"A Eurocup é o torneio mais importante. A nível nacional, o campeonato espanhol está a crescer, mas as competições internacionais são as que realmente ajudam." , Iuliia Forsiuk, jogadora da seleção ucraniana de futsal feminino

O UEFA Women's Futsal EURO proporcionou mais uma plataforma de alto nível para as melhores jogadoras do desporto, dando-lhes algo em que aspirar e um incentivo adicional para as federações apoiarem as equipas. O resultado é um aumento do futsal feminino em toda a Europa. Antes do lançamento da competição em 2018, existiam apenas sete seleções nacionais na Europa: 24 participaram na qualificação para a próxima edição em 2022.

Além das novas competições, também os formatos para aumentar a competitividade dos jogadores e a emoção dos adeptos. Por exemplo, a introdução de jogos de qualificação da seleção nacional em casa e fora para as eliminatórias europeias de futsal masculino.

Reinvestindo na pirâmide do futebol
A UEFA recompensa as federações que participam nas competições de futsal através do programa de desenvolvimento HatTrick, que canaliza as receitas do EURO Masculino para todas as 55 federações-membro. No caso da Liga dos Campeões de Futsal, cada federação representada em qualquer fase recebe 20 mil euros por temporada. Com 52 seleções com clubes em 2021/22, o total de pagamentos ultrapassou um milhão de euros. Mais subsídios são fornecidos para participação em competições de seleções nacionais masculinas e femininas.

O financiamento direto do HatTrick também impulsionou projetos mais abaixo na pirâmide do futsal, como a construção do novo estádio nacional de futsal em San Marino.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade