Tiago Varanda, Campeão nacional de Juvenis 'Queríamos muito este título, queríamos muito fazer história e foi o que fizemos'



 

Depois de vencer a taça nacional de juniores no ano passado pelos lombos, chega ao Sporting CP e é campeão nacional. Qual a principal diferença de um título para o outro?

Antes de mais agradecer desde já à Zona Técnica Futsal pelo acompanhamento que tem feito ao meu trabalho nestes últimos 3 anos.

Relativamente à pergunta a diferença é grande nos 2 títulos, porque o ano passado nos Lombos numa fase inicial o objectivo era tentar fazer o melhor possível e isso passava por tentar chegar à taça nacional e com o decorrer do ano fomos mudando os objectivos porque a época estava de facto a correr muito bem e a superar as expectativas.

No fim, conseguimos o apuramento para a taça nacional e depois para a final 4 e conseguimos o título vencendo todas as fases sempre com o melhor ataque e melhor defesa em todas as fases da competição, em quase 50 jogos que fizemos apenas 5 derrotas o resto tudo vitórias.

Foi um título inédito no clube conseguimos fazer história e isso foi muito importante para mim e para os maravilhosos atletas que tive oportunidade de treinar, eles sim foram os principais obreiros desse título que deu uma grande alegria a todos os adeptos dos Lombos que foi um clube onde adorei estar com pessoas fantásticas.

Este ano no Sporting, o nível de exigência era muito maior o título era o mínimo pedido, mas mais uma vez tive oportunidade de trabalhar com um grupo fantástico de jogadores do melhor do país que facilitaram muito o meu trabalho e que tiveram um compromisso enorme.

Foram 32 jogos 32 vitorias só na primeira fase não conseguimos ser a melhor defesa, mas fomos sempre o melhor ataque e nas fases seguintes conseguimos também juntar a melhor defesa num ano fantástico para todos porque era o 1º ano do Campeonato Nacional e conseguir fazer história como fizemos foi fantástico.

Só posso agradecer ao Miguel Albuquerque por nos dar todas as condições para trabalhar ao Nuno Dias e à sua equipa técnica pela partilha quase diária e depois aos fantásticos jogadores que tive que se superaram semana após semana.

Foi um ano fantástico por tudo, por ser o meu primeiro ano e conseguir ganhar um título importante da forma tão competente como o fizemos e por em 2 anos como treinador principal conseguir 2 títulos nacionais.

 

b2ap3_thumbnail_19206317_1582959941722837_888986991_n.jpg

32 jogos 32 vitórias, um percurso imaculado do Sporting, qual o segredo para este sucesso?

Não há nenhum segredo o que há é muito trabalho diário muito compromisso e muita competência de todos jogadores e equipa técnica.

Sempre respeitamos todos os adversários fossem eles quem fossem e nunca tiramos o pé em nenhuma fase da época.

Queríamos muito este título, queríamos muito fazer história e foi o que fizemos.

b2ap3_thumbnail_19206575_1582997195052445_856162932_n.jpg

 

Irá perder a espinha dorsal desta equipa como está a ser preparada a próxima temporada?

Está a ser preparada já à algum tempo, sabemos que num plantel de 15 jogadores 7 iriam subir mas fomos preparando essa subida com a chamada de alguns iniciados de forma regular e também vamos ter algumas entradas, mas nunca perdendo a nossa identidade e sem dúvida vamos ter um plantel de enorme qualidade e que vai tentar revalidar este título e tenho a certeza que o vão fazer da mesma forma que os deste ano fizeram.

 

Queres deixar alguma mensagem aos teus campeões (jogadores)?

Que foi um prazer enorme trabalhar com todos eles, que são uns verdadeiros campeões e que se continuarem a trabalhar de forma séria vão ter um grande futuro no Futsal e alguns deles possivelmente na equipa principal.

Apesar do muito assédio que alguns foram alvo durante o ano inteiro, mantiveram-se sempre focados e todos tomaram a melhor decisão, que foi continuar a crescer no Sporting Clube de Portugal.

Obrigado a todos Campeões.

b2ap3_thumbnail_sporting_20170616-102633_1.jpg

 

Vídeos
Antevisão de Israel ao encontro do Futsal Azeméis by Noxae frente aos Belenenses
Os melhores golos da Jornada 14 da Liga SportZone
Antevisão de Paulinho ao encontro entre o Futsal Azeméis by Noxae e o Fabril/Autokuatrus
Jorge Braz e João Matos fizeram um balanço positivo dos dois jogos em que Portugal bateu a Eslovénia (2-0 e 6-4).
Inês Fernandes: "Acredito que vamos dar uma boa resposta e fazer tudo para ganhar o torneio"
Jorge Braz considerou "Bom teste" frente à Eslovénia
Os melhores golos da Jornada 13 da Liga SportZone por Zona Técnica Futsal Portugal
Portugal vence 0-2 Eslovénia | Resumo
Eslovénia - Portugal | 18:00h | Livestream
Eslováquia - Sérvia | 18:00h | LiveStream