Pedro Silva e a EDC Gondomar 2017/18



A EDC Gondomar reformulou, desde a base, todo o departamento feminino para 2017/18, com uma aposta muito forte na formação e com a consolidação da equipa sénior que competirá no Campeonato Nacional pela segunda época consecutiva, e a terceira da sua história. 
Pedro Silva, o timoneiro da equipa sénior que regressou ao clube gondomarense, explica-nos pormenorizadamente o projeto feminino da EDC Gondomar que se inicia a partir da próxima época.

O projeto

A Escola DC Gondomar é uma equipa que desde a sua fundação, em 1997, sempre apostou no futsal feminino, tornando-se uma equipa histórica, estável e sólida. Desde sempre que a base foi a formação, sendo que em todas as épocas ao longo dos últimos 20 anos, o plantel sénior teve sempre a maioria das atletas pertencentes à formação do clube. Este ano não será diferente, apesar dos reforços anunciados para a equipa sénior serem provenientes de outros clubes (no caso de Cindy é, no entanto, um regresso ao um clube que já representou durante 3 temporadas), a idade da maioria dos reforços é baixa, onde inclusive algumas das atletas têm possibilidade de ainda competirem no campeonato júnior, o que denota uma aposta clara na formação do clube. Além das seniores, a grande aposta do Clube para a secção feminina passa pela formação, com a criação de uma equipa de juvenis e grande reforço da equipa júnior, no sentido de ambas as equipas de formação poderem ser candidatas aos títulos distritais de ambos os escalões.

Objetivo

O objetivo principal e a aposta neste modelo passa por dar continuidade ao que sempre foi a nossa história dos últimos 20 anos, formar atletas de qualidade na formação, para que esta seja a principal base de recrutamento da equipa sénior. Consideramos que esta é a única forma para a subsistência e sobrevivência de equipas como a nossa, onde não existem grandes recursos financeiros, sendo o único meio de garantir qualidade e continuidade, sem por em causa o futuro do clube, com a mais valia de as atletas sentirem a camisola e a mística do clube de uma forma diferente e apaixonada. Iremos integrar regularmente as atletas juniores nas seniores, bem como as juvenis nas juniores, de forma a potenciar a evolução das atletas e para proporcionar experiências competitivas e humanas, no sentido de que o projeto planificado tenham o sucesso pretendido e nos garanta a médio prazo que o objetivo delineado seja cumprido na íntegra.

Equipas de formação

A EDC Gondomar terá 2 equipas de formação (juvenis e juniores) a competir nos respetivos campeonatos distritais da AFP, tendo como objetivo claro lutarem pelo título em ambos os escalões. Ambas as equipas serão lideradas por António Silva (ex-FCP Rio Tinto) mas como o apoio da equipa técnica das seniores. Às atletas que revalidaram com o nosso clube, reforçámos-mos com atletas de grande qualidade, cerca de 70 % das atletas destes escalões são novas aquisições, no sentido de criarmos uma base de qualidade que possa garantir durante os próximos anos sucesso do nosso projeto.

Equipa sénior

A equipa sénior manteve a sua base estrutural das últimas épocas, com a renovação da maioria das atletas, o que é sinónimo de estabilidade, com atletas com muitos anos de clube, algumas com décadas de permanência. O objetivo passa essencialmente por consolidar a equipa no campeonato nacional, acrescentando qualidade com os reforços que vieram, pretendendo assim melhorar a prestação da época anterior e colocando a EDC Gondomar como um clube de referência nacional, onde a sustentabilidade e estabilidade sejam a nossa principal bandeira. Temos a certeza que continuaremos a ser uma equipa forte e competitiva, mas com maior capacidade para lutar pelos 3 pontos, e acima de tudo, ser uma equipa que orgulhe os nossos sócios e adeptos em qualquer quadra este País.



Vídeos
Antevisão de Nuno Dias ao encontro do Sporting CP frente ao D. Aves
Antevisão de Eli Júnior da partida do Futsal Azeméis by Noxae frente ao SC Braga/AAUM
Joel Rocha e Roncaglio em antevisão à partida do SL Benfica frente à AD Fundão
Pablo Taborda MVP da Série A 2016/2017
Os melhores golos da Jornada 6 da Liga SportZone
Miguel Albuquerque em entrevista para a Sporting TV, onde abordou a presença na UEFA Futsal Cup
Sporting vence, é primeiro e será cabeça de série
Burinhosa e Pinheirense envolvem-se em desacatos - Vídeo
Veja o dia histórico do Braga/AAUM (vídeo)
Antevisão de Tiago Sousa ao encontro entre o Futsal Azeméis e o Rio Ave