Ana Piteira, Maria de Palma e Inês Silva são reforços da AAUE



A Associação Académica da Universidade de Évora começa já a preparar a próxima temporada que ditará a sua estreia nos campeonatos nacionais, tendo para tal anunciado já 3 reforços.
Ana Piteira (ex- Internacional de Évora), Maria de Palma e Inês Silva (ambas ex- Fronteirense) são os 3 reforços já anunciados pela equipa de Évora.

De forma a dar a conhecer da melhor forma as suas novas atletas, a Associação fez-lhes algumas perguntas que transcrevemos agora. Fique com as palavras de Ana Piteira (A.P.), Maria de Palma (M.P.) e Inês Silva (I.S.) ao clube:

“Fala-nos um pouco de ti como surgiu o interesse pela modalidade?
A.P. - Sempre gostei muito de todo o tipo de desporto. Em criança passei por várias modalidades até que 'parei' no futsal. Sempre gostei de ver jogos desta modalidade e foi depois de entrar num campeonato da escola de futsal feminino que decidi experimentar este desporto à séria.
M.P. - Jogo desde muito nova e o futsal sempre foi a modalidade que mais gostava, infelizmente em Portalegre só existia futebol7, mas assim que surgiu a oportunidade de mudar para o futsal não pensei duas vezes.
I.S. - O interesse pelo futsal já vem de longe, sempre foi a minha modalidade favorita. Na altura em que comecei a praticar desporto, no distrito de Portalegre só havia futebol  de 7 e foi por ai que comecei.

Tens ídolos na modalidade?
A.P. - Tenho, o Ricardinho.
M.P. - Lembro-me de ver o João Benedito a jogar desde que vejo futsal na televisão, é sem dúvida a minha primeira referência no futsal, a lealdade à instituição que representava, o gosto imenso pela modalidade e a mentalidade ganhadora são coisas que pouco existem hoje em dia, infelizmente. 
I.S. - Toda a gente tem ídolos, ou uma ou outra referência, normalmente são "aqueles" mais conhecidos. E parece um pouco propositado mas quem me conhece sabe que é verdade, eu sempre o disse. Os meus ídolos, estão agora na minha atual equipa. As minhas referências são as minhas colegas, aquelas que venho a admirar ao longo do tempo.

Qual o percurso que tiveste até chegar à AAUE?
A.P. - Comecei a jogar futsal em 2012 e fiz toda a minha formação no Inter, clube que representei até à época passada.
M.P. – 2008/2011- Futebol Clube do Crato, 2011/2015- Club Desportivo Portalegrense, 2015/2016- S.I.R, 16/17 - Atlético Clube Fronteirense
I.S. - 04/05 - Eléctrico Futebol Club, 05/13 - Club Desportivo Portalegrense, 15/16 - S.I.R, 16/17 - Atlético Clube Fronteirense

O que significa representar a AAUE?
A.P. - É muito gratificante poder representar a AAUE (e Évora), ainda por cima já que estamos a falar a um nível nacional.
M.P. - Significa chegar ao topo do futsal feminino, e quem acompanha esta equipa sabe que é verdade, significa ir trabalhar com algumas das melhores a nível nacional e vai ser gratificante poder partilhar a quadra com elas.
I.S. - O que para muitos pode não significar nada, para mim significa muito, é estar do lado de cá, ao lado daquelas que mais admiramos, significa também compromisso e muita responsabilidade.

O que significa para ti jogar no Campeonato Nacional?
A.P.- É quase irreal. É um grande desafio onde espero, acima de tudo, evoluir e poder dar o meu contributo.
M.P. – Significa estar entre as melhores, são muitos km feitos, muitos treinos, muitos jogos ao longo de tantos anos, e conseguir chegar a este nível faz-me pensar que todos estes anos de "luta" não foram em vão. É sem dúvida um sonho tornado realidade.
I.S. - Para quem acompanha, mas principalmente para quem pratica e ama o futsal sabe perfeitamente o que significa. É um sonho tornado realidade, são anos de luta, centenas de treinos... é a motivação que nos faz querer sempre ser mais e melhor. É o topo, é estar entre as melhores .

Como és enquanto atleta?
A.P. - Sou empenhada e focada nos meus objetivos.
M.P. – Sou exigente comigo própria, quero sempre mais e mais. 
I.S. - Sou uma atleta difícil. Tenho a consciência que tenho um temperamento complicado. Sou muito exigente comigo e por vezes caio no "erro" de o ser também com os outros em demasia.

Tens superstições?
A.P. - Não.
M.P. – Não, não tenho qualquer tipo de superstições.
I.S. - Tenho. As mais parvas, por exemplo passar todas as linhas do campo com o pé direito ou apanhar o cabelo com um determinado elástico.

Sentes-te capaz deste desafio?
A.P. - Sim, claro. Irei dar o meu melhor.
M.P. - Sim. Tenho a noção que vai ser um desafio exigente a todos os níveis, mas onde vou aprender muito, evoluir e dar o meu contributo para a equipa atingir os objetivos.
I.S. - Se não me sentisse capaz não tinha aceite este convite, que no fundo é mesmo um desafio. Mas a aprendizagem e a evolução faz-se de desafios e de superação, e nada é mais motivador.

Achas que o plantel está à altura do desafio?
A.P. - Sim. Todo o plantel lutou muito para chegar onde chegou e está mais que preparado para mostrar o que vale através desta oportunidade.
M.P. – Claro que sim. Qualidade e vontade não falta. Esta chegada ao nacional só peca por tardia, já mereciam estar no top há imenso tempo.
I.S. - Sem dúvida alguma, era algo que já procuravam e mereciam há tanto tempo. Este plantel tem muita qualidade e uma margem de progressão enorme, não duvido que vamos ser bem sucedidas.

Tens alguma coisa a dizer ao público em geral?
A.P. - Quero agradecer a quem me apoiou nesta decisão, que não foi fácil mas que, a meu ver, foi a mais correta neste momento.
Queria também apelar ao apoio a esta equipa que irá representar o futsal feminino alentejano.
M.P. - Quem já acompanhava que o continue a fazer, quem não o fazia espero que comece a ir até ao pavilhão apoiar a equipa, o apoio de todos vai ser fundamental para nós e para que possamos atingir os nossos objetivos.”

O Campeonato Nacional Feminino costuma ser bastante competitivo, e muito imprevisível, será a AAUE capaz de fazer uma boa campanha nesta sua estreia no Campeonato Nacional?

 




Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade