Ana Azevedo: "Estamos prontas a cem por cento"



Capitã lança o Torneio Internacional Quatro Nações, que arranca esta semana na província espanhola de Guadalajara. A Itália é o primeiro adversário da Equipa das Quinas.

Com os olhos postos no Torneio Internacional Quatro Nações, que irá decorrer em Espanha, a Seleção Nacional A de futsal feminino realiza, esta segunda-feira, os últimos treinos em solo português, no Pavilhão do Centro de Estágios de Rio Maior.

O primeiro jogo da armada lusa está marcado para sexta-feira, 8 de dezembro, mas as internacionais portuguesas já se sentem preparadas para entrar em ação. A garantida é dada pela capitã Ana Azevedo.  

"Estamos a preparar afincadamente este torneio e acho que estamos prontas a cem por cento. Este grupo mistura jogadoras de 17, 18, 20 anos com atletas experientes de 30 e 31, como eu. Esta combinação entre a irreverência da juventude e a experiência é positiva. Temos um grupo bom e uma equipa forte. Acho que vamos mostrar isso em campo", afirmou. 

A jogadora do FC Vermoim vê nesta competição em Espanha uma antecâmara do primeiro Europeu de futsal feminino da UEFA, para o qual Portugal tentará qualificar-se em 2018. "Porque participam no torneio as quatro equipas que são, teoricamente, as mais fortes da Europa", frisou, antes de traçar o perfil dos adversários que a armada lusa vai encontrar:

"A Itália formou-se recentemente, ainda está a criar rotinas. Das quatro em prova, é teoricamente a mais acessível, embora esteja a evoluir muito em termos táticos e tenha jogadoras aguerridas que nunca desistem", disse, para acrescentar que "a Rússia venceu o torneio na época passada e, apesar de não ter individualidades, é taticamente muito consistente".

"Depois vem a Espanha, o nosso eterno rival. É a equipa mais parecida com a nossa. Tem individualidades como nós, são fortes tática e tecnicamente", prosseguiu, fazendo notar que as quatro seleções se conhecem muito bem.

Aos 31 anos, a internacional portuguesa assume que o seu principal objetivo é conquistar um título europeu com a Seleção Nacional: "O meu maior sonho é poder erguer a Taça de Campeã da Europa pela primeira vez. Fazer história". 

Nomeada seis vezes para os prémios de Melhor Futsalista do Mundo, atribuídos pelo prestigiado site Futsal Planet, Ana Azevedo mostra-se feliz pelo "reconhecimento internacional" do seu trabalho.

"Essas distinções são boas para mim e, também, para o futsal feminino português. É bom que as jogadoras mais novas percebam que não é preciso sair da terrinha. Não é preciso jogar fora para ir à Seleção e ganhar nome no futsal. O que faz a diferença é o trabalho. É preciso trabalhar muito", explicou a jogadora, que veste há uma década a camisola do FC Vermoim e representa desde 2010 a Seleção Nacional.

Questionada sobre as suas principais qualidades, a capitã da Equipa das Quinas garantiu ser "uma alma grande". "Dou tudo de mim, tanto nos treinos como nos jogos", explicou a jogadora, que faz da velocidade e da resistência as suas principais armas.

Viagem na quarta-feira

A comitiva lusa viaja na quarta-feira de manhã para Guadalajara, província espanhola onde irá decorrer o Torneio Internacional Quatro Nações. Dois dias depois, Portugal defrontará a Itália (8 de dezembro, 19h00), seguindo-se o embate frente à Rússia, sábado (9 dezembro, 19h00), e o jogo com a anfitriã Espanha, domingo (10 dezembro, 12h30). 


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade