Copa de España | Análise de Rui da Cruz ao encontro Jaén Paraíso Interior 3-2 Ríos Renovables



Jaén vs Rios Zaragoza 

Num final trágico e dramático, onde tivemos duas remontadas uma para cada lado, saiu-se melhor o Jaén de Dani Rodriguez ele que também foi o treinador onde venceram pela única vez a Copa, vai fazer história por disputar mais uma final (independente do resultado amanhã), curioso e porque nesta modalidade numa pista 40x20 em 40 minutos em todo o momento e surpreendentemente tudo pode acontecer, Jaén marcou no primeiro minuto (1 golo) e ou outros dois no último minuto, vencendo 3-2.
 
Não podia ser melhor, uma entrada de rompante por parte do Jaén, Chino a abrir o ativo no primeiro minuto da partida, de pé quente a fuzilar autenticamente o jovem guarda redes Adrián Pereira que nada pode fazer.

A equipa de Santi Herrera a esboçar de imediato uma resposta, a reagir e a querer tomar o comando dos acontecimentos, efetivamente com mais posse de bola, mais remates, mas sem conseguir bater o muito atento e concentrado Dídac. 

O Jaén em todas as ações ofensivas (poucas) a levar algum perigo, em duas delas quase que aumentava, uma pelo mesmo Chino, para defesa de Adriàn e outra por Carlitos que acertou na trave.

Jogo a entrar numa toada de parada e resposta, o aviso de que a equipa que viajou de Zaragoza queria modificar o rumo do marcador, primeiro Nano numa bola parada, e que pormenor, a fazer uma picadinha que sobrevoou a barreira e o Guarda redes Dídac mas a acertar com toda a pontaria na trave aos 7´.

Ainda o público aplaudia e já o Zaragoza definia a jogada que daria o golo de empate, com um pormenor e delicadeza técnica do experiente Retamar, o capitão assistiu assim o goleador da equipa Adri que desviou a contar e repondo a igualdade no marcador.

Era o melhor período do "Rios" (como é apelidada pelos seus adeptos) e volvidos 3 minutos, a "remontada", numa recarga a um primeiro remate de Retamar, e por quem havia de ser, Nano Modrego que categoria de jogador apesar da idade que já leva, mas a mostrar que quem sabe nunca esquece.

Reação aos 15` por parte do Jaén por duas ocasiões e quase seguidas, a primeira numa bola parada, que nasceu de um canto, e que teve uma extraordinária defesa de Adrián, e que no instante seguinte defendeu mais um remate desferido do corredor central e que levava o endereço da baliza mas sem o respetivo selo do golo.

O jogo entrava numa correria de loucos e o perigo acercava-se de uma e outra baliza à entrada dos últimos 4 minutos.

Com tempo ainda para Santi Herrero pedir o seu time out.

Jaén quase quase a marcar mas desta vez valeu literalmente a entrega do "corpo" à bola por parte do corajoso jovem Villanueva substituindo o seu guarda redes.

Que intensa e espetacular partida, com emoção, com tudo mesmo assim é o Futsal.

Vantagem justa ao intervalo para o Zaragoza.

Começa a segunda parte tal como acabou em alta intensidade, a primeira oportunidade, a mais flagrante para Thiago Cabeça ao vigésimo terceiro minuto para uma defesa apertada de Dídac.

Zaragoza mantinha a mesma toada, era a melhor equipa a evoluir na pista.

De assinalar que até ao equador tinham sido feitas poucas faltas por ambos os conjuntos.

O jogo a entrar na fase derradeira e das decisões, e sem que nada se alterasse fazia com que o treinador Dani Rodriguez do Jaén se visse obrigado a arriscar tudo à falta de 4 minutos para o término da partida com o a estratégia do guarda redes avançado, o resultado esse teimava em não ser alterado nesta segunda metade, somente sofreu alterações à entrada do último minuto, por duas vezes, e com o mesmo protagonista, o herói da Andaluzia, de seu nome Chino a estabelecer a remontada e a colocar o Jaén na sua segunda final (ao fazer um hat-trick). 

Até então e muito por força das intervenções do "portero" do Zaragoza que certamente ficará marcado pela positiva (apesar da derrota) e de ter sofrido dois golos no último minuto, naquela que é a sua primeira Copa.

O "show" entenda-se de bem jogar, ora a defender ora a contra-atacar da equipa orquestrada pelo Santi Herrero, ele que tão bem montou a estratégia para anular o Barcelona e hoje "quase" o favorito Jaén, onde são intérpretes de "luxo" Retamar, Nano, Tejel, Adri e companhia, incluído claro o jovem guarda redes de apenas 18 anos, que esteve quase a tocar o céu no palco certamente dos seus melhores sonhos com duas exibições soberbas.

Glória no fim para o Jaén, diria que também merecido tal desfecho, pois souberam aguentar e estar sempre no jogo, arriscaram como ninguém e foram felizes porque nunca desistiram.

Jaén que foi um coletivo que nunca desistiu carimbou assim o passaporte para a final que se disputa amanhã domingo pelas 18:30 (hora espanhola) com um final trágico, e dramático para o Zaragoza, mas se tivesse vencido era também muito merecido, arrisco e digo-o por tudo que este jogo nos mostrou, nos transportou durante quase duas horas de muita qualidade, emoção e incerteza qualquer uma delas ficava muito bem.

Encontram-se amanhã os últimos dois vencedores da Copa.

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade