Poker de Ouro



                                                                                                                 

Portugal conquistou o Ouro em Futsal Feminino nos Jogos Olimpicos da Juventude Buenos Aires 2018 em ano de estreia do gutsal na prova, tornando-se assim na primeira seleção a garantir o Ouro nesta modalidade.

Para além desse feito, esta foi também a primeira seleção lusa a conseguir uma medalga de outro em modalidades coletivas nos Jogos Olímpicos.

Se é verdade as regras de qualificação para o torneio trilharam um caminho mais facilitado para a seleção Portuguesa, deixando desde logo a grande potencia do futsal feminino (o Brasil) de fora, também é verdade que desde o principio Portugal não se limitou so a vencer mas tambem a convencer.

Exibições sempre muito conseguidas onde todas as jogadoras tiveram tempo de destaque, e onde foi sempre prevalecendo muito o coletivo, mas apostando nas qualidades individuais de cada uma para se sobressaírem facilmente das demais.

Desta vez nem foi preciso a capitã lesionar-se na final, mas existe também uma história curiosa com uma lesão, a de Fifó.

Chegou ao estágio lesionada, não tendo realizado qualquer jogo de preparação para chegar a 100 % à prova, e os resultados estão à vista. Foram 21 golos em 6 jogos, uma média de 3,5 golos por jogo, um registo brilhante para qualquer jogador, ainda para mais para alguém que acabava de recuperar de uma lesão.

Depois de ver a seleção nipónica eliminar as favoritas da Espanha, evitando assim a esperada final ibérica, Portugal chegava avisado a esta final, mas cedo começou a mostrar toda a sua qualidade.

Foram precisos apenas 8 segundos para que a bola entrasse nas redes da baliza defendida por Suto, ela que foi até a melhor em campo da seleção japonesa evitando um resultado mais volumoso. Fifó coloca a bola na área do Japão, e uma simulação de Sanheiro enganou a guarda-redes nipónica para o 1-0.

Portuga manteve-se sempre por cima com o Japão a ameaçar sempre em contra ataque mas aos 10 minutos, após uma exelente jogada individual de Carol, a bola chega a Fifó que remata certeiro para o 2-0, a mesma jogadora que num remate forte 5 minutos depois fazia o 3º de Portugal e da sua conta pessoal, levando o 3-0 para o intervalo.

A segunda parte começava como tinha tambem começado e acabado a primeira, com Fifó a marcar. Aos 22 minutos, mais um remate forte e colocado que deu o 4-0.

Portugal não conseguiu no entanto festejar por muito tempo, visto que o Japão reduzia logo de seguida por Yamakawa. Desatenção defensiva de Portugal e a 9 do Japão fez um remate indefensável para Jéssica.

Com isto veio tambem uma melhor fase o Japão, com Jéssica a brilhar em algumas ocasiões, mas Portugal soube gerir o encontro da melhor forma, levando o 4-1 até ao final dos 40 minutos e garantindo assim o Ouro Olímpico.

Se é verdade que a seleção A Portuguesa é uma das melhores da Europa e do Mundo, e se também é verdade que por hábito se chamam aos escalões jovens de seleções de Esperanças, não é tão verdade que esta seleção nos dê esperança de um grande futuro, uma vez que dá sim certezas que o futuro do futsal feminino Português continuará a ser risonho, esta é uma autentica Geração de Ouro.



Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade