Portugueses com síndrome de Down na final do Europeu



A selecção portuguesa de futsal de síndrome de Down entrou a vencer no Campeonato Europeu FIFDS (Federação Internacional de Futebol para Síndrome de Down), que decorre em Itália de 12 a 15 de Novembro: a equipa venceu na segunda-feira por 5-3, derrotando a Itália, equipa anfitriã e campeã do mundo na modalidade. “O objectivo é sermos campeões da Europa”, garante ao PÚBLICO o seleccionador da equipa, Pedro Silva. Algo que pode acontecer já nesta quinta-feira, durante a final contra Itália.

Depois da estreia, a equipa portuguesa jogou já nesta quarta-feira contra a Turquia, vencendo por 3-2, e novamente contra Itália, perdendo por um golo (4-3) — neste último jogo, a culpa foi do “cansaço”, acredita o presidente da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI), José Costa Pereira, que está a acompanhar a selecção portuguesa. “Há uma limitação em termos de tempo”, refere.

A equipa portuguesa teve neste dia 14 de novembro três jogos. O primeiro logo às 9:00h locais onde Portugal derrotou a Turquia por 3-2 com dois golos de César Morais e um de Nelson Silva. Seguiu-se o segundo embate com a Itália às 10:00h, onde Portugal foi derrotado por 4-3, sendo os golos lusos apontados por Daniel Maia (2) e César Morais. Por fim, às 18:00h a Seleção Nacional fechou este intenso dia com uma vitória tangencial por 1-0 frente aos turcos, resultado que permitiu a Portugal terminar a Fase Regular da competição em 1º lugar com 9 pontos. O golo solitário foi apontado por Luís Gonçalves.
 
A Final do Europeu está marcada para amanhã às 10:00h (9:00h em Portugal Continental) frente à equipa da casa que terminou a Fase Regular em 2º lugar depois de ter derrotado a Turquia 2-1.





Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade