Oitavos da Taça em Resumo



                                       

Jogaram-se este fim de semana os oitavos de final da Taça de Portugal Feminina, tendo o SL Benfica, o FC Águias de Santa Marta, o FC Vermoim, o Novasemente GD/Cavalinho,  o ACDR Arneiros, o CD Ourentã, o CF «os Belenenses» e o Póvoa Futsal Clube a garantirem a passagem aos Quartos de Final, nessa que será a ultima eliminatória antes da tão desejada Final Four.

Ainda assim nem todos tiveram a mesma facilidade para passar a esses quartos de final, algo que vamos falar de seguida neste pequeno resumo destes oitavos:

 


UM JOGO DESIGUAL

 

As atuais bicampeãs nacionais do SL Benfica, que conquistaram esta competição nos 3 anos anteriores, deslocava-se ao terreno do CD Juventude S. Pedro, equipa que milita no Campeonato Distrital de Braga. O Juventude até tem realizado uma temporada interessante, mantendo-se igualado no topo da tabela com o Tebosa, mas que aparecia neste jogo como um completo outsider, muito pela grande qualidade da equipa rival.

O SL Benfica desde cedo que quis mostrar a supremacia e evitar qualquer tentativa do Juventude surpreender, tendo marcado cedo por Claudinha e Sanheiro, sendo que Mendonça fez ainda o 3-0 no primeiro tempo. Na segunda parte Paulinha até mexeu um pouco com o jogo quando fez o 3-1, mas o Benfica respondeu com golos das internacionais Inês Fernandes, Fifó, Sara e Janice, passando assim à próxima fase com um numeroso 7-1, contra um Juventude S. Pedro que apesar da derrota, mostrou o porque desta boa campanha.

O Benfica mantem-se assim em competição, na busca da 4ª Taça de Portugal consecutiva e 5ª no total.

Consulte aqui a ficha do jogo

 

 


A SURPRESA FOI ... SURPREENDIDA

 

O Santa Luzia chegava a esta eliminatória rotulada da grande surpresa da eliminatória anterior, isto após levar por vencido o Sporting nas grandes penalidades.

O sorteio ditou um Águias de Santa Marta que está a fazer também uma temporada bastante interessante e ainda na luta por um lugar no Apuramento de Campeão, e no historial desta temporada verificava-se um 7-0 a favor do Santa Luzia e um empate a 2 bolas, sendo este segundo o mais recente, o que mostrava que o jogo podia ser bastante equilibrado como foi, apesar da grande maioria esperar a vitória forasteira.

Após um nulo verificado até ao meio da segunda Parte, Maria fazia o Santa Luzia sorrir, mas Leninha igualava a partida pouco depois. A resposta foi imediata e o Santa Luzia voltava à vantagem com um tento de Natacha Lacerda a 5 minutos do fim, obrigando o Santa Marta a apostar no 5x4. As penafidelenses foram felizes e empataram a partida, novamente por Leninha que bisava contra a ex-equipa, e no mesmo minuto, já em situação habitual de jogo, Bárbara Tavares fazia a remontada, colocando assim as Águias de Santa Marta pela primeira vez em vantagem nesta partida.

O resultado não sofreu qualquer alteração e o Santa Luzia caia assim aos pés dumas aguerridas Águias de Santa Marta, que passam assim aos quartos de final da competição e mantém viva a esperança da Final Four

Consulte aqui a ficha do jogo

 


VERMOIM SORRIU NO REGRESSO DE MAXI

 

Este era talvez o grande jogo desta eliminatória. Dois históricos do futsal feminino nacional que apesar de terem sofrido algumas reestruturações nos últimos tempos se encontram a fazer uma exelente campanha com resultados muito positivos e já com a vaga na Zona de Apuramento de Campeão garantida, a Quinta dos Lombos e o Vermoim encontravam-se numa eliminatória que se previa bastante equilibrada e com o resultado incógnito até ao fim.

Foi sem dúvida um jogo equilibrado onde o Vermoim conseguiu uma vantagem de 0-2 ao intervalo, com Juliana Pinto (16’) e Patrícia Magalhães (19’) a fazerem os tentos das famalicenses.  Na segunda parte Carla Baptista reduzia, mas uma resposta imediata e avassaladora do Vermoim com Patrícia a bisar e Balona a fazer o gosto ao pé, pareciam deitar completamente por terra o conjunto de Carcavelos que se via a 10 minutos do fim com 3 golos de diferença. Ainda assim, Carvalhinhos não poupou os cardíacos de ambos os lados e deu-lhes um final eletrizante, ao bisar na partida (32’ e 38’) e deixar assim um resultado incógnito até ao final como previsto.

Ainda assim o Vermoim acabou por suster a pressão e garantir a passagem à próxima fase, num jogo em que viu Maxi regressar às competições Portuguesas depois de algumas temporadas no exterior, ela que já tinha sido anteriormente vice-campeã da Taça Nacional pelo Vermoim (2009/10).

O clube famalicense passa assim aos quartos de final e tenta conquistar novamente um lugar na Final Four depois de se ter estreado a temporada passada nessa fase da competição. Por outro lado, a Quinta dos Lombos volta a cair na Taça falhando assim novamente essa Final Four, em que já não participa desde 2014/15, quando venceu a prova.

Consulte aqui a ficha e o resumo do jogo

 


“VICE” CONTINUA NA LUTA

 

Se é verdade que o Benfica tem criado alguma hegemonia nesta competição, tambem não é mentira nenhuma que o Novasemente GD/Cavalinho esteve perto de o conseguir nos últimos dois anos, sendo o finalista vencido então das edições 2016/17 e 2017/18, tal como já o tinha sido na de 2014/15.

Pela frente nesta eliminatória o Novasemente encontrava a jovem e destemida equipa do Nun’Álvares/IESFafe que tentava surpreender, mas foi insuficiente para levar este Novasemente como derrotado.

No conjunto de Espinho, Vanessa substituía a habitual guarda-redes titular Wallace para defrontar este Nun’Álvares que tinha algumas baixas no plantel. Foram mesmo as fafenses a adiantar-se no marcador com a jovem Martinha a marcar aos 5 minutos, mas Suka igualava a partida pouco depois levando o 1-1 para o intervalo.

A segunda parte trazia novo golo do Nun’Álvares, novamente por uma jovem campeã olímpica, desta feita Telma Pereira, a obrigar o Novasemente a puxar pelos galões por outro resultado, algo que so veio a conseguir nos últimos 10 minutos de jogo. Nancy empatava a partida aos 32 e depois em 3 minutos muito fortes, primeiro Pisko, depois Suka a garantir um bis e por ultimo Bianca ditaram o 2-5 como resultado final.

O Novasemente GD segue assim mais uma vez em perseguição a mais uma presença na Final Four, em busca da conquista desta competição que é a única competição Nacional que não conta no seu palmarés.

Consulte aqui a ficha ou reveja o jogo

 


ARNEIROS SUPERIORIZOU-SE EM JOGO DE CANDIDATOS DISTRITAIS

 

Existiam nesta fase da competição 6 equipas do campeonato distrital, sendo que apenas duas encontravam adversários do Nacional uma vez que as outras quatro se distribuíam em dois jogos.

Um desses jogos era este do Arneiros, atual líder do distrital da AF Lisboa que recebia o Tebosa, atual líder do distrital da AF Braga.

O Arneiros caiu a temporada passada aos distritais, e o Tebosa esteve muito perto da subida, sendo que ambas são vistas esta época como duas das 7/8 equipas favoritas a ocupar as 4 vagas de subida ao Campeonato Nacional, algo que fazia prever um jogo equilibrado e que poderia pender para cada um dos lados.

O resultado acabou um pouco desnivelado, com um 6-1 final mas não traduz o equilíbrio vivido dentro das 4 linhas, onde o Arneiros fez por merecer levar como vencido este Tebosa que levou um resultado demasiado pesado para a exibição praticada.

O Arneiros adiantou-se cedo por Vanessa Leando e chegou ao intervalo a vencer por 2-0 graças ao golo de Jéssica Melo na reta final do primeiro tempo, em ambos a aproveitar alguns erros defensivos do Tebosa.

Se a primeira parte não acabou bem, pior ficou quando Kaká aos 2 minutos da segunda parte aumentava para um 3-0 mas o tento recebeu resposta imediata de Minda. A 10 minutos o fim Jéssica bisava e levava o resultado para um 4-1 obrigando o Tebosa a arriscar com guarda-redes avançada.

Essa estratégia para além de não dar frutos em termos ofensivos, permitiram a Pombo e Cris fecharem o jogo num 6-1 final, levando assim o Arneiros para os Quartos de Final, após derrotarem este Tebosa que apesar de tudo cai de pé nesta competição.

Consulte aqui a ficha ou reveja o jogo

 


OURENTÃ PASSOU NO TESTE PAULENSE

 

O Ourentã deslocava-se ao concelho de Torres Vedras para tentar carimbar uma passagem aos Quartos de Final, mas para isso tinha de passar por um CF os Paulenses que já nos habituou a bons trajetos e algumas surpresas nesta Competição ao longo dos últimos anos, o que obrigava o conjunto de Cantanhede a uma atenção redobrada.

Sofia Ferreira, a timoneira do Ourentã, chegava a esta eliminatória com 7 baixas no plantel, entre lesões e impossibilidade de disputar o encontro por motivos profissionais, algo que a obrigou a chamar 3 jovens da equipa B, sendo elas guarda-redes Filipa Machado, e as alas Bia e Ana Cavaleiro, tendo inclusive as duas alas alguns minutos de jogo.

Conhecendo o perigo que o Paulenses poderia causar, as primodivisionárias cedo tentaram resolver o jogo e com golos de Patricia Martins (2’), Inês Morais (4’) e Sara Fatia (11’), cedo chegaram a uma vantagem confortável, mas logo reduzida por Lara Antunes (13’). Na segunda parte Inês Vaz fazia o 1-4 e o Ourentã apenas precisava de gerir o jogo até ao final, tendo ainda sofrido aos 38 minutos por Sara Duarte aquele que foi o 2-4 final.

O Ourentã continua assim em competição, e após esta vitória era já certo que apenas permaneciam então 2 equipas do distrital na próxima fase.

Consulte aqui a ficha do jogo

 


RAPARIGAS DA PRAIA VENCERAM O ÚNICO DERBY

 

Dos oito encontros da Taça de Portugal, apenas num se verificava um confronto entre duas equipas da mesma Associação de Futebol.

O UA Povoense, que milita no Campeonato Nacional, recebia o Belenenses que também participa na mesma competição. 6º e 7º classificado da Zona Sul com apenas 3 pontos a afastar os 10 do Povoense dos 7 do Belenenses, e apesar do Povoense ter levado a melhor nos dois encontros já realizados (1-0 e 3-1), previa-se mais um encontro bastante equilibrado nesta Taça de Portugal.

No jogo em si o Povoense saiu a vencer com um golo de Nanci, e se isto até podia abalar as raparigas da praia, Inês Antunes tratou de igualar o marcador. Aos 10 minutos Beta Caleja, a capitã das azuis de Belem dava a volta ao marcador, mas Lima empatou logo de seguida, levando o 2-2 para o intervalo.

A segunda parte manteve-se equilibrada até que Margarida Dias, que sabe o que é representar ambas as equipas, bisou no marcador e deixou então o Belenenses com dois golos de vantagem. Se a situação já era má para o Povoense ainda ficou pior quando Bruna Ramos viu o segundo amarelo e deixou a equipa a jogar com menos um. Ainda assim o conjunto da Povoa de Santa Iria não baixou os braços e continuou a tentar o golo com a estratégia de guarda-redes avançada que nesta altura apenas lhes permitia garantir uma igualdade em termos de jogadoras de campo e que apenas resultou no 2-5 final, marcado pela guarda-redes Cris.

O Belenenses passa assim aos Quartos de Final onde vai tentar garantir então a desejada Final Four.

Consulte aqui a ficha do jogo

 

 

 
POVEIRAS GARANTEM ÚLTIMA VAGA

 

No último jogo dos Oitavos, este realizado no domingo, encontravam-se então a Académica de Coimbra e o Póvoa Futsal.

Tal como o Arneiros e o Tebosa, encontravam-se neste jogo mais 2 das 7/8 grandes candidatas à subida. Dum lado uma Académica de Coimbra que está a fazer um percurso imaculado no Distrital da AF Coimbra e que na temporada passada foi um dos grandes candidatos à subida de divisão, e do outro tínhamos um Povoa Futsal, recém despromovido do Campeonato Nacional e que após vencer o grupo na primeira fase do campeonato, está no 2º Lugar do Apuramento de Campeão na AF Porto, atrás do EDC Gondomar, curiosamente a mesma equipa que a Académica tinha derrotado na eliminatória anterior.

Previa-se então mais um encontro equilibrado, e assim foi. Adiantou-se o Povoa aos 8 minutos por intermédio da jovem Bete, mas Chloe e Kelly deram a  volta ao marcador levando as “estudantes” em vantagem no marcador para o intervalo.

Na segunda parte o Povoa procurava a igualdade, enquanto o conjunto da casa tentava aumentar a diferença, mas foram mesmo as poveiras a sorrir e de uma forma curiosa. Aos 31 minutos, numa bola colocada ao segundo poste, Tatiana Martins a tentar cortar a bola no meio da confusão acaba por encostar para a própria baliza. Mas não ficava por aqui e dois minutos depois, um remate desvia em Bruna Dias e traiu a sua guarda-redes garantindo assim a cambalhota no marcador para o conjunto da Povoa de Varzim.

O resultado não sofreu mais alterações até ao fim, e o Póvoa Futsal é assim um dos dois conjuntos do Campeonato Distrital a atingir os Quartos de Final desta competição festiva. (Juntamente com o Arneiros).

Consulte aqui a ficha do jogo

 

 

Foram assim 8 intensos jogos, em que, tirando talvez a vitória do Benfica, apesar de existir mais um ou outro resultado mais desnivelado, prevaleceu o equilíbrio nos encontros, algo que faz prever uns Quartos de Final muito intensos, fase essa que tem sorteio marcado para 9 de Janeiro (Quarta-Feira) pelas 15 horas no auditório 2 da Cidade do Futebol.



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade