Pedro Costa: "Eu sou apenas mais um dos que ficou com o “Título Profissional de Treinador de Desporto Futsal” caducado."



Pedro Costa, internacional português e um dos atletas mais titulados de sempre em Portugal, treinador do Nagoya Oceans do Japão, escreveu na sua página pessoal acerca das certificações do "Título Profissional de Treinador de Desporto Futsal”

"Porque realmente não posso ficar indiferente e continuar calado a assistir a esta VERGONHA... 
Eu sou apenas mais um dos que ficou com o “Título Profissional de Treinador de Desporto Futsal” caducado. Porquê? Porque o prazo limite para a renovação/revalidação do mesmo, através dos créditos obtidos nas ações de formação, acabou. 

No total, primeiro como jogador e agora como treinador, levo quase 8 anos no Japão indo a Portugal apenas para gozar um pequeno período de férias (nunca mais de 1 mês). Como é natural, esse período de férias nem sempre (ou quase nunca) coincide com as diversas ações de formação existentes logo, foi de todo impossível a minha frequência e obtenção de créditos para a tal renovação/revalidação. 
Tenho 3 pontos que deixo aqui para discussão. 

O primeiro ponto está um pouco batido mas continua bem pertinente: imaginemos que eu sou dono de um clube de futebol/futsal/xadrez/carica/berlinde/peão/xinquilho... imaginemos que sou eu que tomo as decisões para o meu clube porque é que eu não posso contratar o Zé da esquina (que tem o Grau - 0) se ele é a pessoa que eu acredito ser a certa para o meu projeto? Atenção, imaginem que eu sou presidente do clube e a mim NINGUÉM me obriga a tirar curso nenhum. Nem a mim nem aos outros dirigentes e seccionistas. Tenho barriga, unha do mindinho multiusos e a 4 classe incompleta... e depois? O que importa isso? ATENÇÃO, esta não é uma crítica aos presidentes, dirigentes e seccionistas. É apenas a constatação, fazendo uma analogia irónica, de como ninguém deveria estar obrigado a tirar cursos para poder dirigir seja o que for. AINDA MAIS NOS MOLDES DOS CURSOS EXISTENTES! Ainda hoje, grandes empresas em todo o mundo são geridas por pessoas sem curso superior. 

Segundo ponto, o equívoco da coisa começa logo pela terminologia usada: “Título Profissional de Treinador de Desporto Futsal”. Isto está completamente desfasado da realidade do futsal no nosso país. A realidade é que 99% das pessoas que trabalham no futsal em Portugal são profissionais de qualquer outra coisa menos de futsal. Não só não são profissionais como ainda lhes sai do bolso para ajudar a modalidade a andar para a frente. Os chamados carolas já são cada vez menos mas ainda há muita gente que leva a sua paixão pelo futsal tão ao extremo, que acabam por prejudicar a sua vida profissional e pessoal. Está tudo errado começando pelo CUSTO de cada curso. Depois vem a duração/carga horária. A cereja no topo do bolo fica reservada para o final com a obrigatoriedade dos estágios para concluir esses mesmos cursos. As grandes questões que se colocam são: Mas passou a licenciatura e ninguém foi informado? As Associações, a FPF e o IPDJ passaram a ser Universidades? Será que o pessoal de fato e gravata que toma estas e outras decisões tem noção da realidade? É que se tem, a coisa ainda é mais grave!
Terceiro ponto, e agora comentando esta notícia do Casa Pia e do Ruben Amorim que está a gerar imensa polémica... É A MAIOR VERGONHA/INJUSTIÇA DE SEMPRE! Retirar 6 pontos ao Casa Pia e aplicar uma multa de 14 mil euros? Dar 1 ano de suspensão ao Ruben Amorim porque se levantou durante os jogos para dar algumas indicações? Mas isto está tudo maluco com os cursos ou quê? O mais ridículo é quando se compara tudo isto, que está a acontecer ao Casa Pia e ao Ruben Amorim, com as multas que saem para CLUBES E TREINADORES da primeira divisão de futebol semana após semana.

Tenham mas é vergonha na cara, corrijam (que ainda vão a tempo) e deixem-se destas palhaçadas. Deixem trabalhar quem precisa e se querem tomar decisões, sem colocar as vidas das pessoas em cheque mate, dediquem-se ao Football Manager." - Pedro Costa, treinador de futsal do Nagoya Oceans, Japão.

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade