Análise estratégica - Quinta dos Lombos vs Sporting CP, por Luís Estrela



Análise estratégica - Quinta dos Lombos vs Sporting CP

 

Notas positivas- Quinta dos Lombos

 1- Jogo onde a Quinta dos Lombos criou muitas dificuldades ao seu adversário devido a uma forte pressão na primeira linha e que lhe possibilitou vários roubos de bola em zona perto de finalização.

2- Excelente capacidade física nos duelos defensivos e na luta pela bola dividida da parte dos jogadores de Jorge Monteiro.

3- Jogo direto no seu pivot Ludgero com boa capacidade para definir bem os movimentos de rotação e libertar se do seu opositor.

4- Excelente capacidade em transição defensiva, retirando fortes possibilidades dos jogadores leoninos ativarem as suas transições.

5- Foras defensivos bem trabalhados, com a subida do Guarda-Redes permitia encontrar apoios livres e continuidade à posse de bola.

6- Juventude e qualidade de um plantel muito extremamente jovem, apenas com jogadores Portugueses, mas com muita vontade de vencer e com mentalidade vencedora. Os jogadores de Jorge Monteiro possuem qualidades mentais singulares e tem incutido neles uma mentalidade vencedora que se adquire nas suas etapas de FORMAÇÃO. Devido a essas características, apesar de respeitarem seja qual for o adversário, disputam o jogo sem receios e com muita confiança das suas qualidades.

 

Notas a melhorar - Quinta dos Lombos

1- A eficácia no momento da finalização foi determinante para não terem conseguido obter pontos frente aos comandados de Nuno Dias. Os jogadores da Quinta dos Lombos apareceram imensas vezes em condições favoráveis para terem sucesso no duelo frente a André Sousa, mas não tiveram a “frieza” para tal, nem capacidade para uma melhor leitura da jogada. Sabemos que na quadra temos que tomar decisões no momento, mas vários lances pediam no momento da finalização um passe para um colega melhor posicionado.

2- Falta de apoios no momento em que a bola entrava em Ludgero, apenas Bruno Santos ligava a bola ao seu colega e realizava movimentos para ir receber a bola ou finalizar perto da baliza, deixando o seu pivot com soluções apenas de cariz individual

3- Falta de concentração em momentos chaves impossibilitaram esta talentosa equipa de sair por cima no jogo. Diversas vezes a equipa dos Lombos conseguia estar no meio campo adversário a roubar bolas na primeira linha com possibilidade de finalização, como logo a seguir, cometiam erros a tentar sair a jogar em zonas proibidas e que pediam uma maior frieza na abordagem da jogada.

  

Notas positivas - Sporting Clube de Portugal

1-Qualidade do quarteto Leo, Merlim, Alex e Rocha teve um impacto grande no jogo, com a sinergia entre todos os atletas e a mobilidade que demonstravam em campo.

2- Durante este jogo em termos de modelo de jogo ofensivo, a versatilidade do 4:0 foi muito mais eficaz para quebrar a defesa individual da Quinta dos Lombos do que o jogo 3:1 com Cardinal em campo.

3- Qualidade de André Sousa na baliza foi determinante para os comandados de Nuno Dias estarem sempre mais estáveis em termos emocionais.

4- Lances estratégicos ofensivos nomeadamente nos cantos, permitiam finalizações explosivas e com jogadores sempre bem posicionados nos seus apoios e na relação com a baliza.

5- Capacidade de Pedro Cary dar tranquilidade e segurança à sua equipa em momentos onde o controle do jogo parecia estar a fugir aos jogadores leoninos.

 

Notas a melhorar – Sporting Clube de Portugal

1- Demasiados lances perdidos na bola dividida permitiram ao seu adversário passar para transições rapidíssimas.

2- Incapacidade nos duelos ofensivos de 1vs1 de criar desequilíbrios dos seus jogadores mais talentosos como Merlim, Deo e Panny.

3- Falta de segurança no jogo de pivot, a bola muitas vezes não foi trabalhada com qualidade para Cardinal ou Rocha receber a bola de costas nos seus locais de eleição. No caso de Cardinal entre a zona central dos 10 metros e o penalti, no caso de Rocha no corredor direito de costas para a baliza para poder executar o seu movimento de rotação para o corredor central.

 

 

Análise elaborada por:

Luís Estrela - Licenciado em Treino Desportivo e Treinador de Futsal


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade