Fifó destaca ambição de conquistar primeiro Europeu pela seleção feminina de futsal



A jogadora da seleção nacional portuguesa de futsal Fifó manifesta o desejo de conquistar o primeiro Europeu de sempre organizado pela UEFA, admitindo que jogar em solo português pode ser decisivo frente às seleções da Ucrânia, Rússia e Espanha.

 "Estamos muito empenhadas, focadas e é uma competição diferente de todas as outras. É o campeonato da Europa, o primeiro, e, sendo em nossa casa, pode ser um fator positivo. Ambicionamos muito deixar o título em casa", disse Ana Sofia Gonçalves, conhecida como Fifó, em entrevista à agência Lusa.

A jogador do SL Benfica, tem 18 anos, é a jogadora mais nova das 14 convocadas para representar Portugal na fase final no Pavilhão Multiusos de Gondomar, mas tira uma eventual pressão dos ombros, afirmando que não é tratada de forma diferente.

"Aqui temos todas a mesma margem de erro. Não é por ser a mais nova que deixo de ter mais ou menos preocupações. Tratam-me de maneira igual", assegurou.

Fifó lembra que qualquer uma das seleções é "favorita" a vencer a competição, contudo defende que para atingir a final de domingo Portugal precisa de duas coisas, muito trabalho e união.

A seleção ucraniana tem armas para poder surpreender a equipa das ‘quinas' nas meias-finais, segundo Fifó, que adverte para a concentração máxima na quadra.

"Vai ser um duelo duro, temos que encarar todos os jogos como se fosse o último e só assim vamos conseguir chegar à final e mostrar que somos melhores. Temos que estar muito concentradas, porque são uma seleção boa e pode vir a surpreender-nos", alertou.

Juntamente com Ana Catarina, Sara Ferreira, Janice Silva e Inês Fernandes, Fifó acredita que as rotinas que criaram no Benfica pode beneficiar a seleção, dada a "cumplicidade" que têm quando jogam juntas.

"É sempre mais fácil quando temos mais do que uma colega de equipa no grupo. Nós as cinco conhecemo-nos muito bem e é uma mais valia para termos muita cumplicidade para jogar dentro do campo. Pode ser um fator decisivo a nosso favor", concluiu a jogadora, que foi decisiva na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Portugal carimbou a presença entre as quatro melhores seleções da Europa graças aos triunfos frente à República Checa (12-0), à Finlândia (3-1) e à Sérvia (11-0).

A fase final realiza-se no Pavilhão Multiusos de Gondomar, onde a equipa das ?quinas' vai defrontar a Ucrânia nas meias-finais, em 15 de fevereiro, pelas 21:45, enquanto a Espanha enfrenta a Rússia, no mesmo dia, pelas 19:00. A final da competição está agendada para as 18:30, do dia 17.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade