Ricardinho: "Tocar o céu"



Ricardinho sabe o que significa vencer o Futsal EURO por Portugal e espera que a equipa feminina proporcione mais motivos para festejar em Gondomar.

"Não existe melhor lembrança do que essa – esses dez ou 20 segundos em que levantas o troféu e vês que finalmente conseguiste tocar o céu!" Ricardinho, capitão da equipa masculina de Portugal que venceu o UEFA Futsal EURO 2018, dá às suas homólogas femininas um pequeno vislumbre do que poderá acontecer no primeiro UEFA Women's Futsal EURO, a disputar nos dias 15 e 17 de Fevereiro, em Gondomar, nos arredores do Porto.

No caso de Ricardinho aconteceu em Ljubljana, na Eslovénia, há pouco mais de um ano e o Mágico recorda-se ainda bem dos momentos únicos vividos na sequência da vitória sobre a Espanha na final, por 3-2, após prolongamento: "Olhar à volta e ver as lágrimas dos meus companheiros, as minhas também a cair, os nossos adeptos e as famílias a chorar. Foram momentos que jamais vou esquecer", disse em entrevista ao UEFA.com.

Memórias fantásticas
No entanto, as suas lembranças do Futsal EURO remontam a uns anos antes, mais precisamente a 2007 e à estreia numa fase final, realizada também no mesmo palco, o Pavilhão Multiusos de Gondomar, bem próximo da terra onde cresceu à beira do rio Douro, Valbom. "Guardo memórias fantásticas do meu primeiro Europeu, em casa, perto da família, com os meus amigos a ver e jogar pela primeira vez nos grandes palcos de elite", afirma o ala lusitano de 33 anos.

"Não conseguimos o objectivo principal, que era ser campeões, mas ter jogado a meia-final contra a campeã Espanha e o (jogo do) terceiro e quarto (lugares) com a Rússia, e ainda ter sido eleito o melhor jogador do europeu, foi fantástico."

Aquele grande golo...
Frente à Espanha, na final, o acrobático pontapé-de-bicicleta de Ricardinho deu a Portugal uma vantagem de dois golos, mas a equipa anfitriã acabou por perder no desempate por grandes penalidades depois do empate 2-2.

"Quando nos vimos a ganhar por 2-0 foi uma loucura, principalmente depois daquele grande golo que marquei ao melhor guarda-redes do mundo, o Luis Amado", recorda o jogador do Inter e três vezes vencedor da Taça UEFA Futsal, agora UEFA Futsal Champions League. "Estávamos em êxtase, loucos, não conseguimos pensar em mais nada senão em poder jogar uma final, mas a nossa grande final era ganhar à Espanha e eles foram superiores nos detalhes."

"Gondomar vive e respira futsal"
Homem da terra, Ricardinho diz que "Gondomar vive e respira futsal" e por isso lança o repto: "Aconselho todos a irem ver os jogos ao vivo. É o primeiro grande Europeu de futsal feminino e todos devemos apoiar." E o camisola 10 lembra-se bem do pavilhão lotado e ao rubro.

"Foi absolutamente incrível, principalmente nos nossos jogos, sempre cheio, com o público a apoiar, os cachecóis no ar, as bandeiras de Portugal, tudo a cantar o hino! Foi fantástico e tenho a certeza que vai voltar a repetir-se. Desta vez não vou estar lá dentro, mas vou estar também na bancada a torcer."

E quais são as hipóteses de Portugal? "Adoraria que elas conquistassem o Europeu para poder sentir um pouco do que teria sido se tivéssemos vencido, na altura, o Europeu de futsal masculino em Gondomar", afirma Ricardinho.

O astro português cita o talento de jogadoras como Fifó, Ana Catarina e Jenny, mas acredita que qualquer sucesso ficará a dever-se mais ao colectivo. "Portugal tem uma equipa recheada por talentos, um conjunto de jogadoras que fazem uma selecção fortíssima", adianta. "Mas elas têm de se focar no grupo – uma jogadora pode ganhar um jogo, mas uma selecção ganha títulos." 

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade