Luís Conceição: "a Ucrânia dificultou-nos imenso a tarefa"



Luís Conceição após a vitória por 5-1 na meia-final do Europeu feminino de futsal, a decorrer no Pavilhão Multiusos de Gondomar, começou por "dar os parabéns à Ucrânia pelas dificuldades que nos criou durante o jogo. Obrigou-nos a adaptar a várias situações e a pensar o jogo de várias formas - todos os níveis, ofensivos, esquemas tácticos, constantemente - é o jogo do gato e do rato e é isso que é giro também no futsal e neste particular parabéns também à Ucrânia pelas dificuldades que nos criou para podermos vencer esta meia final."

Questionado sobre a substituição da Ana Catarina pela Naty, Luís Conceição sossegou os demais referindo que "foi a nossa opção. Já a algum tempo que temos optado por norma darmos uma parte a cada uma das guarda-redes. A ana não tem nada está impecável, está bem, vai estar bem para domingo também. Foi só mesmo opção técnica."

Acerca da falta de eficácia na primeira metade da partida, disse que "nós criámos muitas situações de golo. Estávamos a construir na nossa primeira zona de construção mas depois a transportar a bola até à zona de finalização e depois nos últimos dez metros estávamos com dificuldades em decidir bem - o passe saia muito longo ou muito curto, estávamos a decidir mal as coisas simples, por norma nós acertamos bem esses pormenores e detalhes, e hoje no início não estávamos a acertar. Na primeira parte tivemos diversas situações não conseguimos fazer golo e depois cria-se ali alguma instabilidade emocional e uma a ansiedade de querermos fazer logo golo. No início da segunda parte, mesmo com o empate da Ucrânia, conseguimos reagir logo com uma série de situações, tranquilizámo-nos no jogo, começámos a acertar as coisas simples, a aparecer na frente da baliza em vantagem numérica, a entregar e a decidirmos bem, na zona de construção também estávamos a ganhar superioridade e facilmente estávamos a chegar perto da baliza delas e o resultado acabou por se volumar. Penso que se calhar é curto - se na primeira parte tivéssemos mais dois ou três golos - podíamos ter vencido por mais. Mas foi giro o jogo, gostei muito do jogo. Como já tinha dito a Ucrânia dificultou-nos imenso a tarefa"

Sobre a Espanha, o selecionador feminino disse que "é outro jogo. Cada jogo tem uma história. Todas as histórias são diferentes e nós queremos é que domingo, sabendo que vai ser uma história diferente, tem de ser feliz para nós. A Espanha tem características completamente diferentes - a nível da organização e individuais - da Ucrânia e conhecemos bem a Espanha. Acredito que hoje elas não deram tudo, porque com a Rússia não foi necessário. Nós também nos protegemos um pouco. A final vai ter claramente as duas melhores seleções da Europa, neste momento, e vão proporcionar um grande espetáculo de futsal, sem dúvida."

Vimos uma seleção ucraniana a defender num bloco muito baixo, mas Luís Conceição mostrou o conhecimento das adversárias "nós sabíamos que normalmente a Ucrânia defende com as linhas muito baixas , tínhamos de ter paciência na construção e explorar quando elas pressionavam em alguns momentos do jogo para podermos também sair em transição e tínhamos de ter paciência para superar essa organização defensiva da Ucrânia. Agora chegas aos últimos dez ou quinze metros e apanhas com oito ou nove jogadoras na tua frente, por norma, não decides bem e se não estás a decidir e a encarar as coisas direitinhas, se crias situações de golo e não as fazes torna-se difícil. O facto de elas defenderam muito baixo, com as jogadoras com as ajudas muito próximas umas das outras , nós sabíamos, mas não conseguíamos tirar a bola das zona de pressão e quando as tiramos conseguimos finalizar. Temos de ser mais rigorosos nisso e com a Espanha vai ter de ser assim. Organizações diferentes."

Luís Conceição não terminou sem deixar uma palavra para a moldura humana presente em Gondomar, dizendo que "é fantástico. Sabíamos que no norte do país somos sempre bem recebidos e as pessoas aderem e hoje foi espetacular. Jogarmos com este ambiente, em casa, as meias finais com tanta gente e envolvência toda que se conseguiu criar em torno do torneio é espetacular. No início criou-nos algumas dificuldades no controlo das emoções mas depois foi muito giro. Esperamos que domingo seja igual - mais não podem porque estava esgotado - mas foi importante e naqueles momentos em que as coisas não estava a sair bem o publico puxou por nós e é nesses momentos que é preciso e conseguiu dar-nos uma forma extra"

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade