Com perna amputada, jovem brasileiro encontrou no futsal um aliado na superação de seus limites



 Com perna amputada, tubaronense encontrou no futsal um aliado na superação de seus limites

Aos seis anos de idade, o pequeno Luan Matos Camilo Tártari, de Tubarão, segura a bola de futebol nas mãos e ensina que a vida é feita de lutas e superações. Assim como milhares de crianças, Luan é fã de futebol e já definiu sua posição na equipa: guarda-redes.

O pequeno jogador treina futsal e é apaixonado pelo garda-redes Cássio, do Corinthians. O jogador Pakito, do Tubarão Futsal, soube da história de Luan e convidou-o para assistir um jogo. Desde então, a paixão pelo futsal cresceu e com ela a superação de uma deficiência física.

Luan nasceu com má-formação congénita. Em Novembro de 2015, precisou amputar uma perna, além de não ter todas as costelas e ter apenas 25% do pulmão. Ele só tem três dedos na mão esquerda e no próximo dia 14 de Maio passará por uma nova cirurgia de reposição do polegar. Em 2017, a família de Luan promoveu uma campanha para arrecadar recursos para que ele pudesse passar por uma série de cirurgias, já que precisa colocar quatro pinos na coluna, pedaços de ossos, operar a mão esquerda e usar prótese contínua.

Apesar de todas as dificuldades, a paixão pelo desporto ajudou-o a superar os seus limites e depois de tratamentos médicos, hoje, o pequeno jogador leva uma vida saudável, consegue andar, participar nas aulas de educação física na escola e ainda joga futsal. A ausência de uma perna e os problemas de movimentos na mão esquerda não o impedem de defender as balizas “Ele faz tratamentos contínuos com fonoaudiólogo, terapia ocupacional, fisioterapia, ortopedista da mão, da coluna, entre outras atividades. Como não atingimos o valor necessário na campanha para a cirurgia, estamos tentando ter acesso judicialmente. Com o recurso arrecadado investimentos em novos tratamentos e isso já ajudou um pouco na recuperação dele”, relata a mãe Eloar Ceolin Matos.

O programa Globo Esporte gravou uma reportagem com o tubaronense. A produção convidou o gurda-redes do Tubarão Futsal para fazer uma surpresa à criança durante a reportagem. “O sonho de Luan é conhecer o Cássio do Corinthians e ele quer continuar jogando futsal e ser um atleta”, compartilha o pai Robert Camilo Tartari. Luan é um adepto assíduo do Tubarão Futsal e, sempre que pode, assiste aos jogos ao lado da família.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade