O fim de uma era. Gustavo Paradeda “pendura as luvas”



Ainda recentemente noticiámos ofinal de carreira de Rafa, um dos mais emblemáticos guarda-redes espanhois, e trazemos mais uma “má notícia” para quem cresceu a ver estes nomes a brilhar.

Gustavo Paradeda, ou Juruna como também era conhecido no mundo do futsal, anunciou hoje o final da sua carreira, aos 40 anos.

Gustavo ficará certamente com o seu lugar bem vincado na história do futsal russo, brasileiro e mundial também.

Nascido em Pelotas (Brasil), a 5 de Fevereiro de 1979, Gustavo Paradeda acabou por se destacar no futsal onde passou primeiro por Internacional, Ulbra, Carlos Barbosa e Londrinense ainda no Brasil, e depois pelo Kairat no Cazaquistão antes de em 2010 chegar ao campeonato Russo, onde brilhou no Sibiryak e Dynamo de Moskovo, tendo ainda na passada temporada regressado ao Sibiryak depois do desaparecimento do Dynamo.

 Naturalizou-se russo e tornou-se um dos símbolos daquela nação pela qual disputou os Mundiais de 2012 (caiu nos Quartos de Final) e 2016 (Finalista Vencido) e os Europeus de 2012,2014 e 2016 (todos eles como finalista vencido), tendo ficado fora das apostas do Euro 2018, onde acabou por fazer a antevisão da meia-final entre Portugal-Rússia para a ZonaTécnica.

Também no Dynamo, Gustavo perdeu duas finais da UEFA Futsal Cup, nas duas primeiras épocas que representou o clube, algo que o torna certamente num dos jogadores com mais finais de grandes  competições perdidas, algo que de resto não lhe tira todo o brilho que deixava em cada intervenção e que lhe valeram inclusive o prémio de melhor guarda-redes do mundo em 2013 pela FutsalPlanet.

O anuncio foi feito pelo próprio guarda-redes de 40 anos na sua própria pagina pessoal de Facebook onde escreveu: “Ontem com a chegada do meu prêmio de melhor do mundo, após alguns anos de espera, oficialmente penduro as chuteiras, melhor dizendo as luvas, o fim de um ciclo em minha vida encerro minha trajetória de atleta profissional!!!! Agradeço a todos companheiros de clubes, treinadores, médicos, massagistas, roupeiros, diretores, presidentes, torcedores, por terem dividido momentos que ficaram p sempre na minha história. Trofeus, medalhas, condecorações tudo será bem guardado para que meus filhos e netos desfrutem o que foi a minha vida no Futsal!!! Obrigado pela minha maior conquista, a família que construí com minha amada esposa. Meu pai e minha mãe meu muito obrigado por tudo, creio que vcs desfrutaram de vários momentos de muito orgulho do filho de vcs!! Meu DEUS obrigado por me abençoar em todos os momentos que vivi dentro de quadra e espero que fora tenha o mesmo sucesso!!!”

A Zona Técnica quer desde já deixar a sua homenagem e um agradecimento ao Gustavo Paradeda por todo o seu excelente contributo para a história do futsal.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade