Seleção Nacional de Pessoas com Diabetes a caminho de Kiev para disputar Europeu de Futsal



A seleção Nacional de pessoas com Diabetes prepara Dia Euro 2019 em Kiev.

O Diaeuro é um evento único no mundo, para além de ser o Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes é também um evento que junta um conjunto diverso de associações de toda a Europa para falar sobre a diabetes, em particular para quebrar os mitos ainda existentes e provar que a diabetes não é uma barreira para praticar desporto e atingir os sonhos de cada um. Este evento serve também para promover a pratica desportiva.

O Diaeuro teve início em 2012 na Ucrânia por iniciativa da Associação Ucraniana da Diabetes e que contou com o apoio da Federação Ucraniana de Futebol. As edições de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 foram organizadas pela Croácia, Hungria, Roménia, Bósnia-Herzegovina, Roménia e Eslováquia respectivamente. De realçar que todas as edições tiveram o apoio das respectivas Federações de Futebol.

Portugal tem participado em todos os campeonatos desde 2013 tendo obtido a melhor participação em 2013 com o 2º lugar. Os objectivos mais amplos tais como a divulgação da diabetes e em particular a quebra de alguns mitos que ainda existem à volta da diabetes, a luta contra a discriminação e a colocação da diabetes na agenda politica, têm sido amplamente atingidos.

O Diaeuro 2018 teve a participação das selecções da Bósnia, Croácia, Ucrânia, Eslováquia, Rússia, Itália, Macedónia, Bélgica, Portugal, Hungria, Reino Unido, Eslovénia, Roménia, Bulgária, Polónia, Uzbequistão e Quirguistão. A equipa Portuguesa não conseguiu passar a fase de grupos, apesar de só ter perdido uma partida diante da Rússia em toda a competição e ficou num honroso 9º lugar.

Em 2019 o Europeu irá realizar-se em Kiev, na Ucrânia de 21 de Julho a 26 de Julho. A equipa Portuguesa é composta por elementos de diversas localidades do país, nomeadamente área Metropolitana de Lisboa, Évora, Mirandela, Ferrel, Águeda e Loulé. Os jogadores têm idades entre os 21 e os 50 anos e todos têm diabetes tipo 1 com duração variável entre 5 e 37 anos, sendo tratados por injeções diárias de insulina ou por bomba perfusora de insulina. Em conjunto representavam 150 anos de experiência na diabetes.

Formada por atletas com diabetes, a equipa é composta por Bernardo Rodrigues, Bruno David, Celso Freitas, João Amorim, Francisco Patatas, João Carrasco, João Nabais, Leandro Andrade, Luís Metrogos, Pedro Magalhães, Rafael Carias e Sandro Almeida. O Enfermeiro Manuel Cardoso será o técnico de saúde, sendo a equipa técnica composta pelos treinadores Bruno Fuzeiro e Rui Simões.

O capitão da equipa e um dos mais antigos da comitiva em idade e com diabetes, João Nabais, diz que "É um orgulho imenso representar Portugal no Diaeuro! Fazer parte deste grupo é algo que me enche de alegria e de motivação para fazer mais e melhor. Os objectivos desportivos são os mais altos possíveis, chegar à final e ganhar, é para isso que nos preparámos e é com esse espírito que partimos. Acrescento que este evento tem um impacto muito significativo de promoção da diabetes e para passar a mensagem que a diabetes, quando bem tratada, não é uma barreira para atingir os nossos objectivos, quaisquer que eles sejam. A nível pessoal é uma sensação de satisfação imensa ver a evolução muito positiva da equipa e dos seus elementos, tal como é encontrar elementos de outras equipas que se tornaram nossos amigos pois, embora adversários em campo, a causa que nos move é a mesma: a diabetes.“

O treinador da equipa Bruno Fuzeiro que irá para o seu 3º DiaEuro, refere que “É com grande orgulho e sentido de missão que estamos a preparar mais um DiaEuro. Representar Portugal é,foi e sempre será uma honra e um privilégio, tendo consciência das nossas qualidades e dificuldades estaremos preparados para uma semana intensa de futsal, temos o respeito dos nossos adversários pois nos últimos anos temos sido das equipas a praticar melhor futsal, este ano queremos aliar a isso resultados, assim, partimos com o objetivo de passar a fase de grupos e chegar ás meias finais , após isto serão dois jogos onde tudo pode acontecer, ser campeão europeu é um sonho que quero realizar. Para isso conto com o nossos atletas que estou certo darão tudo jogo a jogo, com uma gestão correta da doença estes jovens podem ser atletas de alta competição, viajar e competir a nível internacional. Ao contrário do que se pensa, o desporto ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e é por isso uma mais valia para todas as pessoas que vivem com diabetes. #diaeuro2019kiev #orgulholusitano"

O Enfermeiro Manuel Cardoso que acompanha a equipa desde a primeira edição do campeonato Europeu alerta para os cuidados a ter numa competição como esta “Estes atletas com diabetes, sendo a maioria federados e com a experiência adquirida nas participações anteriores sabem que devem evitar as variações extremas das glicemias, ou seja as hipoglicemias e as hiperglicemias. Quando estas variações acontecem, os jogadores baixam o seu rendimento no campo. Por isso o controlo metabólico é uma preocupação individual, acompanhada pela equipa técnica.

A nutrição durante este campeonato é um tema complicado, pois em alguns países organizadores, as quantidades de hidratos de carbono presente nas refeições é muito diferente do habitual, tendo os jogadores de fazer um ajustamento das suas necessidades nutricionais, ingerindo suplementos além das refeições normais.

Em relação à intensidade do torneio, devido à grande quantidade de jogos num curto espaço de tempo, as lesões osteoarticulares acontecem frequentemente. As contusões, escoriações e hematomas também fazem parte do cenário, pois estes jogadores deixam tudo no campo e o contacto físico é uma realidade neste desporto.

A evolução tecnológica na área da diabetes, seja na avaliação das glicemias, o uso de sensores, bombas de insulina da última geração e insulinas modernas facilitam o controlo do metabolismo. Mesmo assim este controlo é por vezes difícil e merece uma atenção especial, pois os factores externos, sobretudo o stress, diferença de horários e alimentação favorecem alterações que podem levar ao descontrolo da diabetes e a reduzir a performance dos atletas. Sendo assim, os profissionais de saúde envolvidos nestas actividades têm uma experiência não só na área desportiva, mas também relacionada com a especificidade da doença cronica envolvida.

Realço que estes atletas não são doentes, pois fazem tudo o que os outros atletas fazem, mas tem uma doença cronica que neste caso é o défice de produção de insulina."

A página de facebook da Diabetes Futsal Portugal (ver aqui) bem como a página do Instagram (ver aqui) da equipa, irão partilhar os resultados da equipa no decorrer do Campeonato.






Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade