Cerimónia de Abertura do Campeonato Europeu Universitário de Futsal 2019



Competição decorre até ao dia 23 e conta com a presença de 28 equipas provenientes de 12 países europeus.

É já amanhã, dia 16 de julho, a abertura oficial do Campeonato Europeu Universitário de Futsal 2019, que decorrerá em Braga até ao próximo dia 23 de julho. O clima de festa irá tomar conta do centro da cidade dos arcebispos. Está previsto que as delegações se comecem a juntar por volta das 18 horas junto ao Arco da Porta Nova para o desfile que será liderado pelos Bomboémia – Grupo de Percussão da Universidade do Minho. Chegados à Praça da República, a Cerimónia de Abertura será marcada pelos discursos oficiais, o juramento dos atletas e dos árbitros, bem como pela atuação dos Molinhas – Clube de Rope Skipping das Taipas e de Renato Valença (Futebol Freestyle Portugal).

Nuno Reis, Presidente da Associação Académica e do Comité Organizador, será o primeiro a usar da palavra, seguido de Daniel Monteiro, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário. Depois será a vez de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, subir ao palco para dar as boas vindas as todos os participantes. Segue-se Hovhannes Gabrielyan em representação da European University Sports Association, que convidará o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, para declarar o início da competição e dirigir-se a todos os presentes. 

O evento desportivo internacional reunirá os melhores universitários de futsal da Europa, contando com a participação de 28 equipas (17 masculinas e 11 femininas) provenientes de 12 países europeus (Croácia, França, Alemanha, Noruega, Portugal, Rússia, Espanha, Ucrânia, Geórgia, Israel, Itália e Polónia) e terá como palcos o Complexo Desportivo da Universidade do Minho, o Altice Fórum Braga e o Pavilhão Municipal de Lamaçães.

O evento envolverá cerca de 450 participantes, 30 árbitros, 150 voluntários, 50 membros do staff, 25 pessoas no apoio médico, 2 Embaixadores (Nilson Miguel e Telma Pereira), cerca de 750 pessoas acreditadas, mais de 550 pessoas alojadas, mais de 1500 refeições diárias e 6 medidas estratégicas de sustentabilidade.

Competição arranca amanhã

Após a realização do sorteio masculino, que decorre ao final da tarde desta segunda-feira, a competição arranca esta terça-feira pelas 10h00 no Complexo Desportivo da UMinho e no Pavilhão Municipal de Lamaçães. Já a competição feminina terá o seu início na quarta-feira, dia 17.

Com a fasquia bastante elevada, a UMinho tem tudo preparado para que este campeonato seja, mais uma vez, um sucesso e para que a marca de qualidade organizativa da Academia Minhota saia reforçada. Para isso conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, da Federação Académica de Desporto Universitário e da Câmara Municipal de Braga como principais parceiros.

Este é o terceiro campeonato universitário de futsal organizado pela UMinho, sendo o primeiro europeu, depois dos mundiais de 1998 e 2012. A Universidade do Minho, como anfitriã do evento estará a competir na vertente masculina e feminina. As outras universidades portuguesas em competição são a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Leiria no masculino e a Universidade do Porto e a Universidade de Évora no feminino.

Os jogos têm entrada livre para todos os que quiserem assistir.

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade