À 7.ª jornada escreveu-se história em Portimão e Filipinho ajudou a contá-la



O número sete tem por hábito ser o número perfeito. Esta jornada, enquanto a 7.ª da Liga Placard, também tem muito que se lhe diga para uma equipa em particular, que acabou mesmo por marcar um momento que não esquecerá tão rapidamente, mas já lá vamos.

Bem, a jornada iniciou com o Fut. Azeméis a receber o Benfica. A equipa da casa em nada esperava facilidades e isso notou-se, pois os primeiros 30 minutos foram de sentido único para a equipa de Joel Rocha. Nesta fase do jogo, os encarnados já venciam por 5-0 e os homens de Azeméis pouco ou nada conseguiam fazer. Só quando se decidiram pelo 5 para 4 é que conseguiram reduzir um pouco a vantagem, mas o campeão nacional acabou mesmo por vencer por 6-2, com Fernandinho mais uma vez em destaque a bisar na partida.

Este sábado, o CR Candoso recebeu a AD Fundão, tendo somado a sua sexta derrota consecutiva no campeonato, numa partida que ficou marcada pela pior parte do desporto e da sociedade: cânticos racistas, pelos quais o jogo esteve mesmo parado. Continuando, a AD Fundão até entrou em desvantagem na partida, depois de João Abreu ter marcado o primeiro golo dos da casa logo no primeiro minuto. No entanto, e pelos pés de Rafael Bocum, Mário Freitas e António Hirata, os comandados de João Ribeiro acabaram por arrecadar os três pontos.

Agora falemos de resultados – e três pontos - conseguidos mesmo no final dos 40 minutos. A Burinhosa deslocou-se até Braga, uma quadra sempre difícil, para sair vencedora por 2-1. Podemos mesmo dizer que o maior destaque da partida vai para o golo de Marquinhos a dois segundos da partida, quando estava tudo empatado, bola cedida pelo guardião dos minhotos e Marquinhos, de baliza aberta, apenas teve de encostar.

Também este sábado, a Quinta dos Lombos se deslocou até ao Pavilhão Acácio Rosa, desta feita para golear o Belenenses por 6-3. Sem mais nem menos: figura do jogo? Ludgero Lopes. Porquê? Mais um hat-trick do jovem português que é neste momento o melhor marcador da Liga Placard, levando já 11 golos em apenas 7 partidas (!). Parece que a 7.ª jornada também se mostrou ‘perfeita’ para ele e para a sua turma de Carcavelos, que está a fazer um fantástico início de temporada, o mesmo já não se pode dizer que da equipa de Alípio Matos.

Foi nesta jornada que a equipa de Sandim regressou às vitórias depois de algum jejum pontual. Assim, o Modicus recebeu e venceu o Eléctrico por 4-1, em casa, para voltar a dar alegrias aos seus fiéis adeptos. Como já é habitual para os lados do conjunto de Ricardo Ferreia, William Carioca bisou e Joel Queirós e Fábio Lima ajudaram à festa. Tendo Rodriguinho marcado o golo de honra para a equipa de Ponte de Sor.

A jornada foi encerrada com mais uma goleada, ou melhor, um duelo entre leões em que um rugiu (muito) mais alto. Sporting e Leões de Porto Salvo defrontaram-se em pleno Pavilhão João Rocha e foram os comandados de Nuno Dias a levar a melhor por 6-1. Sem dúvida mais fortes e eficazes, com uma segunda parte de mão cheia, os verdes e brancos dividiram os golos por Cardinal, Erick, Taynan, Leo, Pauleta e Alex, enquanto o golo de honra acabou por ter sido marcado por Fábio Aguiar.

Para terminar, não, não nos esquecemos da nossa figura da jornada, muito menos da partida que falta referir. Pois bem, à 7.ª jornada o Portimonense finalmente conseguiu a sua primeira vitória na Liga Placard, isto é, na primeira divisão, por 7-5, frente ao Viseu 2001. Um marco não só na história do clube, mas também na do seu capitão, Filipinho, que é a nossa figura da jornada e bisou, para mostrar como se faz e o crescimento a ter a partir de agora.


Zona Técnica: Um bis na primeira vitória de sempre do Portimonense na Liga Placard é um momento importante, qual é o sentimento de já teres assinado o teu nome num marco importante da história do clube?

Filipinho: F: É sempre importante vencer e ainda mais conseguir ajudar a equipa com dois golos e uma assistência. Estou muito feliz pela primeira vitória pelo Portimonense na Liga Placard!

ZT: Carimbaste essa vitória mesmo com um tremendo chapéu a poucos do fim da partida, foi um golo de que te orgulhas?

F: É claro que sim. Foi um bonito golo e ainda mais no momento que foi, estávamos a vencer pela margem mínima e o Viseu poucos segundos antes ia marcando golo e, de seguida, conseguimos concretizar com uma boa finalização.

ZT: Esta foi, também, a vez de dar o exemplo como capitão?

F: Tento sempre ajudar a equipa todos os jogos dando sempre o máximo em prol do coletivo. Digo sempre que ganhar é importante, mas o querer ganhar mais importante é.

ZT: Tendo esse papel, como tens ajudado os teus companheiros a encarar a fase menos positiva que estavam a passar?

F: Não temos vivido um momento fácil, mas sabemos no que temos errado e reconhecer os erros é muito importante para encararmos sempre a semana seguinte. Temos a noção que trabalhar sobre derrotas é pior, mas sabemos que não podemos baixar os braços porque ainda falta muito campeonato.

ZT: Achas que o que precisavam era mesmo da primeira vitória para a engrenagem começar a fluir mais facilmente?

F: As vitórias trazem confiança ao coletivo e individualmente. Sem dúvida que a nossa equipa precisava destes três pontos, acredito que depois desta vitória as coisas irão correr melhor, mas temos de continuar a trabalhar porque na Liga Placard não há jogos fáceis.

ZT: Como é que a equipa vê o seu futuro na Liga Placard, tendo em conta que ainda é muito cedo para se fazerem contas?

F: A trabalhar jogo a jogo arduamente, reconhecendo o valor de todos os adversários, mas sabendo que também existe qualidade da nossa parte para conseguirmos atingir os nossos objetivos.

 








Texto e entrevista por: Maria Pinto Jorge


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade