João Freitas Pinto, selecionador da Suíça, "o novo projecto de desenvolvimento do futsal na Suíça e na Seleção Nacional ainda está no começo mas já demos passos bastante importantes"

A Zona Técnica Futsal esteve à conversa com o selecionador da Suíça, João Freitas Pinto, onde o técnico português fez o balanço da participação da equipa na Main Round da qualificação para o Mundial 2020 e nos confidenciou acerca do desenvolvimento do futsal naquele país.
João freitas Pinto referiu que "o balanço desta primeira participação da Suíça na main round para o Mundial foi francamente positiva, apesar de não termos conseguido conquistar nenhum ponto, facto expectável perante a diferença de valores entre as equipas envolvidas e a nossa, fizemos bons jogos, tivemos excelentes momentos, e fizemos um excelente jogo contra a França. Aparecemos na competição mais sólidos, mais consistentes e melhor estruturados, temos alguns pontos a melhorar, a condição física não está ao nível que queremos, contudo a nível mental estamos a ficar perto do exigido a este nível.
Estou muito contente com o trabalho desenvolvido por todos os jogadores, nesta mudança de ciclo e de gerações todos ajudaram a que os mais novos fossem bem integrados, apresentámos jogadores que se estrearam em competições oficiais pela seleção nacional e deram uma resposta excelente.
Logicamente, queremos mais e conseguir fazer melhor, para tal vamos continuar empenhados e motivados, com trabalho vamos melhorar."
Continuou confidenciando que "o novo projecto de desenvolvimento do futsal na Suíça e na Seleção Nacional ainda está no começo mas já demos passos bastante importantes, como os cursos de treinador, a dinâmica na primeira liga e os resultados da seleção nacional, subimos 2 lugares no ranking europeu passando a fazer parte da posição 2 nos sorteios, facto muito importante para podermos vencer os jogos com mais regularidade. Vamos agora esperar pelo sorteio para o apuramento para o campeonato europeu que ocorrerá no dia 7 de novembro.
Quanto ao futsal suíço em geral, o trabalho vai continuar com a mesma dinâmica que temos aplicado com o objetivo de desenvolver de forma sólida e consolidada o futsal no país através dos programas de crescimento que temos preparados."
Vídeos