André Coelho: “Próximo jogo é sempre o mais difícil



O ala/luso defende que todos os jogos têm de ser encarados para vencer e o próximo deve ser sempre encarado como aquele que apresentará maiores dificuldades.

A Seleção Nacional de futsal prossegue esta quinta-feira, em Rio Maior, com os trabalhos de preparação tendo em vista a Ronda de Elite - a derradeira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2020.

A Equipa das Quinas irá ter pelo caminho, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, na Póvoa de Varzim, as seleções de Bielorrússia, Finlândia e Itália e André Coelho não espera facilidades. O fixo/ala do conjunto luso explicou ao fpf.pt como está a decorrer a preparação. Para já, aponta o jogo com a Bielorrússia, o primeiro desta fase de apuramento, como o mais difícil. Com um discurso ambicioso, alerta para as dificuldades que Portugal irá ter pelo caminho.

“Estamos bem. Sentimo-nos bem, confiantes… Estamos a trabalhar muito bem. Os treinos têm sido intensos e estamos a voltar a assimilar os processos em equipa, que acabamos por perder um pouco quando voltamos para os clubes. Foram três dias fantásticos com cinco bons treinos. O grupo está coeso e tudo está a correr muito bem."


Ontem tivemos um jogo-treino diante dos sub-21, com jogadores super motivados. Foi um bom teste.  Sentimos algum cansaço, o que é normal. Temos tido treinos bastante intensos. Hoje temos mais um jogo-treino. Vamos ter o fim de semana livre para descansar e recuperar do desgaste, pelo que é normal que a carga de trabalhos esta semana seja intensa. O trabalho está a ser muito bem feito. Confiamos muito neste trabalho para que possamos chegar fisicamente no máximo das nossas potencialidades na próxima semana.

Vamos encarar a Ronda de Elite como temos encarado todos os jogos. Estamos aqui num espaço onde a palavra mais importante é ganhar. Todos os jogos que disputamos é para ganhar – sejam de preparação ou a valerem pontos. Neste momento, o nosso principal objetivo é estar presentes no Mundial. Vão ser três jogos onde vamos fazer de tudo para ganhar e alcançar esse objetivo.

Estamos a apontar ao primeiro jogo. Ainda vamos ter oportunidade de conhecer individualmente cada uma das seleções. No trabalho que fazemos nos treinos é-nos explicado aquilo que vamos encontrar

A Bielorrússia ficou em segundo lugar no seu grupo na Ronda Principal. Empatou com a Itália e só ficou nessa segunda posição por ter marcado menos um golo. Se apontamos a Itália como o nosso grande opositor, esse empate e essa classificação serve de alerta. Neste momento todos os jogos são difíceis. Todas as seleções apresentam-se nos jogos muito organizadas, tanto nas bolas paradas, como a defender ou a atacar. Acreditamos no nosso potencial e que podemos vencer, mas sabemos que não nos esperam facilidades. O nível destas seleções que teoricamente estão mais em baixo está a subir muito. Encaramos o próximo jogo como sendo sempre o mais difícil. Iremos fazê-lo da mesma forma com a Finlândia e depois com a Itália. É dessa forma que temos de encarar, sempre, o próximo obstáculo, mas sempre em busca de uma vitória.”

Ultrapassada mais de metade da fase regular da época e depois de uma competição intensa como a Taça da Liga, André Coelho considera que os jogadores estão a atravessar um bom momento de forma.

“Estamos numa fase da época em que os nossos índices físicos estão no auge. Tivemos um período de pré-época e uma primeira parte da época também exigente, com competições -  tanto na Seleção como nos clubes: Depois da pausa do Natal voltámos a estar novamente, ao  nível físico, ao nosso melhor nível. Esta semana de estágio é um complemento para que na próxima semana possamos atingir o máximo das nossas capacidades."

Jogo-treino com o SC Ferreira do Zêzere
O conjunto orientado por Jorge Braz tem esta quinta-feira, pelas 20h30, no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior mais um jogo-treino, o último da fase de preparação, diante da formação do SC Ferreira do Zêzere, líder da Série D da Segunda Divisão com 12 triunfos e uma derrota.

Estágio em Rio Maior termina na sexta-feira
A formação lusa tem o último treino em Rio Maior para as 15h30 de sexta-feira. Os jogadores lusos voltam a concentrar-se no domingo (26 de janeiro), pelas 22h00, já na Póvoa de Varzim. Edu e Ricardinho, que ainda têm compromissos pelos seus clubes no fim de semana, juntam-se ao restante grupo também no domingo.

Seis vagas europeias para o MundIal
O acesso ao Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será garantido apenas pelo primeiro classificado e pelos vencedores do play-off entre os quatro segundos classificados dos quatro grupos da Ronda de Elite (jogos a 9 e a 12 de abril).  

Portugal garantiu a presença na Ronda de Elite como primeiro classificado do Grupo 6 da Ronda Principal, com vitórias diante Letónia (4-0), Alemanha (5-0) e República Checa (4-1). Saiba mais aqui.

Após o triunfo na Ronda Principal, a armada lusa venceu, em território gaulês, dois jogos de preparação em França.

A Equipa das Quinas procura a sua sexta presença consecutiva no Campeonato do Mundo de futsal, depois das presenças em 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016).

O Campeonato do Mundo Lituânia 2020 será disputada por 24 seleções (sete da UEFA) entre 12 de setembro e 4 de outubro de 2020, nas renas de Kaunas, Vilnius e Klàipeda.


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade