16 jornadas e uma estreia: Divanei está de volta às nossas quadras



Já lá vão 16 jornadas e, como tal, 16 jogadores que destacamos até agora. Mas, antes disso, vamos começar com o nosso habitual resumo do passado fim-de-semana.

Para os lados de Fundão, a equipa da casa precisava de somar os três pontos para continuar a respirar à tona da linha de água, e assim foi. A AD Fundão venceu, por 5-3, o Módicus. Apesar de encontrar um difícil adversário na quadra, como é hábito dos homens de Sandim, a verdade é que os comandados de Nuno Couto entraram em campo com a motivação em alta e decididos a vencer. O destaque vai, como já é habitual, para o capitão Mário Freitas, que voltou a bisar e a permitir que a sua equipa se mantivesse na 11.ª posição. Os outros golos fundanenses foram marcados por Hirata, David Gomes e Edgar Varela – este último que também teve a infelicidade de fazer um auto-golo, mas, no fim, acabou por remediar, a dar a vantagem ao AD Fundão a um minuto do final da partida. 

Em Carcavelos, as coisas não correram bem à equipa da casa, a Quinta dos Lombos. O SC Braga chegou e impôs-se, muito graças à tremenda exibição do guardião Vítor Hugo e venceu, por 4-2. Com as defesas do seu guarda-redes, os minhotos conseguiram sair da Linha com mais três pontos, conseguindo-se aproximar cada vez mais dos seus oponentes diretos na tabela – o Futsal Azeméis e o Módicus – somando, agora, um total de 26 pontos, na 6.ª posição. Os marcadores do SC Braga foram Nílson, Amílcar Gomes, Ricardinho e, ainda, um golo na própria baliza de Gonçalo Sobral. Já do lado dos Lombos, Alesandro Castro e Manuel Mesquita ainda deixaram a sua marca, apesar da derrota.

No Pavilhão dos Leões de Porto Salvo, antevia-se uma partida muito importante: entre o 7.º e o 8.º classificado. Um jogo que, ainda que prematuramente, podia prever a presença de uma ou o afastamento de outra nos play-offs, a equipa da casa acabou mesmo por levar a melhor sobre a Burinhosa, por explícitos 4-1, e distanciar-se. Agora, as equipas estão com 4 pontos de diferença, com os Leões a ocuparem o 7.º lugar, com 25 pontos. O especial destaque, além do regresso de Pedro Cary à Liga Portuguesa e da sua estreia, vai para André Galvão, que bisou na partida. Danny e Papa Unjanque também marcaram para os homens da casa, sendo que o golo solitário da Burinhosa teve a assinatura de Kiko.

Bem, o que há a dizer do Futsal Azeméis-Sporting CP? Apenas que houve uma chuva de golos incrível e que o conjunto de Alvalade conseguiu a sua 10.ª goleada, depois de vencer os homens da casa por 12-3. Os golos leoninos, nesta goleada, foram marcados por: Cavinato (2), Zicky (2), Pany Varela (2), Pauleta, Alex, Paulinho (a.g.), Taynan, Gonçalo Portugal e Merlim. Já do lado do Azeméis, um bis de João Vigário e Ruan Silvestre ainda tentaram reduzir. Numa partida totalmente resumida a uma equipa: o Sporting Clube de Portugal, houve um destaque interessante. O bis de Zicky foi, talvez, das maiores alegrias dos leões, algo que se notava nos bancos. O jovem de 18 anos está, cada vez mais, a entrar no lote de escolhas de Nuno Dias e tem aproveitado todas as oportunidades com muita raça, tornando-se uma boa aposta para ser o futuro pivô dos leões, notando-se, sobretudo, nesta ausência de Cardinal, devido a castigo.

Por falar em goleadas, o atual campeão nacional não quis ficar atrás e venceu, por 7-0, o CR Candoso, na Luz. A assinar a lista de marcadores encarnados estiveram: André Coelho, Fits, Afonso Jesus, Tiago Brito, Bruno Coelho, Fábio Cecílio e Drasler. Tal como se fazia prever, num encontro entre primeiro e último classificado, sobretudo em casa, o SL Benfica não vacilou, mesmo depois de se ter sentido pressionado pelos leões, que estão a apenas um ponto e jogam, entre si, no Pavilhão João Rocha, já na próxima jornada.

 No que toca ao Viseu 2001 – Eléctrico, o jogo foi muito equilibrado, mas a equipa da casa acabou mesmo por vencer, por 3-2, os homens de Ponte de Sôr, colando-se completamente aos alentejanos. Para o conjunto de Viseu, marcaram Russo, Lucas e Tiaguinho; enquanto, do lado do Eléctrico, Renan e Henrique Vicente também fizeram as redes da baliza abanar. Agora, ambas as equipas têm 19 pontos, ocupando o 9.º e 10.º lugar da tabela classificativa.

Vamos, agora, para a partida da qual escolhemos o nosso jogador da jornada. O Portimonense deslocou-se, este fim-de-semana, até ao Restelo, onde venceu o Belenenses por 5-2. Da equipa vinda de Portimão marcaram Caio Ruiz, Rochato, Luiz Fassy e… Divanei, por duas vezes. Sim, Divanei. Divanei regressou a Portugal, desta vez para o sul do país e estreou-se desta semana. Como? Com um bis, uma assistência e, ainda, uma intervenção na jogada de outro golo. O experiente brasileiro de 35 anos é um ala já com muitos anos passados em Portugal, nomeadamente ao serviço do Sporting CP, depois da sua ausência da liga portuguesa, Divanei está de volta e contou-nos tudo.

Zona Técnica: Dois golos, uma assistência e ainda interveio no outro golo. É estar a dedicação que podemos esperar de Divanei para o resto da época?

Divanei: Estou muito feliz em poder voltar a jogar em Portugal, feliz em poder representar o Portimonense, mais feliz ainda em poder ajudar a minha equipa a alcançar os 3 pontos. Independente do clube que estiver defendendo, sempre farei o meu melhor dentro de quadra.

ZT: No jogo de estreia, fazer uma exibição destas numa partida em que era tão importante para o Portimonense vencer, faz dela ainda mais especial?

D: Esta partida foi muito especial pra mim por tudo o que passei desde a minha lesão. Conseguir fazer um jogo de alta intensidade, um jogo que sabíamos o quanto a vitória era importante para fugir ao rebaixamento, e conseguir jogar como joguei a ajudar a equipa com golos e jogadas. Isso deixa-me muito feliz.

ZT: Como tomaste a decisão de, aos 35 anos, regressar ao futsal português?

D: Agradeço de coração ao clube por me ter contratado e por confiar em mim. Vim para Portimão, pois vejo que é um clube que está a crescer, de pessoas sérias e corretas, isso que é o mais importante. Tenho a certeza que o clube pode vir a crescer ainda mais em Portugal.

ZT: O que passaste, mesmo com toda esta experiência já na modalidade, fez-te crescer como jogador e pessoa?

D: Desde a minha lesão, na Sérvia, tudo mudou na minha vida. Pensei em desistir várias vezes, já não tinha cabeça para seguir em frente. Fui tratado como um objeto que se usa e depois se joga fora, espero que a justiça seja feita e que o clube pague por tudo que me fez. Nesse momento difícil da minha carreira, vi realmente as pessoas que estão do nosso lado quando mais precisamos.

ZT: Depois da situação que passaste, nos sérvios do Ekonomac, sentiste a necessidade de regressar a um local onde te sentes seguro?

D: Estou muito feliz com a cidade e com o clube, encontrei um ambiente fantástico e com todas as condições necessárias que um atleta precisa.

ZT: Já sabias das dificuldades do clube quando decidiste aceitar este desafio, o que achas que o Portimonense ainda tem capacidade de fazer até ao final da temporada?

D:.O clube, no começo da temporada, não esteve tão bem e perdeu muitos jogos. Temos de esquecer o que passou e pensar daqui pra frente. Já demos uma resposta com a vitória contra o Belenenses e tenho a certeza que o Portimonense vai chegar ainda mais longe nesse campeonato. Falei que vamos aos play-off’s desde que cheguei e vamos lutar para isso até à última rodada.




Texto e entrevista por: Maria Pinto Jorge

 


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade