João Matos "Não é demais dizer que vamos ter um jogo muito complicado com a Bielorrússia"



João Matos começou por explicar, ao fpf.pt como têm decorrido os trabalhos e o que é preciso para seguir em frente para o Mundial.

“A preparação tem corrido bem. Têm sido dias muito bons de treinos, de muita organização, de muito empenho, de muita vontade e muita intensidade. Na quinta-feira chegará o momento de o demonstrar e de nos apresentarmos numa forma extraordinário.

Temos a noção do que é o nosso objetivo e nada se alcançará sem foco, sem muito trabalho, sem muita dedicação. Construímos aqui uma família. Temos de dar muito valor a isso e de manter esta família unida, pois só assim conseguiremos ultrapassar cada uma das batalhas que temos pela frente. Se o nosso objetivo é estar no Mundial, o nosso pensamento tem de estar no trabalho diário. Temos de estar constantemente concentrados na preparação e na organização para depois passo a passo, jogo a jogo, conseguirmos vencer. O nosso grande foco neste momento é vencer a Bielorrússia.

O fixo da Equipa das Quinas destacou a força física dos adversários que considera serem melhor organizados em relação à equipa que Portugal defrontou no play-off para o Mundial, em 2012, mas não deixou de assumir que a responsabilidade está do lado do conjunto luso que joga perante o seu público. “A Bielorrússia tem jogadores muito fortes fisicamente… A evolução do futsal tem sido constante. Têm uma Seleção muito mais organizada do que aquela que encontramos no apuramento há uns anos atrás [em 2012, no play-off para o Mundial]. Estão extremamente organizados – têm conceitos e princípios de jogo muito bem conseguidos e organizados. No entanto, são uma Seleção inferior a Portugal. Temos de ter essa noção e de assumir essa responsabilidade. Estamos muito empenhados e focados para podermos mostrar o nosso valor aqui em nossa casa, perante os nossos adeptos e o nosso público.”

“Portugal andou durante muitos anos a fazer contas nos grupos para passar às fases finais de europeus e mundiais. Estamos cansados disso. O nosso foco é ganhar o primeiro jogo, pois o importante aqui é a vitória. Claramente que com boas exibições e um bom desempenho estaremos mais perto da vitória, mas também é claro que o nosso está foco está em ganhar. É importante começar bem e vincarmos aqui a nossa força, a nossa imagem e a nossa qualidade. Acima de tudo, como disse, o foco é total no trabalho diário e no nosso empenho. Temos de manter a nossa união nesta família que criámos. A Bielorrússia é o nosso primeiro obstáculo e é esse que queremos vencer na quinta-feira.   

João Matos conta com uma enchente o Pavilhão dos Desportos Municipal da Póvoa de Varzim para apoiar Portugal. “Acredito que o pavilhão vai estar cheio. Aquilo que as pessoas gostam de nós e fazem para nos ver é essencial. Quero pedir muito que as pessoas nos apoiem e venham ver Portugal. Vai ser uma fase de grupos extremamente complicada. Acredito que o apoio do público nos ajude. O público português tem sido extraordinário no apoio e na forma como nos tem acarinhado. Nós também querer recompensar os adeptos e o público português, desde já, com uma boa vitória diante da Bielorrússia.”

O jogador luso também não esconde que já existe alguma ansiedade. “Não há nervosismo, mas sim uma ansiedade de querer começar a competição. Já estamos juntos há mais de uma semana, a preparar e a treinar o que aí vem. Temos vindo a preparar os três embates e mais especificamente o primeiro com a Bielorrússia. Queremos jogar, queremos competição. Há neste grupo jogadores com muita experiência.”

João Matos não admite que se menospreze qualquer adversário, “É um erro menosprezar qualquer adversário. Todos eles têm as suas características muito fortes. Não é demais dizer que vamos ter um jogo muito complicado com a Bielorrússia. O poder físico do advsersário conta. Vamos ter de estar concentradíssimos para contrariar os esquemas táticos extremamente organizados que eles têm, assim como em qualquer momento do jogo. É uma equipa que pode complicar e já o provou num passado recente ao empatar com a Itália [3-3] e chegou mesmo a estar a vencer por 3-0, na anterior fase de apuramento. Sabemos que temos de estar concentrados, mas também sabemos da nossa qualidade e que temos uma Seleção fortíssima. Se estivermos empenhados, concentrados em todos os momentos do jogo e se jogarmos com uma união tremenda, como já aconteceu no passado, não tenho quaisquer dúvidas que os obstáculos vão ser ultrapassados.”

A finalizar, garante que o pensamento está apenas no próximo jogo. “Na nossa cabeça está apenas o jogo com a Bielorrússia. Não pode ser de outra maneira. Esse vai ser o nosso primeiro jogo e de nada vale pensar no futuro se não vencermos agora. Se a minha mensagem para o grupo no Europeu era de ‘jogo a jogo’, de ‘passo a passo’, aqui faz todo o sentido voltar a passar essa mensagem. Não adianta pensar em novo ponto se não conquistarmos os primeiros três.”

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade