O que é feito das primeiras Campeãs Nacionais?



Numa altura em que estamos todos neste chamado “jogo da vida”, nada melhor que recordar alguns feitos passados, até porque como se costuma dizer, “recordar é viver”.

Com isso vamos recuar cerca de 6 anos no tempo para recuperar o final dessa primeira edição do Campeonato Nacional de Futsal Feminino, nos atuais moldes da competição. Recuamos então até ao passado 14 de Junho de 2014, dia em que se disputava a penúltima jornada desse primeiro Campeonato Nacional, na qual a Golpilheira, que tinha terminado a primeira fase em 2º lugar na Zona Sul (a 6 pontos do Benfica), chegava na altura com 5 pontos de avanço desse mesmo Benfica, e uma vitória do conjunto da Batalha na deslocação ao Louriçal, garantia desde logo a conquista da Competição, e assim o fizeram.

Foi uma vitória por 4-0 para a Golpilheira para a qual valeram o tento de Licas na primeira parte, e os golos de Irina, da guarda-redes Verónica e de Maria Jerónimo, sendo que os últimos dois golos foram já nos minutos finais quando o Louriçal arriscava no 5x4 para tentar no mínimo o empate, golos esses que poderá ver ou rever no vídeo que aparece no final desta crónica.

Mas vamos então diretos ao assunto para o qual estamos a falar desta conquista. O que é feito mesmo das Jogadoras e da Estrutura Técnica desse Golpilheira de 2013/14? Que jogadoras ainda continuam a jogar? Há alguma no clube? É isso mesmo que vamos desvendar de seguida.

» A EQUIPA TÉCNICA

Da equipa técnica de 2013/14 para os dias de hoje, saíram apenas 2 pessoas, estando neste momento essa mesma equipa mais reforçada. Uma das alterações é mesmo na presidência do clube que na época era gerido por Belarmino Almeida e agora tem Fernando Ferreira como rosto maior da instituição. Outra das saídas foi Telma Santos, responsável pelos audiovisuais na época que acabou por mudara sua zona de habitação e deixou também a equipa.

Teresa Jordão e Susana Vila Nova como Treinadoras, bem como o diretor Nuno Monteiro e até Joaquim Ferraz e o Manuel Rito que na época adotavam as funções de segurança nos pavilhões, são os nomes que ainda fazem parte dessa equipa técnica no momento.


Destacamos então Teresa Jordão. A treinadora de 47 anos (na altura com 41), estava já esse ano na sua 12ª temporada ao comando do clube e até ao momento tinha como momento alto a Final perdida da Taça Nacional de Futsal Feminino (prova maior na época) em 2006/07 contra o SL Benfica.

Esta época Teresa é ainda treinadora do Golpilheira, algo que ela fez em 17 dos últimos 18 anos da sua vida, tendo interrompido apenas na época de 2016/17 onde se manteve como coordenadora do futsal no clube e como treinadora do plantel júnior.

Em conversa com a Zona Técnica sobre esse Momento, Teresa deixou: “Três palavras descrevem o dia 14-06-2014. Felicidade, Orgulho e Gratidão: Felicidade pela conquista do 1º Campeonato Nacional; Orgulho pelo que a equipa fez e que eu tive o privilégio de liderar; Grata a todos os que tornaram possível esta conquista, JOGADORAS, Equipa técnica, Diretores e Patrocinadores”

Então e as jogadoras? O que é mesmo feito delas? É isso que vamos ver já de seguida:

 

» O PLANTEL

Na altura o Golpilheira começou a época com 14 jogadoras, entre as quais as guarda-redes Verónica Neves e Joana Lara, bem como as jogadoras Carolina Silva, Irina Araújo, Jéssica Fernandes, Jéssica Pedreiras, Liliana Salema, Maria Jerónimo, Rita Eusébio, Patrícia Rino, Carolina Costa, Ana Carolina Sérvolo, Rita Gabriel e Silvana Guerra.

Dessas jogadoras, as ultimas duas jogaram apenas a primeira fase da temporada, e não vão constar assim neste registo, sendo que Silvana terminou mesmo a sua carreira de futsalista quando saiu do Golpilheira, enquanto Rita Gabriel passou pelo futebol do Belenenses na temporada seguinte e depois voltou ao futsal para representar a Casa do Benfica de Leiria, clube onde esta época se sagrou campeã distrital, quanto às restantes jogadoras vamos agora falar de uma a uma:


Nome: Joana Lara

Número: 4

Idade: 23 anos na altura, 29 anos agora

Situação Atual: Sem ligação a qualquer clube

Joana Lara chegava a essa temporada já com alguma bagagem de futsal e estava a cumprir a sua terceira temporada no clube. Depois dessa conquista, Joana manteve-se até 2016/17 no clube, tendo depois terminado a sua carreira de guarda-redes de futsal e acabou por não manter nenhuma ligação à modalidade desde 2017 até aos dias de hoje.

Em declarações à nossa página, Joana falou dessa conquista “o consumar de vários anos de dedicação por parte das atletas e da equipa técnica. Tivemos a oportunidade de dignificar o excelente trabalho que sempre se fez e continua a fazer no nosso distrito ao nível do Futsal”.


 

Nome: Verónica Neves

Número: 12

Idade: 27 anos na altura, 33 anos agora

Situação Atual: Joga na Casa do Benfica de Leiria

Verónica era também guarda-redes desta equipa, tendo marcado um golo nesse jogo decisivo como já referimos anteriormente. Tinha sido reforço do clube nessa mesma época da conquista e depois esteve ainda mais duas temporadas no clube, deixando de jogar depois até ao inicio desta temporada, quando rumou à Casa do Benfica de Leiria para se sagrar campeã distrital.

Quanto a essa conqista, Verónica lembra-se de “sentir que todo o trabalho valeu a pena, de me sentir feliz sobretudo pela felicidade das minhas colegas de equipa, equipa essa que me fez sentir super orgulhosa por cada vitória que fomos conseguindo! Foi um ano de muito treino, treino com muita qualidade e de momentos que ficam para sempre!!”

 


Nome: Rita Eusébio

Número: 2

Idade: 33 anos na altura, 39 anos agora

Situação Atual: Sem ligação a nenhum clube

Rita era uma das jogadoras mais veteranas da equipa na época, e contava com toda uma carreira feita no Golpilheira, sendo que cumpria já a 12ª temporada por lá, com algumas interrupções pelo meio. Rita manteve-se por mais 3 épocas no clube, tendo depois deixado de jogar, e não temos informação sobre qualquer ligação atual da Rita ao futsal feminino nem declarações da mesma.

 


Nome: Carolina Silva

Número: 6

Idade: 22 anos na altura, 28 anos agora

Situação Atual: Treinadora em escalões jovens no GRD de Serro Ventoso

Carolina é mais uma das jogadoras que fez toda a sua carreira no CR Golpilheira. Na altura cumpria já a 10ª época no clube, e depois da conquista manteve-se por lá até 2017/18, ano em que decidiu parar de jogar, mantendo-se então agora como treinadora nos escolões jovens do Grupo Recreativo e Desportivo de Serro Ventoso.

Carolina não escondeu à Zona Técnica que para ela esta conquista foi “um sonho realizado, acho que é o sonho de qualquer jogador, chegar ao topo, e nós Golpilheira conseguimos com muito esforço, com um grande grupo, com uma grande treinadora e equipa técnica e com uma grande claque que também é muito importante”.

 


Nome: Patrícia Rino - “Tita”

Número: 8

Idade: 21 anos na altura, 27 anos agora

Situação Atual: Joga na Casa do Benfica de Leiria

Mais conhecida por Tita no mundo do futsal, esta era a terceira jogadora mais jovem do plantel na época. Cumpria a segunda temporada no clube tendo chegado na altura do Pocariça. Desde essa conquista, jogou sempre no Golpilheira à exceção da temporada de 2017/18 onde regressou ao Pocariça, tendo depois então regressado ao conjunto da Batalha e no início desta temporada rumou à Casa do Benfica de Leiria para se sagrar campeã distrital de Leiria este ano.

 Tita admitiu à Zona Técnica que a temporada de 2013/14 “foi uma época com os nervos à flor da pele. Em todos os jogos houve sacrifício, muita entreajuda e mesmo algum sofrimento até ao apito final. Foram essencialmente jogos de muita adrenalina. Não há palavras para descrever o que senti(mos) no final da penúltima jornada... não dava para acreditar, tínhamos acabado de conquistar o título de Campeãs Nacionais”.


 

Nome: Jéssica Fernandes

Número: 9

Idade: 21 anos na altura, 26 anos agora

Situação Atual: Sem ligação a qualquer clube

Outra das jovens jogadoras do plantel na altura, a segunda mais jovem se quisermos especificar isto em hierarquia. Jéssica foi outra das jogadoras que fez toda a sua carreira na Golpilheira e após essa conquista manteve-se então no clube por mais 3 temporadas. Abandonou o futsal em 2017 e desde então não voltou a ter qualquer ligação direta com a modalidade, sendo que não conseguimos também obter declarações desta ex-jogadora do clube em relação a essa conquista histórica.

 


Nome: Ana Carolina Sérvolo – “Zu”

Número: 10

Idade: 22 anos na altura, 28 anos agora

Situação Atual: Sem ligação a qualquer clube

Não tendo plena certeza quanto a essa situação atual de Zu, o que sabemos é que esta terminou a sua carreira de futsalista federada em 2017 ao serviço do Louriçal. A internacional portuguesa rumou até Espanha após a conquista, tendo regressado a Portugal pelas mãos do Santa Luzia, clube que representou uma época antes de se transferir para o Louriçal e cumprir o último ano desse conjunto no Campeonato Nacional.


 

Nome: Jéssica Pedreiras

Número: 1

Idade: 21 anos na altura, 27 anos agora

Situação Atual: Continua no CR Golpilheira

Olhando para a Jéssica encontramos a prova viva das mudanças na equipa do Golpilheira e que estes 6 anos não são assim tão pouco tempo. Na época esta era a 4ª jogadora mais jovem do plantel, e atualmente é a 5ª mais velha desse mesmo Golpilheira, clube que representou em toda a sua carreira, com exceção da época de estreia no futebol do Andorinhas quando tinha 10 anos.

A também arbitra federada e conhecida por ser jogadora de “queda fácil”, admite que “a conquista do campeonato nacional foi um grande feito, o qual nunca esquecerei! Conseguimos retirar o melhor de cada uma e conseguimos concretizar uma época perfeita, inesquecível! O facto de sermos bastantes unidas, quer dentro, quer fora do campo, foi sem dúvida uma grande ajuda. Ficará para a história!”


 

Nome: Maria Jerónimo

Número: 13

Idade: 20 anos na altura, 25 anos agora

Situação Atual: Joga no ARCD Arneiros

Maria era a mais petiz deste conjunto. Com 20 anos na altura, cumpria já a terceira época no clube e acabou ainda por marcar o ultimo golo desse jogo decisivo. Após a conquista esteve mais uma época no clube e mudou-se depois para o NDA Vidais, para um projeto que dominou o futsal feminino de Leiria nos últimos anos, mas esta época rumou ao Arneiros, clube onde “roubou” a habitual vaga do Golpilheira na fase de Apuramento de Campeão.

Sobre essa conquista de 2013/14, Maria afirma que o que sentiu é “algo que não dá para explicar muito bem, só sentir, e foi muito boa essa sensação. Foi um ano de mudanças, o primeiro como sénior, começamos a época sem grandes expectativas em relação ao campeonato, jogo após jogo as vitórias iam surgindo até que começamos a acreditar que era possível sermos campeãs nacionais. Lembro-me bem do jogo contra o Louriçal onde nos sagramos campeãs e foi melhor ainda a sensação de marcar o último golo. Fomos a equipa mais regular nesse ano e umas justas primeiras campeãs”.

 


Nome: Liliana Salema – “Licas”

Número: 14

Idade: 30 anos na altura, 36 anos agora

Situação Atual: Joga no CR Golpilheira

Internacional em 14 ocasiões, Licas era na época e é ainda agora uma das jogadoras mais respeitadas deste Golpilheira. No clube desde 2001 depois de duas temporadas no Louriçal, quis o destino que fosse contra esse mesmo Louriçal que se sagrasse campeã.

Licas, capitã de equipa tanto agora como naquela época, acabou por “quebrar o protocolo” e deixou um testemunho um pouco mais extenso que as restantes jogadoras, dizendo que “este trofeu, até ao momento, foi o auge da minha carreira como jogadora de futsal, foi a minha melhor época e, que culminou como a minha 1.º internacionalização na seleção nacional de futsal feminino. Todas nós tínhamos consciência que éramos consideradas outsiders e, que foi com muito empenho diário, superação individual que culminou numa equipa coletivamente coesa, capaz de ultrapassar todos os obstáculos semanais. A época 2013-2014 é um marco que jamais irei esquecer, foi sem dúvida um orgulho e uma enorme satisfação reviver e escrever sobre aqueles momentos”.

Licas deixou ainda umas curtas palavras sobre a situação atual do clube em relação a esta pandemia: “No seguimento do estado de emergência que atravessamos, o C. R. da Golpilheira não se encontra a treinar. A equipa técnica indicou-nos alguns exercícios que podem ser realizados em casa, de forma a manter alguma atividade física e, mais importante neste momento, cumprir com o isolamento social”.


 

Nome: Irina Araújo

Número: 15

Idade: 36 anos na altura, 42 anos agora

Situação Atual: Treinadora em escalões jovens no Sporting Clube da Estrada

Dos seguidores de futsal feminino, muitos se devem lembrar de Irina Araújo. A veterana jogadora que participou no Campeonato Nacional até perto dos 41 anos. Esteve no Golpilheira desde 2006, participando assim nesses dois grandes feitos da história do clube, e retirou-se das quadras em 2017/18, merecendo até noticia especial da Zona Técnica. Atualmente é treinadora da formação do Sporting Clube da Estrada e mantem a sua prática de exercício físico em provas de atletismo representando o “Peniche a Correr”.

Sobre 2013/14, Irina afirma que “aquela época foi o culminar de muitas outras épocas... De anos a fio de trabalho árduo, como se costuma dizer de sangue suor e lágrimas, foi o retribuir ao clube tudo o que me deu... Ser campeã nacional foi realizar de um sonho individual e coletivo!”



 Nome: Carolina Costa   

Número: 17

Idade: 22 anos na altura, 27 anos agora

Situação Atual: Sem ligação a qualquer clube

Tambem muito jovem na altura Carolina chegou ao clube com alguma rodagem, depois de se ter formado na Quinta dos Lombos e de uma passagem pelo Nucleo Sportinguista de Leiria. Chegou ao clube na época anterior à desta conquista, e depois da mesma esteve no clube até 2015/16, altura em que terminou a sua carreira de futsalista. Sobre o presente de Carolina pouco sabemos, mas tivemos a informação que a mesma emigrou, sendo esta então mais uma das jogadoras da qual não obtivemos declarações, até porque foi impossível entrar em contacto com a mesma.

 

» OS GOLOS DO JOGO DECISIVO

São então estas as 12 jogadoras que terminaram essa temporada de 2013/14 que foi histórica tanto para a Golpilheira como para o futsal feminino português por se tratar dum ano de estreia dessa nova competição.

Como prometido deixamos então de seguida os golos e os festejos finais desse já distante dia 14 de Junho de 2014 que ficou para a eternidade na história do Futsal Feminino Nacional.





Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade