10 anos depois: Como o Benfica impulsionou o futsal português



Faz hoje, dia 25 de Abril de 2020, uma década desde que os encarnados, ao comando de André Lima, conquistaram a UEFA Futsal Cup, no então Pavilhão Atlântico, frente ao Inter Movistar, por 3-2 já no prolongamento. A história prolonga-se até agora e os seus intervenientes acreditam que foi um passo muito importante para aquilo que é o futsal nacional atualmente. 

A Zona Técnica esteve à conversa com André Lima, treinador das águias na altura, que considerou que “os adeptos foram o segredo da nossa vitória”, desde a Ronda de Elite, jogada no Pavilhão da Luz, recordando o dia da mítica conquista.

Zona Técnica: 10 anos depois, a conquista da UEFA Futsal Cup continua a ser sentida da mesma forma?
André Lima: É um dia inesquecível para toda a comitiva que fez parte daquela conquista e para os quase 10 mil de benfiquistas que estiveram no Pavilhão Atlântico naquele dia, também por ter acontecido no dia 25 Abril ainda mais ajudou à festa.

ZT: O que sente quando relembra esse dia?
AL: Não foi só aquele dia,  no dia anterior tivemos uma meia-final muito difícil contra o campeão italiano que, na altura, era uma equipa fortíssima, em que ganhámos 7-5, se não estou em erro.  Por isso não foi um dia, mas sim um fim-de-semana que ficou para história e o que mais relembro desse dia é que estava um ambiente diferente e fantástico.

ZT: O fator casa, mesmo que não no vosso pavilhão, foi uma mais-valia?
AL: Foi, sem dúvida nenhuma, muito importante jogar em Lisboa. O ambiente e os adeptos que foram incansáveis durante todo o jogo, aliás, os adeptos foram o segredo da nossa vitória desde a Ronda de Elite jogado no Pavilhão do Estádio da Luz. Fantásticos! 

ZT: Qual o momento que destaca dessa caminhada europeia?
AL: O momento que destaco foi a vitória sobre o campeão da Rússia, na fase de Elite da UEFA CUP, jogo que empatámos 2-2, mas a diferença de golos deu-nos acesso à final-four. Era uma das melhores equipas do mundo naquela altura. Foi um jogo muito difícil em que estivemos a ganhar 2-0, mas os russos perto do final empataram o jogo 2-2. Foi muita emoção até ao final. 

ZT: Quando sentiu que a equipa poderia vencer?
AL: Senti desde do início da época quando pedi os reforços ao Presidente. Com o grupo que já tínhamos senti que podíamos ser campeões da Europa com uma equipa quase toda formada por jogadores portugueses e com brasileiros com mentalidade à Benfica e de grande qualidade. 

ZT: Que sentimento reinava durante o prolongamento?
AL: O sentimento que reinava no prolongamento é que estávamos a ser melhores em todo jogo e que merecíamos ganhar aquele jogo. 

ZT: Lembra-se qual foi o seu primeiro pensamento aquando da conquista?
AL: Foi de pensar na minha família e amigos, que tinha a certeza que estavam a sofrer com aquele jogo. Acabei por me emocionar no fim do jogo.  

ZT: Fale-nos um pouco do espírito do plantel durante esse processo. 
AL: O espírito da equipa já vinha de há muitos anos juntos na procura daquela vitória.  Um grupo de jogadores com muita personalidade, qualidade técnica do melhor que havia e com um espírito vencedor. O sentimento que reinava era que todos sentíamos que tinha chegado o momento pelo qual todos esperávamos. 

ZT: O treino e a preparação foram feitos de forma diferente?
AL: Os treinos naquele fim-de-semana foram preparados ao pormenor, tanto no campo como nas reuniões de preparação para os jogos da meia-final e final. Mas não houve segredos, focámos muito na nossa ideia de jogo e na estratégia adotada para aqueles adversários. 

ZT: Uma década depois, mudaria alguma coisa?
AL: Não mudaria nada, tomava as mesmas opções, escolhia os mesmos jogadores e as mesmas estratégias. 

ZT: Alguns dos seus jogadores da altura ainda estão no ativo. Gostaria de ter a possibilidade de reencontrar alguns deles para os voltar a treinar?
AL: Acho muito difícil voltar a treinar alguns desses de jogadores.  Mas neste mundo nunca se deve dizer nunca. 

ZT: Sente que esse título impulsionou o futsal português?
AL: Sem dúvida que foi uma vitória que impulsionou o futsal português. Até então era o ‘quase que dava’!  Depois dessa vitória já a nossa seleção é campeã da Europa e o Sporting campeão europeu, ambas vitórias com grande quantidade. 





Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade