Ricardinho sonha retirar-se da seleção após ser campeão mundial



Ricardinho, considerado por seis vezes como o melhor jogador de futsal do mundo, admitiu hoje ter o sonho de conquistar o Mundial e retirar-se da seleção portuguesa para dar lugar aos jogadores jovens.

"Tinha planeado jogar o Mundial este ano e deixar a seleção. Sei que há muita gente que não está de acordo, como o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mas esta aposta na formação é para alguma coisa", revelou.

O ala português de 34 anos, que está de saída da equipa espanhola do Inter Movistar após sete épocas consecutivas para reforçar os franceses do ACCS Paris na próxima época, falava durante o programa em direto 'Futsal Talks', transmitido na rede social Instagram.

Ricardinho confessou o desejo em se sagrar campeão mundial por Portugal, após o Europeu conquistado em 2018 na Eslovénia e, apesar do adiamento da prova para 2021, garantiu "não conseguir abandonar a seleção sem tentar chegar a esse sonho".

O jogador explicou ter a intenção de jogar o Mundial e retirar-se, admitindo ainda estar apreensivo por chegar à prova "um ano mais velho" do que contava.

Sobre a vontade em retirar-se da seleção orientada por Jorge Braz, Ricardinho realçou que quer jogar enquanto se sentir "útil".
"Tenho que ser eu a sentir-me útil, não é o treinador. Que me adianta ir à seleção por ser útil para dois minutos, se sinto que posso jogar mais e esses dois minutos podem ser dados a um jogador da formação", sublinhou.

Ainda sobre a seleção nacional e confrontado com a estatística de ser o melhor marcador, Ricardinho confessou que apenas não quer 'bater' o recorde de 208 internacionalizações do antigo internacional Arnaldo Pereira.
"É fantástico, com goleadores máximos como André Lima, Joel Queirós ou Cardinal, ser o goleador da seleção com 139 golos, mas não gostaria de passar o Arnaldo no número de jogos, pois acho que ele merecia mais por parte da FPF", apontou.
Ricardinho contou que na final do Europeu em 2018 o antigo capitão da seleção e jogador do Benfica, Arnaldo Pereira, estava no meio do público "com um bombo" a apoiar e lhe tinha dito que se não fosse o próprio a levantar um troféu por Portugal, seria ele.

Ainda sobre o futsal português, o ala de 34 anos ex-Benfica referiu que vê o 'jogador português' muito "acomodado".
"Se, por exemplo, um jogador recebe mil euros em Portugal e tem uma proposta da Roménia de três mil euros, e vai falar com o clube em Portugal e lhe dão 1250 euros, ele fica em casa", apontou.
E acrescentou: "No desporto não há zonas de conforto. Fui para o Japão [em 2010] para batalhar, para ganhar dinheiro e enviá-lo para casa, para ajudar a minha família que tinha dificuldades".

Vídeos
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade