PROVA DE ACESSO LIGA PLACARD ÉPOCA 2020/2021 – COVID19



A FPF emitiu hoje um comunicado intitulado "Prova de Acesso Liga Placard Época 2020/2021 - Covid 19" onde se introduz novamente a alínea que tinha sido eliminada e que fez com que o Dínamo Sanjoanense fosse 2º classificado e o Caxinas 3º no raking, repondo agora a primeira versão da prova trocado as equipas novamente de posicionamento no raking, 

1. Através do Comunicado Oficial n.º 1 para a época 2019/2020, foi determinado pela Direção da Federação Portuguesa de Futebol que a mesma ocorreria entre 1 de julho de 2019 e 30 de junho de 2020.
2. Em 12 de março, a Federação Portuguesa de Futebol determinou a suspensão de todas as provas nacionais seniores de futebol e futsal, com efeitos a partir do dia 13 de março, dada a evolução da pandemia COVID-19 no nosso país e a necessidade de proteger todos os intervenientes em tais competições.
3. O país esteve em Estado de Emergência de 22 de março a 2 de maio de 2020, encontrando-se, atualmente, em Estado de Calamidade desde o dia 3 de maio de 2020.
4. Desconhece-se qual a evolução futura da situação epidemiológica em Portugal, nem durante quanto tempo durarão as medidas excecionais que vigoram atualmente no nosso país e que afetam, também, a realização de eventos desportivos.
5. Da leitura conjugada da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020 e da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-C/2020 resulta a proibição de realização de competições de Futebol e Futsal, tendo o Governo excecionado a essa proibição a Liga NOS e a final da Taça de Portugal, a serem realizadas em circunstâncias previamente definidas.
6. Em face do exposto pretende decidir a Direção da Federação Portuguesa de Futebol, a título excecional e com os fundamentos acima mencionados, proceder à alteração do formato da competição que determinará o acesso à primeira Divisão de Futsal em consonância com o disposto no nº 2 do Artigo 5ª do Regulamento do Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal e do Decreto-Lei 18-A/2020, de 23 de abril, que autorizou as federações a proceder às alterações regulamentares necessárias para dar resposta a constrangimentos causados pela emergência de saúde pública relacionada com a pandemia COVID-19, como segue:

Do Regulamento do CN II Divisão Futsal Masculino da época 2019/20 passa a constar a – PROVA DE ACESSO – que se rege pelos seguintes artigos:

LIGA PLACARD NORMA ESPECIAL COVID-19 2020/2021 Artigo 25º - A SUBIDAS
1. De forma a apurar os dois clubes do Campeonato Nacional da II Divisão Futsal Masculino 2019/2020 que sobem à Liga Placard será disputado em sistema play-off entre os 12 clubes do Campeonato Nacional da II Divisão Futsal Masculino 2019/2020 apurados para a 2.ª Fase – Apuramento para a 3.ª Fase da Prova.
2. O play-off referido no número anterior é disputado na época 2020/21, antes do início da prova oficial da Liga Placard e do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal.
3. Os 12 clubes para efeitos do play-off são ordenados através de um ranking (Anexo I), com base na classificação obtida na 1.ª Fase Campeonato Nacional da II Divisão Futsal Masculino 2019/2020 e respetivo coeficiente do número total de pontos e jogos realizados.
4. Nos casos de empate no coeficiente são aplicados os seguintes critérios:
i. O maior número de vitórias na fase da Prova;
ii. A maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, na fase da Prova
iii. O maior número de golos marcados na fase da Prova;
iv. O menor número de golos sofridos na fase da Prova;
5. O ranking determina a seguinte ordem de clubes para efeitos do play-off em apreço:
1.º SC Ferreira Zêzere
2.º ADCR Caxinas Poça Barca
3.º Grc Dínamo Sanjoanense
4.º UA Olho Marinho
5.º CD Santa Clara
6.º GCR Nun'álvares
7.º Rio Ave FC
8.º CF Sassoeiros
9.º ACD Ladoeiro
10.º FC Barreirense
11.º ABC Nelas
12.º GDC Fonsecas Calçada


6. O Play-off é disputado em três eliminatórias para apurar os dois clubes que sobem à Liga Placard.
7. Se no final do tempo regulamentar de cada eliminatória disputada a uma mão o resultado estiver empatado, é realizado um prolongamento, com duas partes de 5 minutos, em conformidade com as Leis do Jogo de Futsal, para efeito de determinação do vencedor. Quando no final do prolongamento a igualdade subsistir, os dois clubes procedem a um desempate através da marcação de pontapés de grande penalidade, em conformidade com as Leis do Jogo de Futsal para efeito de determinação do vencedor.
8. Na 1.ª eliminatória participam os clubes do ranking classificados do 5.º ao 12.º lugar, que jogam entre si um jogo, conforme sorteio.
9. Os quatro clubes vencedores da 1.ª eliminatória apuram-se para a 2.ª eliminatória.
10. Na 2.ª eliminatória participam os quatro clubes vencedores da 1.ª eliminatória e os clubes do ranking 1.º ao 4.º lugar que jogam entre si um jogo, conforme sorteio.
11. Os quatro clubes vencedores da 2.ª eliminatória apuram-se para a 3.ª eliminatória.
12. Na 3.ª eliminatória participam os quatro clubes vencedores da 2.ª eliminatória que jogam entre si um jogo, conforme sorteio.
13. Sobem à Liga Placard os vencedores dos dois jogos da 3.ª eliminatória.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade