A Casa do Benfica de Leiria, só quer que a subida lhes sorria



Viajamos agora até Leiria, capital de Distrito onde podemos encontrar as campeãs do distrital leiriense. Falamos da Casa do Benfica de Leiria que numa clara aposta feita na passada temporada em construir uma equipa competitiva conseguiu o desejado campeonato.

Se olharmos para os anos mais recentes, para além do nome do Golpilheira que anda no principal escalão feminino e até do Louriçal que já por lá passou, as equipas que mais se ouviam falar nas lides nacionais deste distrito eram NDA Vidais e Nucleo do SCP de Pombal, mas este ano a conquista sorriu mesmo a uma reestruturada CBL, que depois se viu privada de participar na Taça Nacional tão ambicionada.

Para esta época e com vista ao ataque à subida para a 2ª divisão , o conjunto que perdeu 3 peças da passada temporada, entre elas a capitã Xu, mas reforçou-se com outras tantas, tendo assim um plantel de 15 jogadoras, entre as quais 3 guarda-redes, algumas com vários anos no Campeonato Nacional que está também no palmarés de duas jogadoras desta equipa, como poderão ver de seguida:

 

GUARDA-REDES (3):

» Catarina Lopes – Catarina conta com quase toda uma carreira no Campeonato Distrital de Leiria. A guarda-redes de 26 anos começou a sua carreira pelo GRAP, passando depois pela UD Leiria, pela CCR Quinta do Sobrado e GD Carreirense, antes de se mudar para o CD Fátima, único clube onde não disputou este distrital de Leiria. Passou ainda pelo Alcaidaria, antes de chegar à Casa do Benfica em 2015, onde caminha agora para a 6ª época.

» Verónica Neves – Apesar de não ter uma carreira muito longa, a guarda-redes de 34 anos tem um feito muito interessante. Tal como algumas das atuais colegas de equipa, Verónica fez parte da primeira equipa a conquistar o Campeonato Nacional, o Golpilheira. Para além desse conjunto da Batalha, Verónica também representou o Núcleo de SCP de Leiria, estando nesta Casa do Benfica desde a passada temporada, indo assim para a 2ª época no clube.

» Mariana Rodrigues – A guarda-redes de 29 anos fez mesmo, ao contrário das duas restantes colegas de profissão a sua carreira todo no distrital leiriense. Começou no Carreirense em 2012, e após 3 anos no clube mudou-se par ao CPR Pocariça. Passou ainda pelo Núcleo do SCP de Pombal antes de chegar ao CB Leiria em 2017, clube que vai representar pela 4 época consecutiva.

 

FIXO (1):

» Marta Silva – A experiente jogadora de 30 anos, conta com uma carreira já bastante interessante. Começou o seu percurso no CR Golpilheira em 2003, e por lá se manteve até 2009, altura em que saiu para Caranguejeira onde num ano representou a UD Caranguejeira, e no ano seguinte a Academia Caranguejeira. Passou ainda pelo NS Leiria e pelo Fátima, antes duma pausa interrompida em 2017 para reforçar esta CBL, onde caminha para a 4ª temporada.

 

FIXO/ALA (1):

» Jéssica Fulgêncio – Uma das contratações para esta temporada, ela que tem mesmo a Casa do Benfica de Leira como último clube, regressando assim de uma pausa. Jéssica começou a sua carreira no Casal Velho, e passou por Quinta do Sobrado, CCE Segodim e ARC Alcaidaria, antes de chegar ao CBL em 2016, fazendo 3 épocas no clube antes dessa pausa, ela que está quase a fazer os 26 anos e que caminha agora para a 4ª época no clube.

 

ALA (5):                                                                                                                                              

» Inês Cruz – A jogadora de 28 anos tem uma carreira interessante dividida entre futsal e futebol, onde inclui por exemplo um Campeonato Nacional Universitário ao serviço do Instituto Politécnico de Santarém. Começou pelo futebol do Pataiense e passou depois muitos anos no Golpilheira. Regressou au futebol para jogar no Escola FC e no CA Ouriense, e quando voltou ao futsal foi para representar novamente o Golpilheira. Seguiu-se uma época no Pocariça e agora caminha para a 3º época nesta Casa do Benfica de Leiria.

» Rebeca Bettencourt – Uma das contratações para a nova temporada é também a jogadora com menos anos de federada nestas 15. A jogadora de 23 anos, conta no seu percurso apenas com uma temporada no CPR Pocariça, essa que foi de resto suficiente para convencer os responsáveis desta Casa do Benfica de Leiria a adquirirem os seus serviços.

» Rita Ferraz – A jogadora de 23 anos que conta com uma “carreira dual” entre jogadora e arbitra, algo que até é habitual na AFL e que levou por exemplo este CBL a perder a capitã Xu por ter subido aos nacionais, conta no que ao futsal diz respeito com uma carreira dividida entre o Golpilheira onde fez toda a sua formação e a temporada 2017/18, e esta CBL, onde jogou em 2016/17 e de 2018 em diante, caminhando assim para a 4ª temporada não consecutiva no clube.

» Beatriz Nunes – Foi no futebol do Monte Real que deu os primeiros passos em 2002, mas após duas épocas no clube e alguns anos de pausa, regressou à pratica pelo futsal do Segodim e não mais parou. Seguiram-se passagens por Carreirense, Pocariça, Nucleo do SCP de Pombal e uma nova passagem pelo Pocariça até que em 2018, a jogadora que agora conta com 28 primaveras, reforçou este CBL, que vai representar então pela terceira época consecutiva.

» Justine Barroso – Quem também vai para a terceira época consecutiva na CB Leiria é Justine Barros. A jogadora de 27 anos começou o seu percurso no GRAP, mudando-se depois para a UD Leiria antes de chegar ao Pocariça, clube que representou durante 7 temporadas. Foi mesmo desse CPR Pocariça que chegou a esta CBL, com quem agora renova por mais uma temporada.

 

PIVOT (2):

» Rita Gabriel – A jogadora também esteve nesse Golpilheira do primeiro Campeonato Nacional, e apesar de não ter permanecido na equipa até ao final, participou na competição e tem assim essa conquista no seu currículo. Agora, aos 27 anos, caminha para a 6ª época na CBL, num percurso que começou pelo Martingança antes dessa passagem pelo Golpilheira, e que teve ainda um ano no futebol do CF Belenenses.

» Carolina Francisco – A ultima renovação de quem nos faltava falar é também a jogadora mais jovem deste conjunto. Carolina Francisco tem 21 anos e até ao momento conta apenas com duas temporadas como federada, ambas no CCRD Fuas, chegando assim agora a este CB Leiria que defrontou na passada temporada ela que terá certamente mostrado todo o seu valor nos encontros contra este conjunto.

 

UNIVERSAL (3):

» Raquel Amarante – Raquel é uma das mais experientes jogadoras deste conjunto. Agora com 29 anos, esta começou a sua carreira com 11 no APA Campo Amarelo. Passou por Lugares Unidos, Ribeira Sirol, CPR Pocariça e ACRD Louriçal, antes de chegar ao CR Golpilheira em 2014. Fez 5 épocas nesse conjunto no principal escalão do futsal feminino nacional e a passada temporada rumou a este CBL onde vai então para a 2ª época.

» Fabi Silva – A segunda jogadora mais jovem desta equipa foi também uma das grandes promessas deste distrito. Aos 22 anos Fabi conta já com algumas épocas ao mais alto nível do futsal feminino nacional, ela que começou o seu percurso no Portomosense antes de chegar a esse Golpilheira onde se notabilizou. Na temporada passada, tal como Raquel Amarante e a sua atual treinadora de quem já lhe falaremos, seguiu para esta CBL, onde caminha para a 2ª temporada.

» Catarina Sousa – A jogadora de 33 anos conta com quase toda uma carreira passada no futebol. Começou no GD Monte Real, passando depois por clubes como SM Murtoense, FC “Os Belenenses” e ainda pelo GDC A-Dos-Francos antes de se mudar para o futsal em 2017, época em que representou o Alvorninha. Seguiu-se um ano na Quinta do Sobrado e agora caminha par o 2º com a camisola do CB Leiria vestida.

 

Esta é uma das equipas mais experientes desta fase do Campeonato Nacional, pelo menos no que a idade das jogadoras diz respeito, visto que têm uma média de idades de pouco mais que 27 anos.

É também um dos poucos conjuntos que conta com uma treinadora do sexo feminino, uma cara bem conhecida do mundo do futsal, Ana Correia, que nestas andanças é mais conhecida por Lu. Ela que aos 37 anos caminha para a 2ª temporada como treinadora depois de ter pendurado as sapatilhas em 2018/19 ao serviço do Golpilheira.

Caminha também ela para a segunda época neste conjunto, que foi de resto o único que treinou em termos federados, conquistando desde logo o Campeonato Distrital de Leiria, mas Lu também é treinadora da equipa feminina do IPL desde 2006, tendo conseguido levar essa equipa à final dos CNU’s.

Na sua equipa técnica, conta com Inês Mendes como treinadora adjunta, Óscar Calado como treinador de guarda-redes e ainda com os diretores André Guimarães e Vanessa Xavier.

A Zona Técnica esteve então à conversa com a treinadora desta CB Leiria, desafiando este a falar dos habituais 3 itens propostos a todos os treinadores como antevisão a esta Taça Nacional de Acesso ao Campeonato Nacional de 2ª Divisão e deixamos então de seguida as declarações de Lu:

 

 

 

ZT - Quais os objetivos para esta competição?

Lu - O principal objetivo da CB Leiria, tal como acontece com as restantes equipas que irão participar na competição, é a subida à 2ª divisão.

Independentemente das limitações e condicionantes que temos passado a todos os níveis, da dificuldade em construir um plantel que nos dê garantias para sobreviver a esta época tão atípica, o nosso foco é esse: a subida

 

ZT - O que podemos esperar da sua equipa nesta fase?

Lu - O fundamento principal do nosso projeto é proporcionar ao grupo as melhores experiências competitivas possíveis.

Queremos que todas as atletas cresçam na modalidade, que se desenvolvam e criem novas metas e objetivos.

Obviamente, o grupo seguirá esse caminho e tornará coletivos os objetivos individuais.

 

ZT - O que espera encontrar nos seus adversários:

Lu - No que à competição diz respeito, estamos completamente cientes das dificuldades que vamos enfrentar. Para além desta enorme interrupção a que todos estivemos sujeitos, e da qual ainda não despertámos bem, há o grande valor dos adversários que vamos enfrentar. São projetos já com muitos anos, consolidados, algo que nos falta ainda.

Tanto o CADE como o Paulenses contam com atletas experientes e com muita qualidade que irão dar tudo para atingir os seus objetivos. Temos o máximo respeito por todos e sabemos que, se não estivermos no nosso melhor, não teremos hipótese de atingir os nossos objetivos.

 

Esta é então a versão 2020/21 da Casa do Benfica de Leiria, que depois de na passada temporada terem destronado o NDA Vidais que já se tornava peça habitual nestas disputas, procurará agora então um lugar na recém criada 2ª Divisão da Modalidade. Terá o clube capacidade para transformar esse desejo em realidade? Deixe a sua opinião nos comentários.



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade