FIFA pondera cancelar Mundial 2021



Gustavo Munãna escreve na sua página que existem rumores de que o Mundial de Futsal de 2021 posso não se realizar. 

O jornalista espanhol escreve que "os rumores que começaram em África e seguiram para a Asia chegam agora aos continentes Americanos e Europeu.

A FIFA pondera a possibilidade de cancelar a 9ª edição do Mundial de Futsal, que deveria disputar-se na Lituânia em 2020 e foi adiado em maio para 12 de setembro a 3 de outubro de 2021. 

A FIFA estima que a situação mundial não se normalizou o suficiente para poder resolver os desafios colocados pela organização do Mundial, incluindo a viabilização das eliminatórias que ainda precisam ser disputadas na AFC (5 equipas) e na CONCACAF (4 equipas).

É o mesmo argumento usado pela FIFA para adiar os Mundias Sub-17 e Sub-20 femininas de 2021 para 2022 em novembro e as masculinas de 2021 a 2023 em 24 de dezembro. No futsal, fala-se até em um cancelamento definitivo para respeitar o Ciclo do Mundial (2024).

No dia 12 de maio, foi anunciado o adiamento do Mundial de 2020 para 2021 com apenas 13 das 24 seleções confirmadas. Na repescagem, R. Checa e Sérvia completaram a cota europeia (7). Os sérvios (15ª equipa) atrasaram o confronto final contra a Finlândia devido à Covid até 9 de dezembro.

Com 15 equipas classificadas, restam 9 para completar as 24 escolhidas. 5 são asiáticas. A AFC iria disputar a Taça da Ásia de 26 de fevereiro a 8 de março de 2020 no Turquemenistão e, finalmente, será disputada no Kuwait de 23 de março a 3 de abril de 2021 com 16 equipas.

As 4 vagas restantes correspondem à CONCACAF, que adiou o apuramento a ser disputado na Guatemala por um ano. Está programado para 1 a 10 de maio de 2021 com 20 equipas. Incerteza e ceticismo na FIFA sobre a realização de ambos os torneios de qualificação.

Junto com a pandemia e como consequência dela, a recessão económica também aparece para um possível cancelamento do Mundial na Lituânia. A drástica perda de receitas, aliada à enorme necessidade de redução de despesas, deixa o futsal diante de um abismo sem precedentes.

Não há nada oficial. Mas existe uma preocupação máxima. Embora a FIFA afirme que o risco para as competições oficiais é zero, está claro que o Mundial de Futsal pode não se concretizar-se."


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade