Zagurskas: Mundial de Futsal um evento significativo para a Lituânia



02 de janeiro de 2021
O capitão da Lituânia, Justinas Zagurskas, fala antes do Mundial de Futsal da FIFA. Zagurskas conta como chegou ao futsal e as suas expectativas para a fase final. Ele explica as vantagens e desvantagens do adiamento do torneio

O Mundial de Futsal da FIFA terá início na Lituânia em 12 de setembro de 2021. O torneio deveria ser realizado exatamente um ano antes, o que significa que a expectativa no país-sede está tornando-se cada vez mais intensa. O FIFA.com falou com o capitão de futsal da Lituânia, Justinas Zagurskas, sobre a evento em particular e o desporto em geral.

“O futsal no nosso país não é profissional - é mais semiprofissional. O Mundial de Futsal da FIFA deu um impulso para equipas e jogadores de futsal quando se trata de alcançar o status profissional. Pode sentir isso entre as equipas e jogadores quando há convocatória para a selecção nacional - todos nós viemos para trabalhar, não para fazer uma pausa. Penso que a comunidade lituana de futsal está a crescer e isso não vai parar depois do Mundial - vai continuar a crescer ”.

Como o Mundial de Futsal da FIFA mudou a imagem do futsal na Lituânia?
"Temos recebido mais atenção da mídia nos últimos tempos e mais convocatórias para a seleção nacional. Fizemos preparativos intensos e todos estavam ansiosos por esta competição, então é uma pena que o torneio tenha sido adiado para o ano seguinte devido à situação atual. Os sentimentos ainda são positivos e estamos todos motivados e prontos para dar tudo o que temos. "

O que te fez começar o futsal?
"Quando era mais jovem, jogava futebol, mas tinha alguns problemas de saúde que me impediam de continuar, por isso mudei para o futsal. Jogava futsal de vez em quando quando era criança e até ganhamos o campeonato quando eu estava na escola. Sempre fui fascinado pelo futsal quando era jovem e comecei a jogar num nível mais alto aos 16 anos. O que eu gosto no futsal é que é um desporto rápido, dinâmico, com muitos objetivos e variações táticas no set. peças. Isso realmente me fascinou e depois que comecei, não conseguia parar. "

Que tipo de experiência você adquiriu jogando contra os principais clubes de futsal europeus?
"Quando você joga contra equipas como Inter, Barcelona ou Tyumen, é uma experiência única. Um adversário de alta qualidade como eles estará no Mundial também e isso nos dará ainda mais experiência. Nos ajudará a lidar com o stresse e a emoção quando jogamos contra adversários difíceis. Jogar em clubes de ponta ajudará a nos prepararmos melhor para a próxima competição. Obviamente, todos trabalhamos muito e o treinador disse para não termos medo antes de nenhuma partida, já que os nossos adversários também são meramente humanos. Tudo pode acontecer, especialmente se estivermos todos focados em dar tudo o que temos. Tivemos bons resultados, mas ainda há espaço para melhorias. Partidas como essas nos mostraram o que ainda precisamos melhorar , tanto como jogadores quanto como treinadores. Os dois jogos que vencemos consecutivos foram históricos. Não foram apenas os resultados - mostramos caráter e colhemos os frutos do trabalho árduo que realizamos nos treinos. Foi definitivamente um verdadeiro impulsionador da confiança para todos nós. Cada jogador ' agora está focado e estaremos bem preparados para entrar no torneio."

No que diz respeito à Lituânia em geral, esta Copa do Mundo é um evento significativo - o primeiro desse tipo para o país e quem sabe se algum dia voltaremos a ter um como este.
“O Mundial ainda está muito longe e ainda temos muito trabalho pela frente, então não estou preparado para falar sobre nossas chances. O que posso dizer é que entraremos em todas as partidas dispostos a dar tudo e tentar obter um resultado positivo. Depois disso, vamos apenas ver. "

Sobre o adiamento da Copa do Mundo de Futsal ...
"Por um lado, é uma coisa boa. Temos mais tempo para nos prepararmos e corrigir os nossos erros. Por outro lado, é triste para os jogadores, pois esperamos por este evento há tanto tempo. Na temporada passada , eles tiveram que fazer sacrifícios pessoais para estarem realmente bem preparados para o Mundial e então tudo foi adiado, o que significa que os jogadores agora têm que fazer mais mudanças. Mas, no final das contas, vamos dar o nosso melhor - seja este ano ou qualquer outro. "

Como você descreveria o seu país para alguém do exterior?
"Eu recomendo que eles visitem as grandes cidades. Cada cidade tem sua própria arquitetura com muito para ver. Eu também sou um amante da natureza, então sugiro que eles visitem as várias atrações que temos no país .Para quem está planeando vir, o nosso país está repleto de vegetação com colinas, campos e parques com grandes áreas de visualização que lhe dão a chance de ver todos os pontos de beleza incríveis."

O que o Mundial de Futsal trará para a Lituânia?
"Para os jogadores, é uma boa oportunidade de se colocarem no centro das atenções. Alguns dos nossos jogadores já chamaram a atenção de clubes internacionais e estão discutindo os termos do contrato. No que diz respeito à Lituânia em geral, esta competição é um evento significativo - o primeiro desse tipo para o país e quem sabe se algum dia teremos um como este novamente. Tivemos um grande evento de basquete em 2011, mas foi o campeonato europeu. Este vai ser um torneio global - é o Mundial. Se a situação em que estamos no momento mudar, espero que muitas pessoas venham visitar a Lituânia durante o torneio. Em qualquer caso, isso aumentará os níveis de reconhecimento da nossa nação e garantirá que as pessoas conheçam o nome do nosso país em todo o mundo."

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade