Pany: "Sabemos o que queremos"



O ala luso quer “qualidade e organização” para contrariar “adversário motivado”, revelou ao FPF.PT

A Seleção Nacional de futsal cumpre esta terça-feira o segundo dia de treinos tendo em vista o arranque da qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022.
A Equipa das Quinas joga diante da Polónia no dia 29 de janeiro, pelas 20h15, no Pavilhão do Parque Desportivo de Mafra e tem nova partida diante dos polacos agendada para o dia 3 de fevereiro, pelas 15h00 (16h00 locais), em Lodz, na Atlas Arena.

Após o treino da manhã no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo, Pany deu conta de como estão a decorrer os trabalhos ao fim de três sessões de trabalho.
“Está a ser positivo. Já tínhamos saudades de estarmos todos juntos. Sabemos a responsabilidade que temos. Existe um bom ambiente, mas também uma grande concentração pois estamos aqui todos juntos com um propósito.”

O último jogo da Seleção foi a contar para o apuramento do Mundial, em fevereiro de 2020, e o próximo encontro volta a ser de qualificação, desta feita para um Europeu.

O ala que soma 47 internacionalizações considera que é muito tempo sem competir pela Seleção, mas que todos estão adaptar-se bem e a prepararem-se da melhor forma.

“Infelizmente os tempos não têm sido fáceis, mas nós todos estamos adaptarmo-nos bem. Vamos preparar-nos até ao mínimo detalhe, pois sabemos da dificuldade que vamos encontrar. É neste tipo de jogos que nós, os atletas e a Seleção Portuguesa, gostamos.”

 Em relação ao adversário espera uma equipa organizada e com objetivo de fazer frente a Portugal, que é o atual detentor do troféu.

“Por aquilo que temos visto, a Polónia é uma equipa que gosta de jogar, organizada e que também parte com o objetivo de estar presente no próximo Europeu. Logo, por isso, vão criar-nos uma dificuldade extra. Vão jogar contra o atual campeão da Europa e a motivação da parte deles, certamente, será grande e nós vamos ter de contrariá-los com a toda a qualidade que a nossa Seleção tem e com a nossa organização.”

Num modelo diferente, com jogos em casa e fora, ao contrário das qualificações anteriores (discutidas em três jogos), Pany diz gostar desta alteração.

“Pessoalmente gosto deste modelo competitivo. Aproximamo-nos da forma como são disputadas as qualificações no futebol e acho que desta forma o apuramento acaba por ser mais competitivo. Temos jogos com mais distanciamento temporal, o que nos permite ter mais tempo para nos prepararmos.”

Depois destes jogos com a Polónia, seguem-se duas partidas com a República Checa em março e dois encontros com a Noruega no mês de abril. Questionado sobre qual poderá ser o momento-chave da qualificação, Pany não tem dúvidas que o grande desafio é o próximo jogo.

“É errado pensar que a qualificação vai ficar decidida aqui ou ali, quando vamos disputar um primeiro jogo de um apuramento. É nesse jogo com a Polónia, na sexta-feira, que temos de nos focar. Temos de vencer e conquistar os primeiros três pontos. Depois desse jogo em que vamos fazer de tudo para vencer, vamos preparar-nos para o jogo na Polónia. Com os seis pontos conquistados nesta jornada dupla é que podemos começar a pensar nos outros adversários. Seria um erro começar com a calculadora na mão. Sabemos o que queremos, onde queremos estar e o que temos de fazer para lá chegar. Este é o momento de preparar o jogo com a Polónia. Depois iremos descansar, rever tudo o que fizemos de bem e de menos bem para então sim preparar o segundo jogo. É dessa forma que temos de pensar. Com o tempo, a equipa técnica irá preparar os jogos diante do próximo adversário.”



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade