Tiago Brito: “Mostrar em campo a nossa qualidade”



O ala da Equipa das Quinas defende que é preciso mostrar sempre no terreno do jogo o porquê de se ser favorito, revela ao FPF.PT

A Seleção Nacional de futsal cumpre, esta quarta-feira, o seu quinto treino no âmbito da preparação para o arranque da qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022.
A Equipa das Quinas concentrou-se no domingo e depois de dois treinos no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo e outros dois em Mafra, treinará pelas 17h30 novamente no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra, o palco dos jogos de qualificação em solo luso.

O primeiro jogo é diante da Polónia e Tiago Brito, em declarações ao fpf.pt, não quer desviar o foco desse jogo.

“Temos estado a treinar bem. Estamos a preparar-nos ainda mais. O foco está agora no jogo de sexta-feira e no nosso principal objetivo que é conseguir a vitória no arranque desta qualificação e neste regresso aos jogos da Seleção, que tanto ansiávamos. Só depois deste jogo, pensaremos no próximo encontro. Neste momento o foco está todo em conquistar os primeiros três pontos na sexta-feira.”

Depois de um último jogo pela Seleção, a 3 de fevereiro de 2020, diante de Itália, na qualificação para o Campeonato do Mundo, o ala que conta com 79 internacionalizações não esconde que existe alguma ansiedade no grupo por este regresso.

“Estamos quase um ano sem jogar na Seleção e é sempre bom podermos voltar a jogar em representação do nosso país. Para nós é sempre melhor ter jogos, do que apenas estágios. Os estágios são muito importantes, como é óbvio, mas o que gostamos mais é de jogar. É isso que nós queremos e estamos preparados para a competição. Apesar desse último jogo já estar longe, os estágios têm sido importantes para estarmos juntos. Estamos habituados a jogar juntos em estágios anteriores e por isso não vai ser uma novidade e julgo que estamos muito bem preparados para estes jogos. É verdade que já existe um pouco de ansiedade, mas a e experiência diz-nos que ela desaparece ao fim de uns minutos em campo - quando a bola começa a rolar e com o decorrer do jogo.”

Tiago Brito vê com bons olhos a alteração dos moldes competitivos, com jogos em casa e fora, quando anteriormente as qualificações do futsal eram efetuadas de uma forma concentrada em apenas três jogos para cada seleção,  num único país.

“Estou de acordo com essa alteração e parece-me justo que todas as seleções tenham a oportunidade de jogar em casa, ao contrário do que acontecia numa concentração concentrada, num só local. Considero esta alteração um avanço para a competição e para a modalidade. Acho positivo e saudável, pois estamos a profissionalizar mais a nossa modalidade. Vejo com bons olhos esta alteração.”

Em relação às vantagens ou desvantagens que as seleções ditas mais fortes podem ter, Tiago Brito garante que cabe a cada uma das seleções, mostrarem dentro de campo essa força.

“Se existe uma Seleção teoricamente mais forte, vai ter sempre de o provar em campo – seja em casa ou fora. Esse favoritismo teórico tem de ser depois comprovado. Vamos ter de provar em campo o porquê de sermos considerados favoritos. Se o não o provarmos de nada serve dizer-se que somos favoritos. Julgo que é bom para nós podermos ser considerados favoritos como campeões da Europa, porque gostamos dessa pressão positiva de ter de mostrar, em campo, a nossa qualidade.”

A Equipa das Quinas joga diante da Polónia no dia 29 de janeiro, pelas 20h15, no Pavilhão do Parque Desportivo de Mafra e tem nova partida diante dos polacos agendada para o dia 3 de fevereiro, pelas 15h00 (16h00 locais), em Lodz, na Atlas Arena.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade