Presidente alerta que há "falta de rigor no cumprimento das medidas restritivas"



O Presidente da República propôs ao Parlamento a renovação do estado de emergência até 14 de fevereiro, que será votada esta quinta-feira.

"A situação de calamidade pública provocada pela pandemia covid-19 continua a agravar-se, fruto, segundo os peritos, da falta de rigor no cumprimento das medidas restritivas, bem como de novas variantes do vírus SARS-CoV-2, que tornam ainda mais difícil a contenção da disseminação da doença", diz uma nota no site da presidência.


A renovação do estado de emergência tem a duração de 15 dias, iniciando-se às 00h00 do dia 31 de janeiro de 2021 e terminando às 23h59 do dia 14 de fevereiro de 2021, sem excluir novas renovações.

No decreto do Presidente, está presente uma sugestão de Rui Rio: que possam ser chamados médicos ou enfermeiros reformados.
"Podem ser mobilizados para a prestação de cuidados de saúde quaisquer profissionais de saúde reformados e reservistas ou que tenham obtido a sua qualificação no estrangeiro."

Tal como tinha sido adiantado pelos partidos, este decreto admite a hipótese do encerramento de fronteiras, ou da suspensão e limitação das "chegadas de certas origens", como aconteceu hoje com o Brasil, "impondo a realização de teste de diagnóstico de SARS-CoV-2 ou o confinamento compulsivo de pessoas em local definido pelas autoridades competentes".


Também como já tinha sido adiantado pelos partidos, o decreto deixa antever o regresso do ensino à distância. E especifica ainda que o Governo tem poderes sobre "em qualquer nível de ensino dos setores público, particular e cooperativo".
"Podem ser impostas pelas autoridades públicas competentes (...) as restrições necessárias para reduzir o risco de contágio e executar as medidas de prevenção e combate à epidemia, nomeadamente a proibição ou limitação de aulas presenciais, o adiamento, alteração ou prolongamento de períodos letivos, o ajustamento de métodos de avaliação e a suspensão ou recalendarização de provas de exame."

Marcelo Rebelo de Sousa garante que a renovação vai "permitir ao Governo tomar as medidas mais adequadas para continuar a combater esta fase da pandemia".
"A capacidade hospitalar do País está posta à prova, mesmo com a mobilização de todos os meios do SNS, das Forças Armadas, dos setores social e privado, pelo que não há alternativa à redução de casos a montante, que só é possível com a diminuição drástica de contágios, que exige o cumprimento rigoroso das regras sanitárias em vigor e a aplicação de restrições de deslocação e contactos."


O decreto será discutido e votado esta quinta-feira no Parlamento, tendo já aprovação assegurada, graças aos votos favoráveis do PS e do PSD.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade