Portugal e Rep. Checa empatam em Lodz



A Seleção Nacional de Futsal masculino recebeu, este sábado, a República Checa, numa partida a contar para o Grupo 8 da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2022, a realizar-se nos Países Baixos. Este jogo realizou-se na Atlas Arena, em Lodz, na Polónia, devido à pandemia da COVID-19.

Frente à congénere checa, a equipa das quinas apenas consentiu uma derrota nos 8 jogos realizados anteriormente, albergando 7 vitórias. Em jogos oficiais, a vantagem portuguesa é clara: 3 vitórias em 3 jogos.

Para esta partida, Jorge Braz alinhou com Edu Sousa, Miguel Ângelo, Bruno Coelho, Erick Mendonça e João Matos, que jogou pela primeira vez com a braçadeira de capitão, face à ausência forçada de Ricardinho. É de realçar que Pany Varela chegou às 50 internacionalizações e, em sentido oposto, Zicky Té estreou-se pela seleção nesta partida, substituindo o lesionado Cardinal.

Numa primeira parte de grandes emoções, a República Checa colocou-se a vencer (0-1) logo aos 4 minutos, por intermédio de Michal Seidler, que aproveitou uma falha defensiva para inaugurar o marcador O ala do Interobal chegou, com este tento, aos 95 golos em 120 internacionalizações. O Campeão Europeu esboçou, de imediato a sua resposta (1-1) e, após um canto na esquerda, Bruno Coelho passou para interior da área e Pedro Cary amorteceu de calcanhar para Miguel Ângelo atirar rasteiro, de primeira, para o fundo da baliza de Gercák, fazendo assim o seu sétimo golo na Seleção A.

Aos 8 minutos, David Drozd recuperou o esférico em posição central e, em esforço, conseguiu fazer o passe para a esquerda, onde apareceu Matej Slovácek a rematar para o 1-2. Todavia, foram precisos apenas 23 segundos para Portugal voltar a empatar a partida (2-2)! Pany Varela recebeu a bola em posição frontal, ainda longe da baliza, não se fez rogar e rematou rasteiro para o canto inferior direito da baliza checa. Sétimo golo em 50 internacionalizações para o jogador do Sporting. Até ao intervalo, a Seleção Nacional esteve por cima, muito por culpa da estratégia defensiva checa sem privilegiar a posse de bola e a apostar em saídas rápidas para o ataque, mas sem conseguir converter essa superioridade em golos. Ao intervalo registava-se uma igualdade a duas bolas, com Portugal a liderar em remates (22-12), remates enquadrados (10-4) e em cantos (9-3). Destaque para as exibições de Miguel Ângelo e Pany Varela.

A partida foi retomada na Atlas Arena e Jorge Braz procedeu a alterações na baliza nacional: Vitor Hugo entrou para o lugar do amarelado Edu Sousa e chegou à 66.ª internacionalização A. A República Checa manteve o plano de jogo dos primeiros 20 minutos, permanecendo com as linhas baixas e a explorar os contra-ataques. Porém, aos 28 minutos, Portugal conseguiu mesmo desfazer a igualdade (3-2). Tiago Brito arrancou pela direita e fintou um adversário, a bola acabou por sobrar para o guarda-redes checo que, pelo chão, desviou o esférico contra o jogador do Benfica, ressaltando depois para Fábio Cecílio fazer o seu 20.º golo de quinas ao peito.

Os checos subiram as linhas e, quatro minutos depois, repuseram a igualdade no marcado (3-3). David Drozd cobrou uma reposição lateral do lado esquerdo do seu ataque e serviu Michal Holý que, de longe, atirou certeiro para o fundo das redes de Vitor Hugo, que foi mal batido. Aos 38 minutos, Pavel Drozd arrancou pela esquerda, serviu o irmão David Drozd, este rematou de pronto, mas Vitor Hugo negou o golo com uma grande defesa. No minuto seguinte foi a vez de Fábio Cecílio desferir um forte remate, embora sem a melhor direção. O árbitro apitou pela última vez e Portugal empatou pela segunda vez nesta fase de qualificação.

Com este empate – o primeiro entre as duas seleções –, Portugal permanece no segundo lugar do grupo, agora com 5 pontos. Já a República Checa mantém a liderança com 7 pontos somados em 3 jogos. Na próxima terça-feira, as duas equipas voltam a medir forças na Atlas Arena, desta feita às 14 horas portuguesas.

 

Foto: FPF


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade