Capitão da seleção brasileira, Rodrigo, diz que gestão da CBF muda o rumo do futsal: "Pelo jeito, agora vai"



Um dos principais articuladores de mudança no controlo da seleção de futsal, fixo campeão do mundo em 2012 está animado: "Esperamos uma estrutura melhor"

Às portas do Mundial de futsal - programado para ser disputado em setembro, na Lituânia -, a seleção brasileira terá uma mudança significativa fora de quadra. Desde a última quarta-feira, a gestão das seleções masculina e feminina é feita pela CBF, que assume o posto da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

Em crise financeira e com dificuldades para conseguir novos patrocinadores e até mesmo para bancar particulares, viagens e deslocamento dos jogadores, a CBFS concordou em abrir mão da gestão da seleção brasileira, que agora terá a CBF como interlocutora com a Conmebol e a Fifa.

A mudança, porém, restringe-se à gestão das seleções masculina e feminina. Os campeonatos continuarão sendo controlados pela CBFS, que seguirá com a autonomia financeira e jurídica sobre o futsal. Em 2017, a CBF chegou a fazer uma cogestão do futsal com uma empresa de marketing, mas a parceria durou menos de seis meses.

Capitão da seleção brasileira e um dos principais jogadores de futsal do mundo na atualidade, o fixo Rodrigo avaliou positivamente a mudança. O jogador foi um dos articuladores nas negociações envolvendo as entidades.

– Pelo jeito agora vai, né? A seleção será comandada pela CBF novamente, a gente sabe da crise que vivia a CBFS. O presidente Madeira pegou um barco muito difícil, largado que estava. A CBF tomando conta de novo, pelo menos estruturalmente, as coisas vão melhorar muito. Passagens, hospedagem, quadra e todas as coisas – disse Rodrigo.

É um marco muito importante no futsal, o esporte muda e a gente espera que a mudança seja para todos. O futsal está feliz, é um dia feliz para o esporte
— Rodrigo Hardy
As principais mudanças devem acontecer fora de quadra. O custo do deslocamento dos jogadores, a estadia em hotéis melhores e a logística para a disputa de particulares e competições serão padronizados pela CBF. Dentro de quadra, a mudança mais significativa será no equipamento, que será do mesmo fornecedor do futebol.

– É o mínimo que a gente espera, como é no campo. Quando vamos para uma seleção brasileira, esperamos o melhor. É uma responsabilidade muito grande, é um prêmio na vida do cara. Então esperamos uma estrutura melhor para treinos, para o Marquinhos trabalhar para a gente chegar com condições de sermos campeões do mundo. Em uma conversa que tive com o Caboclo falei que queria ser campeão do mundo e precisava de estrutura. Ele disse que gente teria e é o mínimo que esperamos – disse o capitão da seleção brasileira.

Programado para ser disputado no ano passado, o Mundial de futsal acabou sendo adiado pela Fifa em virtude da pandemia de Covid-19. A competição foi remarcada e está prevista para ser disputada em setembro, na Lituânia.

Maior campeão da Copa do Mundo de futsal (1982, 1985, 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012), o Brasil amargou a pior participação em 2016, quando acabou eliminado pelo Irão nos oitavos de final, no jogo que marcou a despedida oficial de Falcão da competição. O resultado foi reflexo direto nos bastidores turbulentos vividos pelo futsal na época.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade