RFRF abre uma nova frente com o futsal exigindo garantias de 60.000 euros para competir



O primeiro e o segundo clubes representados na LNFS contestaram as regras de competição da federação, garantindo que "seria muito difícil pagar" esta taxa após a crise. Além disso, denunciam "interferência" na propaganda da liga.

Confusão à vista no futsal espanhol. Mais uma. Após as reclamações sobre os direitos audiovisuais e os patches nas camisolas, a última decisão da Real Federação Espanhola de Futebol (Rfef) voltou a encontrar a rejeição unânime dos clubes Lnfs. E não se trata de outra questão que a obrigação de apresentar uma garantia na Primeira e Segunda Divisão, equivalente a 10% da despesa e com um mínimo de 60.000 euros. "Para alguns clubes, será muito difícil pagar agora, após a crise", apontaram eles, de dentro da federação, ao 2Playbook.

Esta medida é nova, nunca antes foi exigida uma garantia das equipas. “Em um ano como este, com as complicações que tiveram para manter patrocínios, a perda de receita por falta de público ... Não é normal”, denunciam junto ao meio ambiente dos clubes, que contestaram o regulamento , as normas regulamentares e as regras de concorrência apresentadas pela federação.

Nele, o endosso não será solicitado apenas aos clubes da Primeira Divisão. Na Segunda, também serão solicitados 10% dos gastos da temporada passada, com um mínimo neste caso de 15 mil euros. Mais um buraco na capacidade de investimento destes clubes, que na maioria dos casos não ultrapassam o meio milhão de euros de receitas.

Por outro lado, a Rfef, organizadora da competição, também manteve várias medidas após a pandemia em que os Lnfs vinham trabalhando, mas que foram projetadas "com maior flexibilidade". Este é o pedido para ter um pavilhão coberto para 2022-2023 com um mínimo de 2.000 espectadores. “Muitos são distritos municipais”, lembram.

O Lnfs vai distribuir 1,43 milhão por TV em 2021-2022 e desafia a regulamentação apresentada pela Rfef

Uma das reclamações mais repetidas do Lnfs é a "interferência" que, segundo eles, a federação vem fazendo nas principais competições de futsal há várias temporadas. Neste sentido, as bases apresentadas pela federação incluem, por exemplo, um orçamento mínimo: no primeiro escalão, o ponto de partida é 300.000 euros, enquanto no segundo, 75.000 euros seriam suficientes.

Segundo várias fontes consultadas por aquele meio, a federação “sugere que têm o poder de impor uma taxa de inscrição”, questão que intimida as equipas, atingidas pelo Covid. O Lnfs, onde estão presentes a maior parte dos clubes da Primeira e Segunda Divisões, fechou 2020-2021 com um pequeno défice, inferior a 40 mil euros.

 

Televisão em alta aguarda resolução judicial

Para esta próxima campanha, o orçamento aprovado na semana passada é ligeiramente superior a 1,9 milhões de euros. No entanto, os direitos audiovisuais têm grande relevância neste plano de negócios a curto e médio prazo. Este é o grande carro-chefe entre o Lnfs e o Rfef.

Na verdade, uma frente legal foi aberta desde novembro passado entre o Lnfs e a Rfef a esse respeito. A associação mantém um acordo até 2023 com a LaLigaSportsTV. Após 297 jogos transmitidos ao vivo nesta última campanha, entre OTT, GOL e canais regionais, o parceiro audiovisual do grosso dos clubes da liga ficou satisfeito na assembleia geral: “Triplicamos o número de transmissões em relação à temporada passada ano e as audiências aumentaram 50% ”, destacou Jaume Zorita, diretor de conteúdo da OTT da LaLiga, no recente encontro do Lnfs.
movistar inter burela lnfs 20 21

Relacionado
A Lnfs exporta sua marca para fora da Espanha: alia-se à liga inglesa para impulsionar seus negócios

A federação, conforme estipulado no seu regulamento que rege o concurso, “é da competência exclusiva da Rfef a comercialização centralizada de todos os direitos de transmissão audiovisual ligados às competições”. Os clubes negam, alegando que esses direitos pertencem a cada uma das equipes participantes. É algo endossado repetidamente pela Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (Cnmc), e que até a nova Lei do Esporte inclui.

Este assunto está sendo processado e aguarda resolução. Essa reclamação, feita na temporada passada, inclui também os times que saíram do Lnfs e contribuíram com seus direitos audiovisuais para a Rfef, que os repassou para a Rtve e seu canal temático Teledeporte.

“Romperam um contrato já assinado”, apontam a associação. Os clubes envolvidos são Movistar Inter, Burela, Peñíscola, Ribera Navarra e Jaén, que não recebe receita de televisão do acordo Lnfs com a LaLiga em 2019.

No que se refere à aliança com a LaLiga, a Rfef solicita ainda nas bases o pedido de autorização expressa da federação de “publicidade de outras competições, associações ou entidades desportivas relacionadas com o futsal a nível internacional, nacional ou local”. Um ponto que é “uma interferência total, agora vão querer regular até o patrocínio?”, Gritam do futsal.

Entre os patrocinadores do Lnfs, além da LaLiga, nesta próxima temporada seguirá Joma e BeSoccer, os três principais parceiros comerciais da competição. Um Lnfs que também está se internacionalizando, oferecendo suporte de marketing e gestão às ligas locais da Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Liga Báltica.
Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade