Cinco jovens iluminando a Lituânia. Zicky em destaque.



- Youssef Jouad

Marrocos chegou à Lituânia depois de perder todas as seis partidas do Mundial de Futsal da FIFA. Chegaram à Lituânia, no entanto, com um jovem de 21 anos que o técnico Hicham Dguig sabia que seria fundamental para rasgar essa sequência.

Jouad não roubou as manchetes na vitória de 6-0 sobre as Ilhas Salomão na abertura da cortina, mas abriu o marcador e foi, sem dúvida, o melhor jogador, tanto no empate de 1-1 com a Tailândia quanto no de 3-3 com Portugal. Excelente ofensiva e defensivamente, o ala certamente tem um futuro brilhante. O presente incluirá uma viagem aos quartas de final?

“Ele é um jovem jogador empolgante, é versátil e joga com liberdade, embora tenha demonstrado aqui o que seu verdadeiro potencial pode ser”, disse o instrutor de futsal da FIFA Graeme Dell. “Chegar a uma Copa do Mundo como o jogador mais jovem do seu time cria grandes expectativas, mas ele já apoiou a fé que Hicham Dguig depositou nele. O futsal precisa encontrar seus próximos modelos de comportamento e Jouad tem a oportunidade de ser um deles ”.


- Leozinho

Ele pode se encolher ao ouvir isso, mas se Leozinho continuar liberando feitiçaria hipnotizante, eles não vão parar de chamá-lo de ‘O novo Falcão’.

O golo contra o Panamá - com o guarda-redes sobre si, onde intuitivamente puxou a bola de volta e jogou sobre ele - atraiu grandes aplausos de todos dentro da Arena Klaipeda. A lambreta patenteada que passou por dois panamenhos fez com que toda a multidão se levantasse.

“Ele é o futuro do nosso desporto”, disse o capitão Rodrigo ao FIFA.com. “Eu tenho o privilégio de jogar com ele no Magnus. Ele pode fazer coisas de tirar o fôlego com a bola. Ele tem um potencial magnífico. ”

- Khusniddin Nishonov

O Uzbequistão precisava da vitória sobre o Egito para ter qualquer chance de chegar à fase eliminatória. Nishonov colocou-os a caminho depois de apenas dois minutos, de alguma forma fundindo o trovão com o cacho. As suas infalíveis capacidades defensivas destacaram-se para manter a contagem regressiva de golos dos oponentes e ajudar os Lobos Brancos a fazerem história.


“Ele é muito bom em situações de um contra um”, disse o instrutor de futsal da FIFA Miguel Rodrigo. “Ele tem uma boa chance, como vimos contra o Egito. Ele é o futuro, mas também o presente da seleção do Uzbequistão, já estabelecida entre as cinco titulares. Ele é um jogador com quem você pode apostar na quadra. ”

- Nguyen Van Hieu

Pronto para um fato surpreendente? Quando o último  Mundial de Futsal da FIFA aconteceu, Van Hieu nunca havia praticado o desporto. Começou em 2018, foi internacional do Vietname apenas 12 meses depois e agora está deslumbrante na Lituânia 2021.

E o ala que parece tinha velhos profissionais sentindo a sua idade na quinta jornada. Van Hieu frustrou um ataque do Panamá com um excelente tackle dentro do próprio meio-campo, passou por toda a extensão da quadra, deu de ombros para dois desafios, contornou o guarda-redes e cortou a bola de um ângulo agudo.

“Van Hieu é o talento do futsal vietnamita”, disse o técnico Pham Minh Giang ao FIFA.com. “Sua filosofia de jogo é muito atual. Ele é um jogador muito promissor. ”

- Zicky


O pivô chegou à Lituânia com uma reputação gigantesca a justificar: havia acabado de se tornar o primeiro adolescente a marcar numa final da Liga dos Campeões da UEFA Futsal e derrotou Ferrao e Douglas Junior para ganhar o prémio de melhor jogador da competição. Agora com 20 anos, ele está totalmente à altura disso.

Implacável de costas para a baliza, ostentando pernas de aranha do mar, que se inclinam por aberturas inexistentes para roubar a bola, e hábil para um jogador da sua estrutura, Zicky destacou-se na vitória de Portugal por 4-1 sobre a Tailândia e no empate por 3-3 com Marrocos .

“Eles chamam-no de 'miudo' (garoto) em Portugal, mas ele é definitivamente um homem na quadra”, disse Taynan ao FIFA.com. "Ele está impressionando muito com a sua habilidade física e técnica. Ele vai surpreender muita gente neste torneio."

FIFA.COM


Vídeos
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade