Até ao fim... com muito sofrimento



Esta sexta-feira marcou o regresso de Portugal à Zalgiris Arenas, em Kaunas, numa partida dos Oitavos de Final do Campeonato do Mundo 2021, diante da congénere sérvia. Neste duelo entre duas das seis seleções europeias qualificadas, a formação de Jorge Braz superiorizou-se com muito suor e sofrimento e defronta Nuestros Hermanos nos Quartos.

Para esta partida, Jorge Braz – que na antevisão destacou o jogo físico dos sérvios – alinhou com Bebé; Fábio Cecílio, João Matos, Bruno Coelho e Ricardinho de início, deixando de fora, novamente, André Sousa e Pauleta. Já Dejan Majes apostou no cinco composto por: Miodrag Aksentijevic; Ninoslav Aleksic, Dragan Tomic, Jovan Lazarevic e Slobodan Rajcevic A arbitragem esteve a cabo da dupla sul-americana composta por Daniel Rodriguez (Uruguai) e Dario Santamaria (Argentina).

Naquele que foi o primeiro jogo oficial em Mundiais entre estas duas seleções, Portugal entrou melhor, com claro ascendente sobre o adversário, mas o golo só apareceu na reta final da primeira parte (1-0). Aos 14’, Ricardinho recupera a bola na área de Portugal, conduziu a contraofensiva até ao último terço, onde tocou à direita para André Coelho que, por sua vez, devolveu o passe para o mágico finalizar com categoria! 141.º golo de Ricardinho ao serviço do nosso país.

Este golo acabou por “soltar” o coletivo e, praticamente na jogada seguinte, Ricardinho desferiu um passe fulcral que isolou Bruno Coelho, que perante a saída de Miodrag fez-lhe o chapéu, mas a bola acabou por esbarrar na barra da baliza. Os jogadores continuaram galvanizados e, no minuto seguinte, Ricardinho encontrou André Coelho na profundidade, este tocou para o meio para Erick que, com um passe de rotura, devolveu a bola para o jogador do Barça fazer o 2-0. Golo 21 do fixo/ala de 27 anos, terceiro neste Lituânia’21. Até ao intervalo, o resultado não sofreu mais alterações e a equipa das quinas estava mais perto dos Oitavos, depois de se revelar superior ao adversário. Eis as estatísticas: 42-58 % de posse de bola; 20-10 remates; 8.5 remates à baliza; 5-6 defesas; 7-2 cantos.

A abrir a segunda parte, Lazarevic atirou a bola ao poste esquerdo da baliza de Bebé, após uma grande jogada individual. A Sérvia continuou a criar perigo e, aos 23’, Jovan Lazarevic apareceu solto no lado direito e desferiu um grande remate de trivela para o 2-1. O 9 acreditava na reviravolta e pedia cabeça aos seus companheiros, depois de marcar pelo terceiro jogo seguido neste Mundial. Dois minutos depois, Kocic apareceu a rematar em posição frontal, mas Bebé negou o empate com uma boa defesa. E eis que, aos 28’, Lazarevic cobrou um livre e atirou diretamente à baliza, a bola passou pela “muralha” defensiva e acabou no fundo das redes. 2-2 no marcador e a crença do sérvio a vir ao de cima.

Nos minutos seguintes, os últimos do tempo regulamentar, tanto Portugal como a Sérvia criaram perigo nas duas balizas e dispuseram de boas ocasiões de golo, mas o empate persistiu e o primeiro prolongamento deste Mundial lá apareceu. Na contenda seguinte, Erick sofreu falta de Tomic aos 2’ e a Sérvia ficou, desde cedo, “tapada” em faltas.

Aos 42 minutos, Portugal chegou ao 3-2 e colocou-se, finalmente, no comando do marcador – novamente. Numa jogada individual de Pany Varela junto ao flanco esquerdo, o jogador do Sporting fletiu para dentro e, após várias tentativas, atirou para o golo! Este foi o décimo primeiro golo do ala pela Seleção. No minuto seguinte, Ricardinho cobrou um canto na direita, a bola foi pelo ar ao encontro de Erick que, de primeira, fuzilou as redes e fez o 4-2! A bola desviou ainda em Pany que, de acordo com a FIFA, foi o autor deste golo.

Na segunda parte do prolongamento, o selecionador sérvio apostou em Kocic como guarda-redes avançado e a Sérvia esteve perto de reduzir a desvantagem. A dois minutos do fim, cruzamento de Lazar na direita, a bola bateu no braço de João Matos e o selecionador sérvio pediu o Video Support. No entanto os árbitros não consideraram ser suficiente para infração. No seguimento desta decisão, Aksentijevic dirigiu-se aos árbitros de forma imprópria e foi expulso. A 40 segundos do fim, Lazarevic aproveitou uma desconcentração da defesa portuguesa e rematou de longe, a bola desviou em Rakic, enganou Bebé e acabou no fundo das redes (4-3). Nos segundos finais, os portugueses ainda sofreram a bom sofrer com a Sérvia a dispor de situações de perigo, mas o passaporte para os Quartos estava consumado.

Com esta vitória suada, a equipa de Jorge Braz - que hoje viu a sua filha fazer 17 anos, comemorados com este triunfo - está entre as oito melhores seleções do mundo e vai defrontar a Espanha, numa partida que vai reeditar a última final do Campeonato da Europa, conquistado pela seleção nacional. Este jogo disputar-se-à na próxima segunda-feira, às 15h30, e poderá ser acompanhado ao segundo no seu site de futsal. Esperamos por si!

 

Imagem: FPF



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade