André Sousa " A equipa mais competitiva, que tiver a mentalidade mais positiva e mais vencedora, sairá vitoriosa do encontro”



O guarda-redes André Sousa considerou hoje que a diferença entre a seleção portuguesa de futsal e a congénere de Espanha já não é tão grande, esperando uma partida “decidida nos pormenores”, nos ‘quartos’ do Mundial. “Penso que, há uns anos, a diferença entre as duas seleções poderia ser maior. Hoje, não acho que haja essa diferença. Com toda a certeza será um jogo equilibrado, que irá ser decidido nos pormenores. A equipa mais competitiva, que tiver a mentalidade mais positiva e mais vencedora, sairá vitoriosa do encontro”, realçou, em declarações ao sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), após a chegada a Vilnius.

André Sousa acredita que o conjunto orientado por Jorge Braz está a fazer um torneio “em crescendo” e apelou à manutenção dos padrões exibicionais durante o duelo ibérico, na reedição da final do Europeu de 2018, conquistado pela equipa das ‘quinas’. “Temos vindo a fazer um Mundial em crescendo a nível exibicional. Acho que nos estamos a apresentar cada vez melhor e a ideia é manter estes padrões exibicionais, pois só assim conseguiremos bater uma forte seleção, como o é a espanhola”, indicou.

O jogador do Benfica, de 35 anos, integrou o grupo apenas na véspera da partida para a Lituânia, já depois de um mês de estágio dividido entre Rio Maior e Viseu, devido à infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença covid-19, contraída por Edu Sousa. “É importante contextualizar e perceber a realidade. Percebo a minha posição e estou aqui para ajudar, seja dentro como fora de campo. Não tenho sido opção, o que é completamente compreensível, e ajudarei, tanto dentro como fora de campo. Estarei aqui para ajudar o grupo a manter os nossos objetivos intactos e fortes, como temos feito até agora”, sublinhou André Sousa, que tem ficado ausente das fichas de jogo.

Quase a somar 100 internacionalizações pela seleção – tem 97 jogos -, André Sousa apontou que a experiência o ajuda a lidar com os momentos bons e maus, bem como “a manter a calma, a tranquilidade e a perceber que tudo isto faz parte do desporto”.

A comitiva portuguesa viajou hoje de Kaunas, onde bateu a Sérvia por 4-3, após tempo extra, nos oitavos de final do Mundial, até à capital da Lituânia, Vilnius, cidade que vai acolher o jogo dos ‘quartos’ frente à Espanha, que venceu a República Checa, por 5-2.

Fotografia - GettyImages



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade