João Matos "Desde que consigamos cumprir com o plano de jogo e que cada um de nós faça bem a sua tarefa, a vitória vai cair para o nosso lado e vamo-nos manter aqui na Lituânia"



No final do treino oficial de adaptação à Vilnius Arena, na capital lituana, João Matos sublinhou a felicidade do grupo por alcançar os "quartos" do torneio, após superar a Sérvia nos "oitavos", por 4-3, após prolongamento, estando conscientes da dificuldade de derrotar a Espanha, embora a confiança num bom resultado se encontre no topo. "Desde que consigamos cumprir com o plano de jogo e que cada um de nós faça bem a sua tarefa, a vitória vai cair para o nosso lado e vamo-nos manter aqui na Lituânia", assegurou o jogador de 34 anos, que considera que a diferença de valor entre as duas equipas ibéricas esteja bem menor comparativamente a anos anteriores.

No histórico de confrontos entre Portugal e Espanha, que já se defrontaram 29 vezes, o saldo é tremendamente favorável aos espanhóis, vencedores em 23 ocasiões, com os restantes encontros a saldarem-se por quatro empates e dois triunfos dos lusos, o último dos quais na final do Europeu de 2018, na Eslovénia, por 3-2, após tempo extra. "Vai ser sempre equilibrado. Quando cheguei aqui, em 2010, a diferença era maior. [Temos de ter] Atitude adequada, controlo emocional, muita pressão sobre a bola, muita confiança e atrevimento ofensivo", indicou, dando a "receita" para o encontro.

Sobre o adversário, João Matos entende que a Espanha tem "uma seleção diferente" em comparação aos últimos anos, em que "deslumbrava em termos táticos e de organização", jogando agora um jogo "mais objetivo e técnico, com jogadores muito ágeis", alertando para a letalidade no último terço do campo, onde apresenta "alas extremamente desequilibradores" e "dois pivôs num grande momento de forma".

"Não há muito tempo de preparação. Há que olhar muito para nós e para o que podemos causar à Espanha, em que momentos do jogo e de que forma. Vai-se definir em pequenos detalhes. Num momento de competição destes, é isso que vai fazer a diferença. Depois, ter algum alerta para o que a Espanha nos vai fazer", explicou o fixo.

No início do treino, João Matos esteve à conversa com o selecionador Jorge Braz, apontando para a perna, mas garantiu que estará apto fisicamente para a partida: "Não estou nos melhores dias, mas, se for para rasgar, é para rasgar. Que seja agora".

Portugal e Espanha defrontam-se às 17:30 (15:30 em Portugal continental) de segunda-feira, em jogo a contar para os quartos de final do Mundial de futsal, na Vilnius Arena, na capital da Lituânia. O vencedor do encontro defrontará, nas meias-finais, o Irão ou o Cazaquistão.

fotografia - GettyImages


Vídeos
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade