À terceira jornada, o poker de Willian Carioca



Já vamos na terceira jornada na Liga Placard e juntamos, a ela, três clubes absolutamente invictos no topo da tabela classificativa: Sporting, Fundão e Quinta dos Lombos. Vamos, então, a mais um resumo da jornada, que desta vez decorreu a meio da semana.

Sporting – Portimonense: Vitória chegou tranquila

O primeiro jogo do dia foi o duelo entre leões e albinegros. Como segundo – e último castigo – o encontro decorreu no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo e acabou em 4-1 para o Sporting. Ainda que com dificuldades em desbloquear e na eficácia, sem o goleador Cavinato por castigo, foi Guitta a assumir essa posição. Pelos 15 minutos, o guardião dos verdes e brancos subiu na quadra e o lance só terminou depois do disparo para o primeiro golo.

O Sporting dominou o encontro, sendo que os seus maiores adversários foram os dois guarda-redes que foram a jogo: John Welton e Gutta. Os golos leoninos foram marcados por Guitta (15’), Caio Ruiz (19’), João Matos (24’) e Pany Varela (39’), sendo que o tento de honra dos homens de Portimão foi assinalado por Wendell (40’), já ao cair do pano. Com esse golo, o Sporting sofreu pela primeira vez nesta edição da Liga Placard.

Futsal Azeméis – Eléctrico: A lei do ex voltou a atacar

Depois de uma vitória categórica na jornada anterior, o Eléctrico foi até Oliveira de Azeméis onde acabou derrotador, por 2-1, pelos homens da casa. Desta forma, o Futsal Azeméis garantiu a sua segunda vitória consecutiva esta época.

A formação de Ricardo Canavarro abriu o marcador, apenas pelos 17 minutos, pelo pé de Alan Gitahy. Rapidamente, a turma de Ponte de Sôr reagiu e Célio Coque (20’) fez o golo do empate. O tento da vitória surgiu apenas aos 28 minutos, com Costelinha a marcar – ele que, na época passada, defendia as cores da equipa de Ponte de Sôr. Esta foi a primeira derrota do Eléctrico em 2021/2022.

Benfica – Braga: Venceu quem melhor aproveitou os erros

O Benfica voltou esta jornada às vitórias depois do desaire em Ponte de Sôr. As águias superiorizaram-se ao Braga, vencendo por 3-1, em casa. Apesar a vantagem de dois golos, o encontro ficou marcado pelo equilíbrio e pequenos detalhes que foram sendo fulcrais para que o Benfica saísse vitorioso: foi a formação que melhor aproveitou os erros do adversário que acabou por ficar com os três pontos.

Do lado dos encarnados, marcaram Robinho (5’), Jacaré (19’) e Chishkala (36’), enquanto do lado da formação minhota, o golo de honra foi assinalado por Sérgio Costa (23’). Recorde-se que esta é já a segunda derrota dos bracarenses em apenas três jornadas.

Candoso – Fundão: Conquista suada

Três em três. Saldo mais que positivo para o Fundão nesta Liga Placard. Esta quarta-feira, os fundanenses foram até Guimarães, onde venceram o Candoso por 3-2. A turma de Nuno Couto entrou com unhas e dentes, aparentando ter todo o controlo da partida, o que acabou por não acontecer e suou bastante para garantir a vitória.

Os golos do Fundão foram assinalados por Iury Bahia (7’), Thalles (8’) e Felipe Leite (39’), enquanto os tentos do Candoso foram marcados por Amílcar Gomes (16’) e Thales Feitosa (34’).

Torreense – Leões de Porto Salvo: Mais três pontos na raça

O recém-promovido Torreense arrecadou mais três pontos em casa, ao vencer os Leões de Porto Salvo, por 1-0, depois de um encontro com muitas oportunidades de golo. Por sua vez, os comandados de Ricardo Lobão continuam sem pontos em três jogos, colocando-se numa posição cada vez menos positiva e precisarem de reagir.

O único golo do encontro foi marcado por Rafa Félix, pelos 30 minutos, num jogo com muitas bolas ao poste e grandes exibições dos guarda-redes de cada lado. Foram cinco bolas nos ferros para a equipa de Cascais e ainda uma grande penalidade desperdiçada, tudo isto acabou por ditar a terceira derrota consecutiva.

Nun’Álvares – Modicus: Primeiros golos e primeiros pontos

O Modicus conseguiu, esta jornada, somar os primeiros pontos na Liga Placard. A equipa de Sandim foi até Fafe, onde venceu o Nun’Álvares por 3-1. Recorde-se que, antes desta jornada, as duas equipas ainda não tinham sequer marcado qualquer golo no campeonato. O Nun’Álvares, por sua vez, continua sem somar qualquer ponto.

Os homens da casa ainda entraram a vencer, com um golo de Caio Santos (4’) a abrir o marcador, mas rapidamente Fábio Lima repôs a igualdade (10’). Na segunda parte, o Nun’Álvares apostou no 5 para 4 e o Modicus aproveitou para dar tudo, acabando por marcar mais dois golos e garantir a vitória: Uesler (31’) e Márcio Moreira (40’).

Quinta dos Lombos – Viseu 2001: Jogo de loucos

O jogo de maior destaque da terceira jornada foi mesmo a vitória, por 5-4, do Quinta dos Lombos sobre o Viseu. O encontro ficou marcado, sobretudo, por um final frenético em que a justiça se restabeleceu no último lance, uma vez que os homens de Carcavelos acabaram por fazer mais pela vitória durante todo o encontro.

Apenas a cinco segundos do apito final é que os Lombos garantiram a vitória, com Willian Carioca a marcar o golo que daria os três pontos e, ainda, o poker na conta pessoal. Além dos quatro tentos do brasileiro (6’, 26’, 27’ e 40’), Henrique Vicente também fez o gosto ao pé (9’). No Viseu, destaque também para o hat-trick de Rafa Stocker (23’, 29’ e 36’) e para o golo de Lukinhas (39’) – este último que parecia garantir o empate.

É fácil chegar-se à conclusão de que, com um poker, Willian Carioca é a nossa Figura da Jornada nesta terceira ronda do campeonato. Ainda no início da sua caminhada pela equipa de Carcavelos, o brasileiro falou no coletivo nesta entrevista à Zona Técnica.

 

“Cada jogo é uma final para podermos chegar onde queremos”

- Willian Carioca, jogador da Quinta dos Lombos e Figura da Jornada

Zona Técnica (ZT): À terceira jornada, um poker que garantiu a vitória num jogo de loucos. O que sentiste do momento em que marcaste o golo que deu a conquista?

Willian Carioca (WC): Cada golo é sempre muito importante e nas circunstâncias do jogo, mesmo um golo a 5 segundos do fim não deu a sensação de ser o golo da vitória, após o apito final o alívio aquela coisa de dever cumprido. E claro um poker que deixa qualquer um muito feliz.

ZT: Depois do jogo, como olhas para a tua exibição?

WC: Exibição muito boa da equipa, que consequentemente fez com que eu também fosse bem na partida.

ZT: Agora já com três jogos pelos Lombos, contas-nos como tem corrido a tua adaptação?

WC: Adaptação muito boa e rápida. Grupo muito bom tanto os que chegaram e os que são remanescentes nos receberam de braços abertos.

ZT: Quais as tuas ambições a nível pessoal para esta época?

WC: A nível pessoal é uma coisa que flui conforme o time evolui, o coletivo indo bem o individual evolui junto.

ZT: A equipa precisou de mudar algumas coisas da última temporada para esta, de que maneira achas que vão conseguir atingir os seus objetivos?

WC: Com muito trabalho e humildade, sabendo que cada jogo é uma final para podermos chegar onde queremos.

ZT: Achas que a Liga Placard está cada vez mais competitiva?

WC: Com toda certeza, está cada vez mais competitiva, evolução muito grande que vejo desde que cheguei a Portugal em 2017.

 

Texto e entrevista por: Maria Pinto Jorge



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade