Bebé "“Não estava à espera, claro que não. Infelizmente, é uma chamada consequente de uma infelicidade. Nunca é bom beneficiarmos do azar dos outros, neste caso do Edu"



 O guarda-redes Bebé mostrou-se hoje feliz por poder integrar a seleção portuguesa de futsal no Europeu2022, nos Países Baixos, embora lamentando o infortúnio do colega Edu, infetado com covid-19, que substituiu na convocatória.

“Não estava à espera, claro que não. Infelizmente, é uma chamada consequente de uma infelicidade. Nunca é bom beneficiarmos do azar dos outros, neste caso do Edu. Por outro lado, também não posso negar que fiquei muito contente. Tinha o objetivo de estar aqui”, sublinhou, ao sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Edu já tinha falhado o Mundial2021, que a equipa das ‘quinas’ venceu, pelo mesmo motivo, numa prova em que Bebé foi o titular da formação liderada por Jorge Braz, somando já quatro participações em Europeus e outras tantas em torneios mundiais.

“O Edu disse-me que não havia nada a fazer, deu-me os parabéns e desejou-me muita sorte. Como ele próprio diz, agora o caminho é para a frente. É desolador para ele. É fácil nós dizermos que ainda é novo, e tem muito tempo pela frente, mas o presente é que custa. Agora, resta-nos fazer um excelente Europeu, e pensar nele também, porque estará sempre connosco, como é lógico”, afirmou o guardião do Leões de Porto Salvo.

A seleção portuguesa cumpriu hoje os dois primeiros treinos em solo holandês, com o primeiro no pavilhão Waterwijk, de manhã, e, à tarde, no Ziggo Dome, palco dos dois primeiros encontros do Grupo A, frente à Sérvia e aos anfitriões Países Baixos.

“Não tínhamos ganhado nada e as pessoas diziam que nós éramos um dos candidatos. Depois de termos conseguido isso, obrigatoriamente somos candidatos ao título, mas sabemos que há outras seleções igualmente com muito potencial e com excelentes jogadores. Vamos pensar jogo a jogo, como sempre temos feito até aqui”, expressou.

O foco assenta em exclusivo na fase de grupos, que Bebé entende ser muito equilibrada, lembrando a partida com a Sérvia no Mundial (decidida no prolongamento a favor de Portugal) e o jogo “extremamente difícil” com a Ucrânia no último Europeu.

“Com a Sérvia, estamos à espera de um jogo difícil. Temos a vantagem de os conhecer bem, mas eles também nos conhecem. Já estamos muito preparados para enfrentar os pontos fortes e também aproveitar os pontos menos fortes da Sérvia. Acho que vai ser um excelente jogo e vai ser um grande desafio”, perspectivou o experiente guardião.

Aos 38 anos, Bebé assegurou que nunca irá “virar as costas” ao selecionador Jorge Braz e ao país, apesar de admitir que esta poderá ser a sua última fase final de ‘quinas’ ao peito, para o qual parte para “aproveitar e desfrutar do momento”, como no Mundial.

“Vou aproveitar todos os dias, quer jogue, quer não jogue. Se jogar, vou dar o melhor. Se não jogar, vou dar o meu melhor na mesma, ajudando a equipa, pois isso também faz parte. O ‘mister’ disse-nos hoje que todos íamos ser importantes. É com base nisso, e nesse espírito de desfrutar e estar alegre, que vou estar neste Europeu”, explicou.

Os campeões europeus e mundiais estreiam-se logo no primeiro dia do torneio, frente à Sérvia, às 16:30 (horas de Lisboa), seguindo-se duelos com os Países Baixos, à mesma hora, no domingo, e com a Ucrânia, às 19:30 de dia 28 de janeiro, na última jornada do Grupo A.

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade