Bernardo Paçó - Guarda-redes herói na Supertaça com o Benfica em entrevista ao Jornal Record



RECORD - A Supertaça ainda está fresquinha, como foi conquistar mais um troféu?

BERNARDO PAÇÓ - Foi incrível. Era uma taça muito importante para ganhar porque era a primeira competição oficial. É sempre bom começar a ganhar e voltar a sentir estas sensações de vitória e de motivação de conquistar mais um troféu. Já não ganhávamos há algum tempo porque fomos de férias, mas tem sido bom estarmos sempre a ganhar. Começar a época assim é muito bom, dá-nos motivação para o resto do campeonato e para a Champions que aí vem.

R - Teve um sentimento especial por ter vestido a capa de herói nos penáltis?

BP - De facto, esta teve muito mais importância do que as outras, porque tive um papel importante neste jogo porque foi eu que decidi nos penáltis. Foi um sentimento de orgulho quando acabou o jogo. Caiu-me mais a ficha no dia a seguir, quando estava mais frio e pensei: "Tive uma importância muito grande na supertaça e que seja a primeira de muitas."

R - Foi muito estudo ou intuição?

BP - O primeiro parece que não toco, mais ainda toco e adivinho o lado. O Rocha já jogou comigo, convivi com ele algum tempo e treinávamos, muitas vezes até na brincadeira, os penáltis. Sabia e tinha a certeza que ele ia mandar para aquele lado, por isso já sabia que ia defender o penálti do Rocha. Os outros dois foi das análises que temos feito e da maneira como meteram o pé na bola. Espero sempre algum tempo e nunca saio antes para eles não decidirem. Meto a pressão no lado deles ao tentar aguentar ao máximo antes de sair.

R - Apesar dos inúmeros troféus que têm conquistado nos últimos anos, a forma como festejam parece que é o primeiro. Esta equipa não se cansa de ganhar?

BP - Não cansa. Já referi isto muitas vezes: nós queremos ser sempre os melhores e para sermos os melhores temos de estar sempre a ganhar e essa é a nossa motivação.

R - Há 11 anos no Sporting, acredito que o Nuno Dias seja quase como um pai. Como é conviver com ele diariamente e como é que ele vos motiva depois de todos estes anos e estas conquistas?

BP - O Nuno tenta motivar-nos dizendo que se queremos ser os melhores, temos de ganhar. Ele diz muitas vezes que ganhar é fixe e nós brincamos muitas vezes com ele sobre isso. Mas a verdade é que ganhar é fixe e a cara de quem ganha, nunca é a cara de quem perde. É doloroso perder. Por tanto tempo de trabalho, porque é esta a nossa profissão e queremos fazer o melhor e não conseguir ganhar é muito triste. Estamos no Sporting, queremos ser os melhores, temos de ganhar. O Nuno está sempre a avisar para não relaxarmos.

R - Após a Supertaça, estiveram numa brincadeira com o Nuno Dias no Instagram. Esse momento define a vossa relação?

BP - A forma como ele nos responde é a forma como ele nos trata. Ao meu irmão é trambolho, a mim é taralhouco. Ele é muito descontraído nisso e brinca muito connosco. Acho que é bom para relaxar um bocadinho. Essa ligação entre treinador e jogador é necessária.

R - Joga na mesma equipa que o seu irmão, o que não é muito comum nos desportos profissionais. Como é a vossa relação no Sporting?

BP - A nossa relação aqui é como em todo o lado. Muita união, sempre a tentar ajudar-nos um ao outro. Criticamo-nos muito e às vezes até nos chateamos, mas sabemos que podemos sempre contar com essa pessoa para nos dar a sua verdadeira opinião. Sabemos que nunca nos vai mentir ou dizer algo só para nos sentirmos bem. É uma opinião muito honesta dele e tem sido uma ajuda imensa para chegar aqui.

R - São muito críticos um do outro?

BP - Sim, mesmo nos treinos é sempre a mandar ‘bocas’ um para o outro. Faz parte. Temos uma relação muito chegada e é normal. Agora somos um bocadinho mais controlados, mas na formação quase que lutámos por um lance ou outro porque ficámos na mesma equipa, o que por vezes nem podia acontecer se não dava asneira.

R - O Sokolov chegou ao clube neste verão, já consegue dialogar com ele ou ainda têm de recorrer ao tradutor?

BP - Agora já dá para falar mais um bocadinho. Ele agora já entende mais ou menos o que queremos dizer e já nos habituámos a falar em inglês. Até já sei algumas palavras em russo. Já não precisamos do tradutor.

R - Os adeptos ainda conhecem pouco do Sokolov, como é que é a personalidade dele e o que pode acrescentar ao Sporting?

BP - Pode acrescentar muito. Tem muita qualidade, pode jogar em muitas posições e tem aquilo que o Sporting precisa: uma raça muito grande, nunca desiste de um lance e toda a gente pode contar com ele para tudo. Fora do campo, é um bocadinho tímido, mas já se tem soltado mais e já entra nas brincadeiras.

R - Desde o Ricardinho, mais nenhum português foi eleito o melhor jogador do mundo. O Pany esteve perto, mas não conseguiu. Acredita que alguém vai voltar a tocar no topo do mundo como o Ricardinho o fez?

BP - Acredito porque há muitos jogadores jovens com qualidade. Neste momento há muitos jogadores com a possibilidade de o ser e acredito que, nem que seja para o ano ou daqui a dois anos, possa haver outro português a ser o melhor do mundo.

R - Conhece bem o Zicky, o que ele tem de especial?

BP - É um rapaz muito humilde e sabe que tem características que ninguém tem. Toda a gente sabe que ele é bom pivot, que ataca muito bem, mas para mim a principal diferença é a forma como se dá ao jogo defensivamente. Não desiste de uma bola e corre sempre atrás.

RECORD - Aos 22 anos, já conquistou tudo. Quais são os objetivos que tem delineados a curto prazo?

BERNARDO PAÇÓ - A curto prazo será obviamente fazer uma grande época aqui no Sporting, mas também ser chamado à Seleção A. Acho que é importante. A Seleção é o sonho de qualquer jogador. Estou muito focado naquilo que posso fazer no clube e na minha evolução.

R - Muitos dos seus colegas no Sporting, os seus melhores amigos a até o seu irmão, já conquistaram tudo pela Seleção. Isso serve de motivação para si?

BP - Eu falo muito com o Neves, com o meu irmão e com o Zicky, que ganharam agora a finalíssima, que eu quero ganhar o que eles já ganharam. Por isso, vão ter de repetir o que ganharam quando eu lá chegar. Tem de ser!


foto - Bernardo Paçó - Instagram


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade