António Aires, antevê partidas da 1ª Jornada da Liga Placard, jogos de Sábado.



Liga Placard Futsal 2022/23

SÁBADO - JOGOS

Sc Braga/Aaum - Adcr Caxinas Poça Barca
O pavilhão desportivo universitário do Minho acolhe o regresso do Caxinas à elite do Futsal. Jogo que se prevê emocionante. Em confronto estão duas equipas que apresentam uma mescla de experiencia e juventude nas suas fileiras. Os “caxineiros” levam a jogo, os jovens vice campeões europeus de sub 19 e agregaram às suas fileiras, a experiência dos ex-Azeméis Cássio, Rómulo e o Keeper Bruno Filipe, com o acréscimo da dinâmica e a irreverencia que os alas Bruninho, ex-Módicus e Sévio ex-Torreense vão patentear em campo. Não duvido, que o Mister Nuno Silva vai pôr esta máquina em alta rotação. 
Por sua vez, os minhotos “vão ter que dar ao pedal” logo na jornada inaugural. Sem dúvida que os indicadores da pré-época deixam boas sensações. Joel Rocha desta vez, de bisturi, fez os acomodamentos no seu plantel. Aos valores já existentes, agregou o guarda-redes Deivid, ex-Torreense, o fixo Tiago Sousa, ex-Azeméis, o ala esquerdo Júnior, ex-Portimonense, o pivô Jean Gaúcho, ex-Mes Sungun e a jóia da coroa, o genial e imprevisível Robinho, ex-Benfica. Os arsenalistas têm razões para sonhar. Veremos quem sai vencedor na terra dos arcebispos, se a experiencia bracarense se a juventude caxineira. A garantia é de um excelente jogo de futsal. Os “atores” assim o prometem.

Crc Quinta Lombos/Artvision - Portimonense Sc
Duas equipas que se apresentam nesta liga Placard com ambições similares, atingir os play off. 
A equipa de Carcavelos continua a dar seguimento ao planeamento sustentável que vem desenvolvendo nestas ultimas temporadas. O mister Jorge Monteiro conduz a sua nau de forma pragmática e com qualidade. O desempenho da época passada são o mote e o desafio para a presente. O único marinheiro que embarcou noutro navio foi Gonçalo Sobral, por isso sem grandes alterações na sua tripulação, o comandante recrutou na 2ª divisão valores consolidados como Paulo Babau ex-Maritimo e Telmo Sousa ex- Amsac. 
Por sua vez, ao invés, no Portimonense Sc sucedeu uma enorme revolução no grupo de trabalho de Pedro Moreira, pois permaneceu, unicamente, o capitão Paulinho e Renan Fuzo. A construção da equipa começa na baliza com a contratação de Ale Falcone, ex-Pato Futsal, guarda-redes que faz golos, o velocíssimo ala Alan Gitahy, ex-Azeméis e o pivô Rafa Stocker, ex-Viseu são sinónimos de golos. Sérginho, ex-Nun’ Alvares, Ludugero ex-Leões PS, Coelho ex-CS Sanem, Fábio Semedo, ex-Maritimo, desaguaram no porto de Portimão para esta odisseia. A questão que se coloca é se a equipa algarvia com esta transfiguração/remodelação a que foi sujeita, estará já apta, na plenitude das suas competências, para enfrentar a equipa da baía de Cascais? Pessoalmente, creio que leva alguma dose de favoritismo, fruto da estabilidade, a equipa da casa.
?
Cr Leões Porto Salvo – Sl Benfica
Quiçá o jogo da jornada. Os Leões PS despedem-se de dois gigantes que nobremente serviram a equipa de Oeiras, Bebé e Diogo Santos. Mário Silva desde a sua entrada, como líder impregnou uma mentalidade vencedora na equipa verde que resultou na chegada aos play-off (7º lugar), após uma caminhada entre sustos e sobressaltos. Desta forma, as expectativas de uma época com uma boa performance são legítimas. O guarda-redes André Correia, ex- Eléctrico, o fixo Djaelson, ex-Torreense, e os três alas que para mim são sinónimo de golo e perigo na baliza adversária, Wendell ex-Portimonense, Mamadú Ture ex-Viseu e Ruan Silvestre ex-Azeméis, este trio, na época passada, soma a bonita quantia de 49 golos no total. Se adicionarmos o valor que acrescenta o pivô André Galvão, mais o pé esquerdo de Bruno Pinto e a experiencia de Pedro Cary, esta equipa, pode ser a sensação da época 2022/23.
E o vice-campeão Benfica começa o campeonato com um duro osso de roer. No após supertaça, André Sousa estará ausente em virtude da expulsão. O departamento clínico tem clientela com peso significativo nos processos ofensivo e defensivo. Contudo, o Benfica é Benfica. Léo Gugiel dá garantias de qualidade entre os postes, e não só, evidência patenteada no fim-de-semana anterior. Prova é a confiança de Marquinhos Xavier ao convocá-lo para o particular com Marrocos. Bruno Coelho, de regresso, ostenta a “chapa” no braço e se há pessoa motivadora é ele. O pivô Higor de Sousa e o ala Diego Nunes (convocados) foram contratados para devolver a hegemonia do futsal ao Benfica. São intocáveis no que respeita ao seu valor, dentro de uma constelação onde brilham estrelas como Arthur e Rocha (convocados), Jacaré, Chishkala, Afonso etc. Uma das muitas dores de cabeça que Pulpis terá para o jogo, residirá nas opções a tomar, no que concerne aos jogadores a excluir da ficha de jogo, em virtude de não serem formados localmente. Estou em crer que será um jogo entusiasmante desde apito inicial até ao soar final da buzina.

Sporting Cp x Eléctrico Fc/Ncwg
Outro bom jogo em perspectiva. O Sporting está motivado após a conquista de mais um troféu para o museu de Alvalade. Já percebemos que a matriz do Sporting, o como refere o treinador Nuno Dias é ganhar, é a vitória. Diogo Santos, Hugo Neves e Sokolov são os novatos do esquadrão de elite. Honestamente, creio que o dom do Mister Nuno Dias é ser um druida, a exemplo do Panoramix, pois no caldeirão do balneário e nos treinos, esta equipa técnica, consegue colocar um input em cada jogador, elaborando uma porção final denominada Equipa. Contudo, creio que a equipa de Ponte de Sôr não vai passear até Lisboa. Pois o técnico João Freitas Pinto, é outro mago na confecção de equipas e feitos. O Eléctrico na época passada alcançou 47 pontos e o terceiro lugar na fase regular. No mínimo estruturou-se para o mesmo feito, com a entrada de jogadores de inegável valor como o pivô Simi Saiotti ex-Jimbee Cartagena, Ruben Freire ex-Azeméis e Tiago Cruz ex-Catania. Mantendo a estrutura base assente em Ferrugem, Ygor Mota, Daniel Airoso, Célio Roque e John Lennon, “Imagine” é possível trautear e os sorense, bem pode dizer “You may say, I'm a dreamer” mas não vão ser os únicos. Bom jogo no pavilhão João Rocha. Veremos quem sai a cantar de alegria.


Por fim, uma nota final e curiosa, que teremos oportunidade de explorar em próximas antevisões, e à medida que as jornadas forem decorrendo, advém do facto de diversas equipas, da Liga Placard terem nos seus planteis, guarda-redes com argumentos técnicos para o jogo de pés, considerando que podem colocarem o guarda-redes subido, e a partir daqui abre-se, sem dúvida, uma panóplia de disposições e nuances tácticas. Fica a indicação de alguns, Guitta e Paço (Sporting CP), André Sousa e Léo Gugiel (SL Benfica), Deivd (SCBraga), Ale Falcone (Portimonense SC), André Correia (Leões de PS), Juan Pinheiro e Deividi (AD Fundão).
Ate breve. Bons jogos.
 
VIVA O FUTSAL!

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade