Mais equilibrado era impossível



Na jornada inaugural da Liga Placard 2022/23, o Sporting Clube de Braga recebeu e empatou com a Associação Desportiva Cultural e Recreativa das Caxinas numa partida intensa e cujo resultado esteve incerto até ao fim.

Está de volta o Campeonato Nacional! Depois de se ser feita história na abertura da jornada inaugural, ontem, em Oliveira de Azeméis, o Futsal regressou a Braga mais de cinco meses depois. E, desde a temporada transata, a equipa do SC Braga perdeu dez jogadores do plantel, dos quais se destaca Pola, e colmatou estas perdas com as aquisições de Robinho (Benfica), Jean do Carmo (Mes Sungun), Deivd (Torreense), Tiago Sousa (Azeméis) e Júnior (Portimonense). A pré-época correu da melhor forma, com a conquista de um torneio perante Benfica e Sporting.

Do outro lado estava o Caxinas que, duas temporadas depois, voltou ao convívio dos grandes, após a conquista da II Divisão. Se na primeira aparição a equipa de Vila do Conde tinha deixado água na boca e apostado numa equipa bastante jovem, esta época não será exceção: o Caxinas conta com o terceiro plantel mais jovem da Liga Placard 2022/23, apenas atrás de Fundão e Azeméis. O conjunto de Nuno Silva tem mais experiência – contratou os “veteranos” Cássio e Felipe Leite – e promete causar muitas dificuldades aos adversários.

A partida começou equilibrada, com as duas equipas a encaixarem entre si e a anularem-se. A primeira oportunidade de perigo acabou por ser da equipa da casa, com Robinho a rematar ao poste à passagem do quarto minuto de jogo. O Caxinas respondeu e Leandro Costa teve de se aplicar perante um bom remate de Bruninho primeiro, e depois a remate de Felipe Leite.

Perante tamanho equilíbrio, as bolas paradas revelavam-se fundamentais para desatar este nó. E assim foi. Ao minuto 14, canto na esquerda batido por Robinho, Rúben Santos apareceu à entrada área a rematar – sem deixar a bola cair – para o 1-0. Na resposta, Rúben Teixeira e Felipe Leite apareceram isolados, mas o primeiro acabou por falhar escandalosamente o empate.

A dois minutos do intervalo, a equipa de Joel Rocha chegou às cinco faltas, mas nem assim baixou as linhas e deixou de lutar pelo golo. Poucos segundos depois, a equipa visitante errou na construção, Tiago Sousa aproveitou, recuperou a bola e atirou a contar para o 2-0, resultado que seguiu para o intervalo.

Já no segundo tempo, os caxineiros responderam e, aos 24 minutos, reduziu para 2-1 após uma fantástica jogada coletiva: após um canto, Raúl Moreira tocou para Felipe Leite, o pivot recebeu de costas, trabalhou com o corpo e voltou a servir o português para o primeiro golo oficial da temporada. Os bracarenses não consentiram o golo sofrido e, aos 28’, Rudi acertou em cheio na trave.

A partida continuava intensa e bem disputada, com os dois conjuntos a criarem perigo e a deixarem o resultado incerto na reta final da 2.ª parte. O Braga geria a vantagem, mantendo a equipa equilibrada e sem se expor defensivamente. A cinco minutos do fim, Robinho tirou um adversário do caminho e rematou colocado de pé esquerdo, no entanto Bruno Felipe negou-lhe o golo com uma grande estirada. De seguida, Tiago Brito e Robinho encontraram o espaço no interior da área do Caxinas, Ricardo Lopes apareceu a rematar, mas Cássio cortou a bola quando esta já se dirigia para o fundo das redes.

À entrada do minuto 37, Nuno Silva solicitou a sua pausa técnica e, pouco depois, lançou o cinco para quatro na quadra, com Raúl Moreira no papel de guarda-redes avançado. E foi precisamente dos pés do capitão que surgiu o golo do empate… a 24 segundos do fim! O português arrancou pela meia direita, sem oposição, entrou na área e serviu Felipe Leite, ao segundo poste, que só teve de desviar para o empate (2-2). Joel Rocha ainda apostou no 5x4, mas na única jogada que dispôs, a equipa não conseguiu aproveitar.

Assim, SC Braga e ADCR Caxinas empataram a duas bolas neste arranque de campeonato, depois de uma partida bastante equilibrada e que, certamente, valeu o preço do bilhete. Destaque para a exibição bastante influente de Raúl Moreira, com um golo e uma assistência.

Na próxima jornada, os guerreiros rumarão ao reduto do Fundão, ao passo que o Caxinas vai receber o Quinta dos Lombos.


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade