Antevisão da Jornada 9 da Liga Placard de Futsal, por António Aires



Liga Placard Futsal 2022/23

Scf Zêzere-Stand Amilcareis - Eléctrico Fc/Ncwg

Ninguém consegue vergar entre muros a equipa caseira. Apesar de ter averbado dois empates nos últimos dois jogos diante dos seus adeptos, os comandados de Rogério Serrador, neste que é o seu batismo na Liga Placard, é a equipa sensação da prova. Em casa apresenta números a considerar: duas vitórias, dois empates, 13 golos marcados e 11 sofridos. O Eléctrico deseja retificar os últimos dois resultados. Na jornada anterior foi surpreendido em casa, descendo alguns lugares na tabela classificativa. A capacidade dos comandados de João Pinto pontuarem em qualquer reduto é inegável, facto atestado pelos resultados obtidos em Candoso (1-2) e nos Lombos (0-1). Jogo com vencedor incerto, mas com qualidade garantida.

Crc Quinta Lombos/Artvision - Cr Candoso/Natcal

Creio que os homens da maresia levam uma dose de vantagem para esta partida. Por vezes, o desempenho dos jogadores Jorge Monteiro nem sempre é constante e estável. Esta alternância entre bons desempenhos e atuações menos conseguidas tem reflexo na tabela classificativa. Provavelmente, e somente dentro do campo teórico, este jogo pode catapultar novamente o os Lombos para lugares que sejam o reflexo da competência dos seus jogadores. O Candoso continua emergido em areias movediças com os seus companheiros pela fuga à despromoção, Azeméis e Portimonense, que curiosamente, se enfrentam na presente ronda. Recorde-se que os três pontos do espólio atual são oriundos da luta que este trio trava entre si. O Candoso revela permissividade no seu processo defensivo pois na condição de visitante apresenta oito golos marcados e dezasseis sofridos. O Candoso possui um total de 11 golos marcados, o que confere uma média de 1,4 por jogo. Assim não fica fácil vencer uma partida.

Portimonense Sc - Futsal C. Azeméis By Noxae

Seja me permitido afirmar o seguinte, em conformidade com a minha consciência. Acresce que produzo os seguintes juízos, na antevisão, todas as semanas com base no que analiso, investigo, bem como os jogos visionados. É nesta condição de comentador e analista que passo a proferir as seguintes afirmações, começando por dizer “cada um sabe de si e Deus sabe de todos”. Não nego que não gostei do score final verificado entre Sporting CP e Portimonenses SC (16-0). Nunca colocarei em causa o profissionalismo de ninguém, porém a Liga Placard merece respeito. Na ficha de jogo em causa e informações posteriormente obtidas constatei o alinhamento de cinco Juniores e três jogadores da equipa B, bem como a ausência do treinador principal no confronto com os Leões. Procurei encontrar comunicados oficiais por parte do clube ou noticias para atestar dos motivos para tantas ausências por parte do Portimonense SC. Zero! O foco já estava no Azeméis? Se sim, é uma opção! Respeite-se! Mas haja a coragem de assumi-la! Porem atrevo-me, a bem da modalidade e da Liga Placard, não seria possível recalendarizar o jogo? Termino como comecei “cada um sabe de si e Deus sabe de todos”.

 Quanto ao jogo, se todos os jogadores estiverem disponíveis para o mesmo, penso que o equilíbrio será a nota dominante, o Portimonense que defrontou o SL Benfica tem hipóteses de vencer o Azeméis, mas o Portimonense SC que defrontou o Sporting CP voltará a sucumbir.

O Azeméis vai em busca dos primeiros pontos da Liga. As probabilidades aumentam ou diminuem em virtude dos jogadores que a equipa alvi negra apresente em quadra, bem como se a máquina alvi celeste ligar o “turbo”.

Ad Fundão/Hotel Alambique - SL Benfica

Quiçá o jogo da jornada tendo por referência o histórico entre as duas equipas.

Os homens da serra vêm motivados pelo último triunfo alcançado que pode ter sido a mola impulsionadora para a retoma na atual época desportiva. Será o efeito Thales?! É estranho olharmos para uma tabela classificativa e não vislumbramos a AD Fundão em lugares de play off. João Ribeiro e Nuno Couto vão capacitar os seus homens para irem em busca da felicidade. Há qualidade, raça e vontade. É verdade que é o atual líder que visita a serra é um Benfica que surge frio na hora da finalização e com capacidade de impor a sua força dentro de campo seja no processo ofensivo, seja no processo defensivo bem como em todas as fases do jogo, não esquecendo o “ouro” que são os esquemas táticos.

Cr Leões Porto Salvo - Sc Braga/Aaum

Outro grande jogo. Terceiro e quarto classificado defrontam-se. Duas equipas que têm apresentado um futsal de alto quilate. Leões de Porto Salvo sofrem pouco golos nos últimos minutos segundo os dados estatísticos. Os dois conjuntos que atacam excelentemente e defendem de forma satisfatória. O vencedor assumirá o terceiro lugar do pódio e honestamente pode abrir caminho para a consolidação do mesmo. Quando estão de ambos os lados exímios “futsalistas” o espetáculo está garantido. De certeza quem tiver oportunidade de assistir à partida, beberá um manancial de conhecimentos, onde as estruturas dos sistemas táticos vai variar, um Braga mais assente no 3.1 e os Leões num 4.0, com o bónus, de muito provavelmente, de assistirmos em ambos os conjuntos, aquela valência tátita do guarda redes subido. Espetáculo garantido!

Adcr Caxinas Poça Barca - Sporting CP

Bom jogo. O Caxinas deixou no pavilhão da Luz, a meio da semana, uma fantástica imagem da qualidade do seu jogo, jogadores e treinadores. Encarou o adversário olhos nos olhos e é garantido que irá manter a mesma atitude diante do Sporting CP. Por sua vez, o Sporting abalroou a meio da semana o Portimonense, o que lhe confere o ataque mais concretizador da prova com 46 golos marcados e a defesa menos batida com 10 golos sofridos. Acresce a estes elementos exibir Diego Cavinato como o artilheiro mor da competição com 14 golos. Teremos uma partida empolgante com os atuais campeões a receberem o favoritismo, mas terão que “dar as sapatilhas” para não escorregar nas escarpas das Caxinas.

Duas notas finais: A primeira prende-se com o facto da influência do quinto cartão amarelo no alinhamento dos jogadores disponíveis para jogo. Há equipas que esta situação pode influenciar o seu desempenho desportivo. A sua gestão e planeamento devem ser ponderados. Destaco a título de curiosidade, caso não esteja equivocado, o Zêzere tem quatro jogadores “à bica” (Buzuzu, Diogo Simões, Xisto e Rui Fortes), Fundão com três jogadores (Bébe, Iury Bahia e Israel Neto) e Quinta dos Lombos também com três atletas (Telmo Sousa, Murilo e Rodriguinho). Por sua vez, depois temos outros clubes onde é residual, até ao momento a situação atrás identificada. Última nota endereçar os parabéns para Sporting CP e SL Benfica pelo apuramento para a Final Four da UEFA Futsal Champions League, e como adepto apaixonado sonhar com a realização do evento num lugar bem perto de nós.

Bons jogos.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade