Antevisão dos jogos 1 das meias-finais da Liga Placard, por António Aires



Liga Placard Futsal 2022/23
Meias-finais do Play off
Entremos na recta final com quatro candidatos. Certeza de emoção e ambição nos quatros emblemas. Sonhos e conquistas salpicam o imaginário dos combatentes.
Confirmou-se que as quatro primeiras equipas da fase regular são as que estão nas meias-finais do play off, em dezoito vezes que se disputaram play offs tal “fado” sucedeu em onze. E esta é a quinta época consecutiva que tal cenário sucede.

Cr Leões Porto Salvo - Sporting CP
Os leões da presente edição defrontam-se por um lugar ao sol na “savana”. A primeira pugna tem lugar no covil de Porto Salvo. Em casa os comandados de Cláudio Moreira são aguerridos defensivamente, felinamente determinados nas transições e astutos na hora de finalizar. No fundo, indicadores de sobra para colocarem o Leão adversário em sentido. É verdade que as garras e a dentição do felino de Alvalade já devorou muitas presas por mais ardilosas e astutas sejam no campo de batalha. Em campo, à partida teremos dois guarda-redes, Guitta e André, a conferirem às suas hostes confiança na guarida da baliza, com o acréscimo na organização ofensiva, a nível da sua construção, com os pés galgando metros no terreno de jogo criando linhas de passe e superioridade numérica. Depois é enorme a qualidade de ambos os conjuntos, um estrega e pensador como Pedro Cary, conhecedor do jogo em todas as suas fases. Um Bruno Pinto secundado por Ruan Silvestre e Wendell, triunvirato, que só na presente época tem mais de quatro dezenas de golos em conjunto. Estas três feras tem sempre foco em ver “balançar” as redes adversárias. Do outro lado da “barricada” temos o “sniper” Diego Cavinato, simplesmente frio e fulminante, com a coadjuvação de Esteban e Zicky Té no regimento de artilharia. Factos: os Leões de Porto Salvo, foram a melhor defesa da fase regular, porem também foi o Sporting a equipa que mais danos causaram a esta defesa infligindo 25% da totalidade dos seus golos sofridos (10). Acredito que se a razão imperar dentro das 4 linhas ao invés da emoção, teremos um jogo equilibrado com equipa de Nuno Dias a chamar a si a responsabilidade de querer, já nesta partida, ganhar vantagem. Se por sua vez, as emoções de apoderarem dos intervenientes, e refiro-me às três equipas, todos os cenários se colocam em cima da mesa. Comece o jogo, com o deleite para todos, dentro e fora da quadra. São jogos deste calibre que aguardemos ansiosamente para “degustar”. 

SL Benfica - Sc Braga/Aaum
Jogo de tripla. Terá finalmente a “Águia” capacidade de bicar os Minhotos? Os bracarenses tiveram a ousadia de roubar pontos na Luz e assentar “praça” no segundo lugar da tabela classificativa, esgrimindo argumentos até soar a corneta quer com Benfica quer com Sporting pelo lugar cimeiro da fase regular. Este Braga sonha e faz sonhar. Robinho, Tiago Brito, Fábio Cecílio regressam a uma casa onde saborearam o título de campeões nacionais e a mesma linha de pensamento se aplica ao seu comandante Joel Rocha. Por sua vez, o Benfica com algumas actuações intermitentes está sempre nos momentos das decisões, é verdade que numa competição distinta, Taça da Liga, jogo a eliminar, Benfica venceu. Dois treinadores, que no presente momento são adversários mas que já partilharam o mesmo balneário, respiraram, elaboraram e planearam estratégias em comum. Até neste capítulo ganha consistência a expressão “- sei o que ele pensa”! O conhecimento vai até ao tutano! Os “artistas” de ambos os lados são de alto quilate. As canhotas de Nunes e Arthur são “katanas” afiadas e prontas a dilacerar os escudos dos guerreiros do Minho. Diz-nos o histórico que o terceiro classificado da fase regular já foi por cinco vezes à final da liga mas em nenhuma ocasião se sagrou campeão. Terão os encarnados engenho e arte para dobrar este cabo das Tormentas? O actual Adamastor chama-se SC de Braga e é inegável que domingo se começa a escrever uma epopeia no Pavilhão Fidelidade com continuidade, passado alguns dias, aos pés do Bom Jesus em Braga.
Em suma
Até agora, desde que temos o presente formato de play offs, nos trinta e quatro embates de meias-finais que se disputaram, doze (35,3%) tiveram que ir terceiro jogo. Caros leitores aceitam-se apostas! Teremos terceiro jogo? Em que qual das meias-finais? Numa ou nas duas?!...

A única certeza: fantásticos jogos de Futsal
VIVA O FUTSAL!

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade