Cavinato com controlo positivo no teste anti-doping. Sporting e atleta chegaram a um acordo de rescisão contratual amigável.
Cavinato e o Sporting CP emitiram um comunicado.
Cavinato "Lisboa, 21 de Setembro de 2023 Hoje é um dos dias mais difíceis de toda a minha vida. Durante as duas décadas como profissional, fui considerado por todos como um exemplo dentro e fora da quadra. Pautei cada dia da minha vida pelo profissionalismo, pela dedicação e pelo compromisso com os clubes por onde passei. Fui controlado dezenas de vezes sem nunca ter tido qualquer problema ou análise que indiciasse o uso de qualquer substância proibida. A minha postura e integridade nunca foi posta em causa ao longo desses quase 20 anos de profissional. Pautei a minha vida pessoal pelos valores mais altos do ser humano, da boa conduta e da ética, quer com companheiros, quer com todos os adversários. No passado junho, e depois de mais de uma semana de paragem, provocada por um traumatismo craniano em treino, e sem qualquer má-fé da minha parte, tomei um medicamento acelerador do metabolismo para perder algum peso ganho devido à paragem. Fi-lo de consciência tranquila e sem pensar que continha uma substância proibida pela Autoridade Antidopagem e, infelizmente, sem consultar um profissional de saúde. Este erro custou-me um controlo positivo depois de dezenas e dezenas ao longo da minha carreira, sem nunca ter tido qualquer problema. Um erro inadvertido da minha parte levou-me a um possível castigo, que precipitará uma paragem que espero que seja curta, mas que inviabiliza a minha participação desportiva no médio prazo.
Quero pedir desculpa! À minha família. Aos meus colegas. Ao Sporting Clube de Portugal. Aos meus adversários. A todos os que sempre admiraram o meu trabalho. Sou o mesmo Cavinato de sempre. Apenas errei da forma mais inocente e infantil que um ser humano pode fazer. Um erro pelo qual terei de pagar. Naturalmente que vou colaborar com todas as autoridades, sempre com a verdade que foi um apanágio da minha conduta como Atleta Profissional. Espero que este erro, que surge na reta final da minha carreira, ajude e ensine a quem ainda está no início: nunca devemos tomar qualquer medicamento sem ser com a consulta, prescrição e autorização de um profissional de saúde. Ao fim de 341 jogos e 340 golos a representar o Sporting Clube de Portugal, marquei o pior auto-golo, que nunca devia nem queria ter marcado. Agradeço tudo o que este Clube me deu. Cada minuto de partilha com os meus companheiros, treinadores, staff e torcida. Dentro e fora da quadra. Não queria que fosse desta forma, mas Deus assim quis e, a partir de hoje e para sempre, serei mais um na torcida em cada jogo. Espero, depois de toda esta tempestade que tomou conta da minha vida, que o tempo ajude a restabelecer-me. Nunca quis tomar vantagem indevida de ninguém. Nunca quis ser algo que nunca fui. Tive um erro, pagarei por ele, mas espero que o tempo ajude a recordar tudo o que de bom sempre dei e fiz neste país que sempre tão bem me acolheu. Obrigado e desculpem! "
Já o Sporting CP referiu que "É com um profundo sentimento de tristeza que o Sporting Clube de Portugal informa, na sequência dos acontecimentos já relatados, reconhecidos e lamentados pelo atleta Diego Cavinato, que ambas as partes chegaram a um acordo de rescisão contratual amigável.
Foi uma parceria de oito temporadas da qual resultaram muitas conquistas: duas Ligas dos Campeões, seis Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal, quatro Taças da Liga e quatro Supertaças.
O Sporting Clube de Portugal manifesta a sua solidariedade com o jogador, que prontamente se colocou ao dispor de todas as entidades a fim de esclarecer a verdade.
Ao Diego Cavinato, o Sporting Clube de Portugal agradece todos os anos de muito Esforço, Dedicação, Devoção, que tanta Glória trouxe ao Clube, e deseja-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais."
Foto: José Reis / Movephoto
Vídeos