Sporting interpõe nova providência cautelar para evitar jogo à porta fechada no futsal



Em causa incidentes no dérbi da Liga Placard com o Benfica a 21 de junho, poder ler-se em record.pt

O Sporting avançou com nova providência cautelar para tentar suspender o castigo de 1 jogo à porta fechada no Pavilhão João Rocha, em virtude de incidentes no dérbi da Liga Placard com o Benfica, a 21 de junho.

A pena foi aplicada pela Secção Não Profissional do Conselho de Disciplina da FPF, a 8 de setembro. O recurso dos leões foi autuado no TAD no passado dia 18, com a respetiva medida cautelar.

O clube de Alvalade procura, desta forma, viabilizar a presença de público no próximo encontro em casa, com o Caxinas, que está marcado para sábado, dia 30 de setembro.

Trata-se de um processo em tudo semelhante ao que permitiu ao Sporting evitar, já no início deste mês, um outro castigo de jogo à porta fechada, este motivado por incidentes no encontro da Supertaça, realizado a 25 de agosto de 2022. Os responsáveis leoninos recorreram para o TAD, com pedido de providência cautelar, que foi apreciada pelo juiz-presidente do TCAS (Tribunal Central Administrativo Sul), Pedro Marchão Marques, e deferida… um dia antes da receção ao Sp. Braga, no Pavilhão João Rocha, que pôde receber espectadores.

No processo agora em análise, relativo ao dérbi que o Sporting venceu por 2-1, conquistando o tricampeonato de futsal, está em causa o mau comportamento do público no Pavilhão da Luz, traduzido, no caso dos adeptos verde e brancos, no arremesso de uma cadeira e de líquidos para a quadra.

O acórdão do CD detalha a situação concreta que levou ao castigo.

"Aos 22’30 minutos de jogo, os adeptos afetos ao Sporting CP (…), no momento dos festejos da marcação do golo do Sporting, levantaram a rede de proteção que separa a bancada e arremessaram para dentro do terreno de jogo uma cadeira e um líquido semelhante a água que não atingiu ninguém. Por conta da situação acabada de narrar (…) a equipa de arbitragem interrompeu o jogo (atrasando o seu reinício) por seis minutos para se proceder à limpeza do recinto de jogo e à remoção da cadeira", lê-se no documento.

O Benfica, recorde-se, também foi multado em 3.060 euros, pelo facto de os seus adeptos terem arremessado um líquido para a quadra e cuspido em Pedro Paixão Costa, 2.º árbitro daquele jogo.

• Foto: Fernando Ferreira

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade