Antevisão da Jornada 11 da Liga Placard, por António Aires



11ª JORNADA – LIGA PLACARD FUTSAL

A melhor liga de Futsal do mundo conclui este fim-de-semana a 1ª volta. Emoção, adrenalina, densidade competitiva, criatividade técnica/tática têm salpicado abundantemente os jogos do nosso campeonato. Esta última jornada contém um ingrediente para adocicar adeptos, jogadores e técnicos no que concerne ao “escalonamento/emparelhamento” (posições) para a prova da Taça da Liga. Na verdade, ainda há muita coisa por definir. Todos os jogos têm início marcado para as 15.00h!

 

AD Fundão/Hotel Alambique x Sporting CP

Os serranos ocupam o último lugar que dá acesso ao play off (8º Classificado). O Sporting é a única equipa que não sabe o que é perder na presente temporada. Porem, um facto é que os leões já perderam na casa dos homens da cereja a 23/10/2021 por 4-2. É inegável que a equipa de Nuno Dias, e basta aferir pelo desempenho da UEFA Futsal Cup, está híper motivada. Apresenta, independentemente de quem joga, uma matriz e um ADN singular que se materializa na segunda melhor defesa (17 golos) e no segundo melhor ataque da prova (55 golos) mas com uma qualidade de jogo pragmática e simplesmente eficaz. Cada jogador sabe quais os terrenos que pisa e sobretudo, o que realizar em prol do coletivo. Pessoalmente, destaco as continuidades nas ações ofensivas – só se pára quando a bola sai da quadra. O Fundão tem desempenhos intermitentes. É o segundo ataque mais paupérrimo da prova (22 golos marcados), porque até cria inúmeras situações de finalização, mas infrutíferas. Favoritismo para os visitados com a ressalva de qual será o impacto, a nível físico, na ressaca da prova europeia por parte dos leões.

 

SCF Zêzere By Zêzerovo x CF Belenenses

Jogo com algumas curiosidades interessantes. Tiago Guelho reencontra a sua antiga equipa. Terá engenho e arte para mexer as peças deste “xadrez”, de forma a sair com um resultado positivo? Ricardo Lobão também tem astúcia suficiente para contornar essas dificuldades e dar xeque-mate. Defensivamente os de Belém apresentam mais fragilidades, Xisto é sempre uma flecha apontada à baliza, abastecido por Peixoto e Nicolas Tomé. Carlos Paulo vai ter trabalho de sobejo. Na minha ótica, a mais-valia dos azuis tem sido o facto, de ter capacidade de funcionar como equipa, o coletivo, unido as suas fraquezas e tornando-as forças, sendo intensamente combativos e disponíveis, onde destaco Bruno Vicente. Esta filosofia de jogo permite sonhar, e que muitos julgam impossível, pode ser realidade. Ao som dos “achigãs” favoritismo para os da casa com os forasteiros à espera de um deslize no tabuleiro do taco.

 

SC Braga/AAUM x SL Benfica

Jogo da jornada. Em jogo muito mais que o segundo lugar da tabela classificativa. O Braga viu interrompida a série de oito vitórias seguidas na liga ao perder em Vila do Conde. O Benfica passou com distinção à Final Four da UEFA Futsal. Dois estados de espíritos totalmente opostos, mas uma sede de vencer idêntica. Dois coletivos poderosos. Executantes de quilate ímpar. Ações ofensivas e defensivas aprumadas. Uma enorme variabilidade explorando todos os espaços, todos os centímetros do terreno de jogo, seja em 3.1 ou 4.0, seja com ou sem guarda-redes subido desfazendo-se entre os sistemas de 2.3 ou 2.1.2. Jogo de tripla.

 

CR Leões de Porto Salvo x CR Candoso

Os homens da casa reúnem as condições para somar três pontos e escapar ao rol das equipas que jogam entre si no meio da tabela, podendo assim, em caso de vitória, aproximar-se do quarto lugar da classificação. Apesar de um saldo negativo entre golos marcados e sofridos (24-25), este é o jogo para alterar esse cenário. Tenho cá um “feeling” que Bruno Pinto após cumprir a suspensão do 5º cartão amarelo, “cheira-me” que venha com uma enorme vontade de balançar as redes. O artilheiro mor dos leões estacionou nos sete golos, mas o espólio vai subir! Os Vimaranenses continuam a sua peregrinação. Penso que a barreira dos 100 golos sofridos será quebrada nesta última jornada da 1ª volta (96 golos sofridos).

 

SCU Torreense Sad x Crc Quinta dos Lombos

Entre o 5º classificado e o 11º classificado da tabela classificativa há uma diferença de cinco pontos. Sim, 5 pontos!!! É ténue esta segurança insegura. E o emparelhamento para a Taça da Liga está em jogo. Tanto se pode subir, como rapidamente cair numa situação titubeante. Os homens de amarelos estão prestes a encerrar a 1ª volta sem saber o que é vencer. O máximo que conquistaram foi dois pontos fruto de dois empates (Zêzere e Fundão) mas com uma curiosidade digna de registo, o segundo melhor marcador da prova é o pivô Willian Carioca e é jogador do Lombos. Um terço dos golos da equipa é da sua inteira responsabilidade. Por sua vez, em Torres Vedras, os visitados conseguiram pela primeira vez, duas vitórias seguidas (Candoso e Belenenses), dado que vinham de uma sequência de cinco derrotas. Terá que ser entre portas, o seu bastião para amealhar pontos com reflexo na sua vida futura.

 

Eléctrico Fc/ A Matoscar x ADCR Caxinas Poça Barca

Caxinas assegura em definitivo o 4º lugar e confirma ser a grande a agradável sensação e surpresa da 1ª volta da época 2023/24. Jogará na Taça da Liga contra o 1º classificado da serie norte da II divisão. Uma primeira volta efetuada com distinção onde se destaca a vitórias às equipas que equipam de vermelho (Benfica e Braga). Exibem 18 pontos fruto das cinco vitórias e três empates. Apresenta a terceira defesa da prova com 18 golos sofridos reflexo que a opção numa defesa zonal, com princípios únicos, e com a certeza que numa Liga a pontos, foi uma aposta ganha, dando razão à máxima que “o ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos”. Em contraponto, os homens de Ponte de Sor são a deceção. 40 golos sofridos é muito. Uma intranquilidade angustiante e por vezes incompreensível, pois é inegável a qualidade da equipa técnica e dos seus jogadores. Necessitam de serenar e materializar dentro da quadra todo o seu valor, todo o potencial que a espaços vislumbramos. As ideias e os princípios continuam na génese da equipa, falta a coerência, consistência e a materialização em pontos para ascender lugares na classificação. Cada jogo é uma oportunidade. Este é mais um.

Para finalizar regozijar-me com o apuramento de SL Benfica e Sporting CP para a Final Four da UEFA Futsal. Entristecer-me por saber que dificilmente será jogado em solo português. Não me conformo e manifesto publicamente a minha mágoa. Andamos a dormir?! O país Campeão do Mundo, bicampeão da Europa e Campeão Intercontinental, merecia que os adeptos da modalidade fossem brindados com “este Bolo Rei”.

Viva o Futsal!!!


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Feminina Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade